Recordar é Viver | Ben Arfa, a arte do futebol de rua em estado puro!

- Advertisement -

Decorria o ano de 2004, e o Lyon via nascer aquela que prometia ser uma das grandes pérolas do futuro do futebol francês e mundial. De origem tunisina, mas com raízes francesas profundas, o jovem Hatem Ben Arfa procurava aos poucos o seu espaço no grande clube francês.

Dono de um pé esquerdo fabuloso, aliado à sua rapidez de execução, drible fácil e uma velocidade desconcertante, Ben Arfa é um dos últimos exemplos de jogador que trazia para dentro do campo a “ginga” do futebol de rua e a arte do joga bonito que empolgava tudo e todos. 

Durante anos a fio, todos os olhos tiveram postos em Ben Arfa, o “Houdini” francês, outrora apelidado de futuro Zidane, que prometia, prometia, mas que nunca chegou a cumprir realmente o seu enorme potencial. Para os grandes amantes de futebol, como eu próprio, Ben Arfa está diretamente ligado aquilo que é o futebol em estado puro, com todas as suas especificidades. 

Lembro-me como se fosse hoje daquela eliminatória do Benfica de Jorge Jesus frente ao Newcastle, onde a equipa inglesa tinha uma grande ameaça nas suas fileiras. Pois claro, essa ameaça chamava-se Hatem Ben Arfa, e entrou em campo com os holofotes postos em si, com a bola sempre colada ao pé esquerdo, brilhou e encantou todos os adeptos no estádio e nas televisões por este mundo fora… Assim era Ben Arfa, um dos últimos agitadores puros, sem medo de partir para cima do adversário, numa finta magnífica ou numa movimentação eficaz que pudesse causar o maior perigo possível na defesa adversária, sempre com a sua classe a brilhar mais alto. 

Durante a sua carreira, para além do Lyon e do Newcastle, passou ainda por clubes como Marselha, Nice, Paris Saint Germain, Rennes, Valladolid, Bordéus e Lille, num percurso ligado à controvérsia e à sua pouca concentração. 

Na sua melhor época da carreira, ao serviço do Nice, Ben Arfa fez 18 golos e sete assistências em 37 jogos, números estes que quase o catapultaram para a lista final de Deschamps para o Euro 2016, o que ainda assim acabou por não acontecer.

O que faltou realmente a Ben Arfa para que a sua carreira tivesse sido muito melhor? Acredito que faltou o compromisso, faltou a garra do próprio jogador para se assumir perante todos os outros, no entanto, teve também algumas lesões complicadas, o que pode também ter anulado a sua plena afirmação. 

Hoje, o que lemos da carreira do “Houdini” não faz, de todo, jus aquilo que Ben Arfa era em campo, por isso convido todos os jovens a ver e rever vídeos do mago francês, um autêntico doce para os nossos olhos, alguém que fazia tudo parecer mais fácil, mantendo sempre, no entanto, um perfume e uma classe que eram realmente diferenciadas.

 As ruas nunca vão esquecer o pé esquerdo e a figura que era Hatem Ben Arfa, um dos últimos grandes desequilibradores que o futebol mundial teve a honra de ver brilhar 

Obrigado Houdini por fazeres os meus olhos um bocadinho mais felizes a cada toque teu numa bola.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.