📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver: O veto da NBA a Chris Paul e aos Lakers

- Advertisement -

A máquina do tempo viaja neste texto até dezembro de 2011. Há nove anos, a NBA vetou a troca de Chris Paul, que na altura jogava nos New Orleans Hornets, para jogar nos LA Lakers. Esta era uma decisão sem precedentes e, ainda hoje, o negócio é falado com pesar nas palavras dos adeptos roxos e dourados. Passado poucos dias, o jogador assinou pelos vizinhos do Staples Center, os LA Clippers.

Contextualizando a novela, tudo começa numa crise na equipa de Nova Orleães. Sem potencial dono e com problemas financeiros graves, as restantes 29 formações da liga compraram o franchise. Todos eles controlavam um pouco as manobras dos Hornets, mas ao mesmo tempo, o comissário da NBA, David Stern, também controlava e podia ditar o futuro da formação.

Ao mesmo tempo, Chris Paul, na cidade desde 2005, já pedia um salto para uma organização com maior qualidade e estabilidade. A oportunidade Lakers surgiu, mas desde logo, alguns donos demonstraram o desagrado. O General Manager dos Cleveland Cavaliers, Dan Gilbert enviou um e-mail a David Stern e expôs que a sentença do negócio deveria ser votada entre todos os donos.

Nesta altura, os LA Lakers vinham de uma fase menos boa da história. Apesar de terminarem em primeiro lugar na conferência Oeste, demoravam em convencer nos playoffs e tinham sido eliminados nas semi-finais na temporada passada. Esta troca não assustava no imediato, mas sim o futuro. O GM dos Cavaliers alegava que, caso os Lakers conseguissem Chris Paul, iam se tornar uns Harlem Globetrotters, porque todos iriam querer jogar lá e ganhar.

A troca em si envolvia três equipas: Os Lakers, os Hornets e os Houston Rockets. A equipa de Los Angeles recebia a estrela da trade, CP3. Os Hornets, por sua vez, iam ter em troca Luís Scola, Lamar Odom, Goran Dragic, Kevin Martin e uma escolha de primeira ronda no Draft de 2012. A equipa de Houston entrava no negócio e teria os serviços do espanhol Pau Gasol.

Acredita-se que, caso a NBA não estivesse envolvida nos negócios dos Hornets, esta troca teria sido aceite de imediato. No entanto, David Stern tinha uma palavra a dizer e cedeu à pressão, mas ficou para sempre mal nesta fotografia. Passado poucos dias, uma troca foi aceite, mas Chris Paul rumou ao rival da cidade dos anjos, os LA Clippers.

Foto de capa: New Orleans Hornets

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o árbitro do Bayern Munique x Sporting para a Champions League

O escocês Nicholas Walsh será o árbitro do Bayern Munique x Sporting. Leões vão ao Allianz Arena na Champions League.

Campeão Flamengo empata com Mirassol na última jornada e encerra participação no Brasileirão 2025

O Flamengo empatou com o Mirassol na 38.ª e última jornada do Brasileirão. Os rubro-negros já tinham conquistado o título na jornada anterior.

Lionel Messi celebra conquista da MLS e dedica troféu: «Estou feliz por eles»

Lionel Messi reagiu à conquista da MLS pelo Inter Miami, após anotar duas assistências no encontro decisivo frente aos Vancouver Whitecaps.

Jordi Alba e Sergio Busquets terminam carreira com título da MLS

Jordi Alba e Sergio Busquets encerraram as suas carreiras profissionais após a conquista do título da MLS pelo Inter Miami.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Tondela x FC Porto

O Tondela recebe o FC Porto, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes prováveis do encontro.

Podcast Fora do Ringue #28 – WWE Survivor Series 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo do WWE Survivor Series e olhamos para o futuro da companhia até ao final de 2025.

Podcast Papo de Bola #97 – Análise dos grupos das seleções da Conmebol e CONCACAF no Mundial 2026

O "Papo de Bola" desta semana analisa os grupos do Mundial de 2026 que tenham representantes da CONMEBOL e da CONCACAF. O César Mayrinck está na condução do programa.