Recordar é viver | Jay-Jay Okocha: flair nigeriano

- Advertisement -

Flair é uma palavra inglesa que significa talento, dom ou aptidão natural. No futebol, essa palavra é frequentemente aplicada para descrever a capacidade de jogar com estilo e elegância, sem esquecer o objetivo primordial do jogo. É também a palavra que surge na cabeça de inúmeros adeptos quando se fala de Jay-Jay Okocha, médio ofensivo nigeriano que espalhou classe pelos relvados nos anos 90 e na primeira década do novo século.

Augustine Azuka Okocha nasceu a 14 de agosto de 1973 em Enugu, na Nigéria, cidade onde começou a sua carreira futebolística ao serviço do Rangers International FC (equipa que é atualmente campeã nigeriana). Em 1990, partiu para a Europa, onde viria a estabelecer-se como uma das figuras mais brilhantes da história do futebol africano.

Depois de uma breve passagem pelos escalões inferiores do futebol alemão, Okocha rumou ao Frankfurt, onde começou a dar nas vistas. O golo que apontou frente a Oliver Kahn, em 1993, foi considerado o melhor do ano por várias revistas desportivas.

Um desentendimento com Jupp Heynkes e a descida de divisão do Eintracht ditaram a saída do internacional nigeriano para o Fenerbahçe, onde apontou 32 golos em duas temporadas. Uma percentagem considerável desses golos foi conseguida de livre direto, sendo essa mais uma das qualidades que Okocha mostrou ter no seu arsenal.

Em 1998, tornou-se o jogador africano mais caro de sempre, graças à mudança para o PSG por cerca de 14 milhões de libras. Durante os quatro anos que passou na capital francesa, o médio demonstrou a sua admirável capacidade de drible, associada a uma boa leitura de jogo e qualidade no remate de longa distância.

Não foi um marcador de golos particularmente prolífico, mas encantou o público parisiense com a sua criatividade. Na época 2001/02, partilhou o campo com outro mágico chamado Ronaldinho Gaúcho.

Saiu para o Bolton Wanderers em 2002 e tornou-se uma das maiores figuras do clube, tendo tido um papel fundamental na fuga à despromoção na sua primeira época e chegando a envergar a braçadeira de capitão. “Tão bom que o batizaram duas vezes” foi a inscrição que se pôde ler em inúmeras camisolas de adeptos do clube inglês. Em 2017, Jay-Jay foi eleito pelos fãs o melhor jogador de sempre a jogar no Reebok/Macron Stadium.

Ao serviço da seleção nigeriana, Okocha participou em três edições do Campeonato do Mundo e em cinco Taças das Nações Africanas, sagrando-se campeão em 1994. Arrecadou ainda o ouro olímpico em Atlanta 1996, fazendo parte de uma geração de ouro das “super águias”.

Inspiração para diversos jogadores africanos (e não só), Jay-Jay Okocha deixou a sua marca no futebol mundial, apesar da inconsistência tática que por vezes lhe foi apontada. Os diversos vídeos de highlights que protagoniza deixam sorrisos na cara de quem recorda o seu talento, 16 anos depois do seu adeus aos relvados.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Goleador do Nottingham Forest recupera a tempo da visita ao Dragão

Vítor Pereira poderá contar com Chris Wood para a primeira mão dos quartos-de-final da Europa League entre Nottingham Forest e FC Porto.

David Moyes rendido a Beto após brilhar diante do Chelsea: «Este miúdo é incrivelmente humilde»

Beto esteve em grande destaque na vitória do Everton por 3-0 frente ao Chelsea, apontando dois golos e uma assistência.

Já é conhecido o motivo pelo qual Nicolás Otamendi falhou o Benfica x Vitória SC

O Benfica venceu o Vitória SC por 3-0. Nicolás Otamendi esteve no banco e não foi lançado a jogo por questões físicas.

Alexandre Santos leva o FAR Rabat às meias-finais da Champions League Africana

Alexandre Santos leva o FAR Rabat às meias-finais da Champions Africana pela primeira vez em 38 anos, após vencer o Pyramids.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca deixa mensagem ao plantel do Lyon após eliminação na Europa League: «Quero que cada pessoa do grupo assuma as responsabilidades»

Paulo Fonseca quer ver uma resposta imediata do Lyon após serem eliminados nos oitavos-de-final da Europa League pelo Celta de Vigo.

ZTE de Nuno Campos derrota equipa de ex-Casa Pia e continua a lutar pela Europa

O ZTE de Nuno Campos venceu na 27.ª jornada da Liga Húngara. O português continua na luta pelos lugares europeus.

Eis os onzes prováveis do Braga x FC Porto na luta pelo título e pela Europa na Primeira Liga

O Braga recebe o FC Porto na 27.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.