10 histórias do Futebol português que davam uma série da Netflix

- Advertisement -

8.

Os jogadores da Académica entraram em campo com a capa aos ombros
Fonte: Académica OAF

A “crise estudantil” de 1969 e a final da Taça: Um perfeito exemplo de que por vezes o Desporto e a Política se podem cruzar. O cenário é o Estádio Nacional e os protagonistas são a Académica OAF e o SL Benfica. Com a ditadura do Estado Novo a imperar sobre o nosso país, a final da ‘Prova Rainha’ de 1969 foi a mais politizada de todas as que se disputaram até agora. A crise estudantil estava ao rubro, a Académica estava ao lado dos estudantes de Coimbra e aproveitou o jogo para dar visibilidade às suas reivindicações. O topo sul do Estádio Nacional foi um autêntico “comício contra o regime” com os estudantes a mostrarem cartazes onde se podia ler “Universidade livre”, “Melhor ensino, menos polícias” ou “Ensino para todos”. Devido ao enorme clima de crispação, a final desse ano não teve transmissão televisiva e nem o Presidente da República, nem o Ministro da Educação marcaram presença no Jamor.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Bednarek inaugura o marcador na Choupana de cabeça

O CD Nacional recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Jan Bednarek abriu as contas da partida com cabeceamento forte.

Anísio Cabral perto de renovar com o Benfica: eis o tempo de contrato e a (elevada) cláusula de rescisão

Anísio Cabral está perto de renovar contrato com o Benfica. O jogador vai assinar um vínculo até 2031, com uma cláusula de 80 milhões de euros.

Endrick eleito o jogador do mês de janeiro na Ligue 1 pelo sindicato de jogadores

O sindicato de jogadores do futebol francês elegeu Endrick como o jogador do mês de janeiro na Ligue 1. O avançado apontou 3 golos e 1 assistência em 3 jogos.

Casper Tengstedt: ex-Benfica virou ‘cisne’ depois de ter sido arrasado

Casper Tengstedt tem sido criticado, mas marcou o golo que deu a vitória do Feyenoord frente ao Go Ahead Eagles, para a Eredivisie.

PUB

Mais Artigos Populares

Jesé Rodríguez foi flop no Sporting mas em 2025/26 ainda faz a diferença

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último verão e este domingo garantiu o empate dos insulares frente ao Mirandés.

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.