Com a Primeira Liga temporariamente parada temos a oportunidade, entre muitas coisas, de avaliar o desempenho das equipas que a disputam. Quem será o melhor guarda-redes, defesa, médio e avançado até ao momento da suspensão? Escolhemos então os nossos destaques.

Como é sabido, os orçamentos dos clubes em Portugal são muito díspares entre os chamados “três grandes” e os restantes emblemas, pelo que a competitividade entre os mesmos estará sempre beliscada por este fator. Naturalmente, equipas que dispõem duma maior capacidade financeira terão à sua disposição com um plantel de maior nível, pelo que para evitar que FC Porto, SL Benfica e Sporting CP dominem as escolhas, decidimos excluir os jogadores pertencentes a estes clubes desta análise.

Assim, selecionamos entre as restantes 15 equipas a disputar a Primeira Liga aqueles que nos parecem merecer a distinção de melhor jogador na sua área do campo, conscientes que outras opções poderiam ser consideradas e igualmente corretas, mediante diferentes pontos de vista. Note-se que, como já referido, apenas vamos nomear o melhor jogador para as quatro principais áreas do terreno de jogo (guarda-redes, defesa, médio, avançado) e não por posição.