10 Craques do CM 96/97 – Edição Portuguesa

- Advertisement -

1.

Fonte: Championship Manager 2
Fonte: Championship Manager 2

João Pinto (SL Benfica) – Na altura era tido como Extremo Esquerdo, podendo, também fazer o papel de segundo avançado (Médio Atacante Centro do jogo vera um pouco isso) e era, tal como Sá Pinto, o melhor jogador de um dos grandes e, por inerência, um dos melhores do jogo.

Somava classificações médias sempre acima dos 7 valores, era muitas das vezes considerado o homem-do-jogo nos encontros em que participava, mesmo não marcando nem assistindo (normalmente era El Hadrioui, lateral-esquerdo o responsável pelas bolas paradas encarnadas) com frequência.

Costumava ser usado sobre o lado esquerdo do ataque, ganhando normalmente o lugar a um Valdo na fase descendente da carreira e a um romeno chamado Bassarab Nica Panduru.

Nota: Aquele “8” (em 20) atribuído ao cabeceamento fica mal ao lado do golaço que ele marcou à Inglaterra no Euro 2000.

Chegados os meados de Novembro, é altura de muitos adeptos de futebol colocarem de lado a sua vida pessoal, deixando-se levar por um vício que já terá destruído muitas relações e, quem sabe, algumas vidas. Os divórcios nesta altura do ano, bem como as notas final do primeiro período do ano letivo e do primeiro semestre e os resultados do último trimestre de muitas empresas, refletem-no. Há estudantes e trabalhadores mergulhados num mundo virtual onde lá são aclamados como os treinadores que admiram na vida real ou onde vêm ser legitimadas as críticas aos treinadores das suas equipas – eles, de facto, fariam melhor.

Esse vício têm um nome e chama-se Football Manager (FM), mas já se chamou Championship Manager (CM). Uma droga que começou a entrar, com especial incidência, em Portugal, no ano de 1996, quando foi lançada a primeira versão do jogo traduzida e com o campeonato português.

Essa versão não tinha tanto glamour como as atuais. O desenrolar de cada jogo estava limitado a um conjunto de frases pré-formatadas (e algo confusas), não havia cláusulas negociáveis nos contratos dos jogadores, as táticas eram muito limitadas (não havia lugar a instruções individuais, por exemplo) e as mensagens que o treinador virtual recebia apareciam no mesmo ecrã das condições das transferências ou dos resultados das outras equipas do jogo.

No fundo, o jogo era muito mais simples que os de hoje, mas não quer dizer que fosse menos viciante. Reformulando: o jogo É muito mais simples que os de hoje, o que não quer dizer que não SEJA menos viciante. É que ainda há quem o jogue, 21 anos depois do seu lançamento. O redator deste artigo, acusa-se.

Aproveitando o lançamento do FM 18, decidimos não deixar cair no esquecimento o nascimento do vício imposto pelo cargo de treinador virtual, começando, neste artigo, uma viagem pelos primórdios deste flagelo, e que terá continuidade em edições especiais no podcast 120s de Bola.

O pontapé de saída será dado pelos 10 melhores jogadores do campeonato português que muitos dos primeiros “agarrados” tentaram adquirir para os clubes com que iniciaram esta jornada decadente… mas cuja eventual contratação fazia merecer a pena todos os minutos gastos nela.

Foto de capa: Championship Manager 2

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.