Regresso a Casa: Alma de Leão

- Advertisement -

O Regresso a Casa é uma rubrica na qual os antigos redatores voltam a um lugar que bem conhecem e recordam os seus tempos remotos, escrevendo sobre assuntos atuais.

Depois de sensivelmente um ano afastado do “bloco e da caneta”, regresso a “casa” por um dia para abordar um tema que, estou seguro, preocupará todos os sportinguistas: a identidade do Sporting Clube de Portugal na “pele” dos jogadores leoninos.

A Dedicação, o Esforço e a Devoção são o pilar do clube verde e branco, e foi precisamente nisto que me centrei. Para a minha abordagem, irei refletir sobre três aspetos. O primeiro aspeto é referente aos jogadores que considero que mais se identificaram com o clube nos últimos cinco anos. Falo de Slimani (o avançado argelino não deixa saudades apenas pelos golos marcados); Nani; Adrien e Rui Patrício (nesta lista, os únicos provenientes da Academia de Alcochete); e Bruno Fernandes (para mim, umas das melhores contratações do clube, se não a melhor da história).

No segundo aspeto, refleti sobre possíveis regressos a Alvalade. Obviamente que todos os mencionados anteriormente poderiam ser incluídos nesta listagem, mas neste ponto, não restringi um período de tempo. Nesse sentido, considero que Daniel Carriço (atualmente no Wuhan Zall FC), Raphinha (atualmente no Stade Rennais FC) , Adrien e Slimani (atualmente no AS Monaco, emprestados pelo Leicester City) seriam opções com muita margem para envergar a listada verde e branca novamente.

O último aspeto, e aquele que alavancou a minha abordagem, é referente aos jogadores que mais se identificam com o clube na atualidade. São eles Luís Neto, Mathieu e Acuña. Este é um aspeto que faz soar o alarme em Alcochete… nenhum dos três é proveniente da Academia.
Todo e qualquer jogador deve dar o seu melhor com a camisola que enverga, e isso tem sido muito questionável no Universo Leonino. Na minha perspectiva, o problema de alguns dos jogadores visados não é a sua entrega, mas sim a sua qualidade.

É natural que a formação seja umas das componentes importantes nesta questão. O Sporting Clube de Portugal tem uma das melhores Academias do mundo, o que nos leva a esperar que os jogadores provenientes de Alcochete se identifiquem com o ADN do clube. No entanto, isso não é muito visível devido a diversos fatores, que incluem a qualidade dos jogadores, a aposta nos jogadores e oportunidades. Eu acredito vivamente que existem jogadores da formação que têm aquilo que os adeptos desejam, mas que, por qualquer razão, não o conseguem transmitir.

Na última jornada (empate diante do Vitória SC), fiquei bastante agradado com o facto de no onze inicial estarem cinco jogadores provenientes da Academia, nomeadamente Eduardo Quaresma e Matheus Nunes, que tiveram um estreia impecável. Acredito que, se escrevesse este artigo no final da temporada, estes dois nomes seriam dois dos jogadores “à Sporting”.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador e Treinador do Ano: Há 4 portugueses entre os nomeados na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo, João Félix, Rúben Neves e Jorge Jesus foram nomeados para os respetivos prémios de Melhor Jogador e Melhor Treinador da Liga Saudita.

André Villas-Boas recusa comentar situação de José Mourinho: «Isso é uma pergunta que tem de fazer ao presidente Rui Costa»

Confrontado sobre o futuro de José Mourinho, o presidente portista André Villas-Boas recusou comentar o assunto, dizendo para perguntarem a Rui Costa.

VAR confirma: Caroline Moller abre marcador na final da Taça de Portugal Feminina e mete Benfica a vencer FC Porto no Jamor

Caroline Moller colocou o Benfica a vencer o FC Porto. Final da Taça de Portugal Feminina joga-se no Estádio do Jamor.

Feirense encerra Segunda Liga com empate contra a União de Leiria

O Feirense foi ao terreno da União de Leiria empatar a duas bolas, num encontro da 34.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas perspetiva final da Taça de Portugal feminina: «Esperemos que acabe com uma vitória»

André Villas-Boas elogiou a sua equipa feminina e expressou o desejo de vencer a Taça de Portugal contra o rival Benfica.

Champions League Africana: Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso em vantagem contra FAR Rabat de Alexandre Santos

O Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso venceu o FAR Rabat de Alexandre Santos por 1-0 na primeira mão da final da Champions League Africana.

Alverca tem alvo para o ataque na Ligue 2

O Alverca está de olho em Marco Essimi, jogador que pertence aos quadros do Dunkerque, emblema da Ligue 2.