Recordar é viver | Jay-Jay Okocha: flair nigeriano

    Flair é uma palavra inglesa que significa talento, dom ou aptidão natural. No futebol, essa palavra é frequentemente aplicada para descrever a capacidade de jogar com estilo e elegância, sem esquecer o objetivo primordial do jogo. É também a palavra que surge na cabeça de inúmeros adeptos quando se fala de Jay-Jay Okocha, médio ofensivo nigeriano que espalhou classe pelos relvados nos anos 90 e na primeira década do novo século.

    Augustine Azuka Okocha nasceu a 14 de agosto de 1973 em Enugu, na Nigéria, cidade onde começou a sua carreira futebolística ao serviço do Rangers International FC (equipa que é atualmente campeã nigeriana). Em 1990, partiu para a Europa, onde viria a estabelecer-se como uma das figuras mais brilhantes da história do futebol africano.

    Depois de uma breve passagem pelos escalões inferiores do futebol alemão, Okocha rumou ao Frankfurt, onde começou a dar nas vistas. O golo que apontou frente a Oliver Kahn, em 1993, foi considerado o melhor do ano por várias revistas desportivas.

    Um desentendimento com Jupp Heynkes e a descida de divisão do Eintracht ditaram a saída do internacional nigeriano para o Fenerbahçe, onde apontou 32 golos em duas temporadas. Uma percentagem considerável desses golos foi conseguida de livre direto, sendo essa mais uma das qualidades que Okocha mostrou ter no seu arsenal.

    Em 1998, tornou-se o jogador africano mais caro de sempre, graças à mudança para o PSG por cerca de 14 milhões de libras. Durante os quatro anos que passou na capital francesa, o médio demonstrou a sua admirável capacidade de drible, associada a uma boa leitura de jogo e qualidade no remate de longa distância.

    Não foi um marcador de golos particularmente prolífico, mas encantou o público parisiense com a sua criatividade. Na época 2001/02, partilhou o campo com outro mágico chamado Ronaldinho Gaúcho.

    Saiu para o Bolton Wanderers em 2002 e tornou-se uma das maiores figuras do clube, tendo tido um papel fundamental na fuga à despromoção na sua primeira época e chegando a envergar a braçadeira de capitão. “Tão bom que o batizaram duas vezes” foi a inscrição que se pôde ler em inúmeras camisolas de adeptos do clube inglês. Em 2017, Jay-Jay foi eleito pelos fãs o melhor jogador de sempre a jogar no Reebok/Macron Stadium.

    Ao serviço da seleção nigeriana, Okocha participou em três edições do Campeonato do Mundo e em cinco Taças das Nações Africanas, sagrando-se campeão em 1994. Arrecadou ainda o ouro olímpico em Atlanta 1996, fazendo parte de uma geração de ouro das “super águias”.

    Inspiração para diversos jogadores africanos (e não só), Jay-Jay Okocha deixou a sua marca no futebol mundial, apesar da inconsistência tática que por vezes lhe foi apontada. Os diversos vídeos de highlights que protagoniza deixam sorrisos na cara de quem recorda o seu talento, 16 anos depois do seu adeus aos relvados.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Pedro Santos
    João Pedro Santos
    Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    No Dragão já Mora um fenómeno: Rodrigo Mora

    Rodrigo Mora ainda é um “menino”, mas já dá nas vistas como caloiro na Primeira Liga A Supertaça ganha (e bem ganha) pelo FC Porto.

    Moussa Dembélé torna-se dono de clube na Lituânia

    Moussa Dembélé, antigo jogador Lyon, adquiriou junto do seu fundo de investimentos "Triple M", o FK Minija da segunda divisão lituana.

    Kaiserslautern demite o treinador Markus Anfang a 4 jogos do fim do campeonato

    O Kaiserslautern anunciou a demissão do treinador Markus Anfang do comando da equipa principal dos roten teufel. Torsten Lieberknecht foi anunciado como o substituto até ao final da época.

    Morreu Fernando Oliveira, antigo presidente do Vitória FC

    Morreu Fernando Oliveira. O dirigente que se notabilizou como presidente do Vitória FC partiu aos 84 anos.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Simone Inzaghi dá os parabéns ao Milan de Sérgio Conceição e afirma: «É inútil negar, o cansaço existe»

    Simone Inzaghi falou da derrota do Inter Milão frente ao AC Milan de Sérgio Conceição. O técnico assumiu que a equipa está a revelar cansaço.

    Bruno Lage afasta cenário de regressos de Bernardo Silva, João Félix e Ederson na próxima época: «Não acredito…»

    Bruno Lage falou na conferência de imprensa do Estádio da Luz, após a goleada imposta pelo Benfica ao Tirsense e falou sobre Bernardo Silva, João Félix e Ederson.

    Final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting coloca quinto lugar da Primeira Liga com acesso à Conference League

    O quinto lugar da Primeira Liga vai dar acesso à Conference League. A confirmação ficou estabelecida com o apuramento de Benfica e Sporting para a final.

    Crystal Palace empatou com Arsenal e deixou mensagem… ao Liverpool

    O Crystal Palace deixou uma mensagem para o Liverpool, após ter travado o Arsenal na Premier League. Os reds precisam de um ponto para serem campeões.

    André Reis formaliza candidatura à presidência da ANTF

    André Reis é também candidato à presidência da ANTF. Henrique Calisto é o líder da lista adversária.

    Sérgio Conceição elogia Luka Jovic e destaca plantel do AC Milan: «Os rapazes fizeram um trabalho extraordinário»

    Sérgio Conceição analisou a vitória do AC Milan diante do Inter Milão por 3-0. Rossoneri estão na final da Taça de Itália.

    Transferência de Róbert Bozenik do Boavista para a MLS perto de cair: Eis os motivos

    A transferência de Róbert Bozenik está em risco de cair. Divergências entre o valor pago pelo Real Salt Lake City ao Boavista na origem do colapso.

    Emanuel Simões: «Saímos de parabéns e dignificámos a presença do Tirsense na meia final»

    Emanuel Simões analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Bruno Lage reflete sobre o percurso do Benfica na Taça de Portugal: «Chegamos com mérito ao Jamor»

    Bruno Lage analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Real Madrid bate Getafe com golo de Arda Guler e segue na perseguição ao Barcelona

    O Real Madrid derrotou o Getafe por 1-0, na jornada 33 da La Liga. Arda Guler fez o único golo do encontro.