6 jogadores que podem decidir o dérbi

- Advertisement -

Domingo é dia de clássico dos clássicos. Geny Catamo foi decisivo frente às águias na época passada em Alvalade. Quem será o novo herói do dérbi?

Quando estão decorridas 15 jornadas, a luta pelo título de campeão nacional está mais escaldante que nunca, contrastando com as baixas temperaturas que se fazem sentir nesta altura do ano. Um ponto apenas separa o líder Benfica de Sporting e FC Porto, e o Natal que se esperava ser verde, afinal, virou encarnado, fruto do terramoto Amorim que se abateu em Alvalade.

Seguem-se as despedidas de 2024, e na ementa do réveillon nada melhor que um duelo entre Sporting e Benfica, naquele que é considerado como o dérbi eterno. O leão, ferido no seu orgulho e a passar por uma má fase de resultados, apresenta agora um novo timoneiro, Rui Borges, e só uma vitória frente aos encarnados poderá fazer reerguer uma equipa moribunda. Já a águia, voa agora bem alto, e espera sair de Alvalade com uma vantagem de quatro pontos para o eterno rival.

Geny Catamo dérbi Sporting Benfica
Geny Catamo decidiu o dérbi em Alvalade na temporada passada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Como em quase todos os duelos entre grandes equipas, há sempre aquele jogador que mais se destaca, seja pela sua portentosa exibição, ou pelos golos que marca e que garantem triunfos importantíssimos. Puxando para trás o filme da história do dérbi dos dérbis, quem não se lembra do hat-trick de João Vieira Pinto no triunfo do Benfica por 3-6 em Alvalade, ou dos tentos decisivos de Liedson ao Benfica, e que tantas dores de cabeça deu aos defesas encarnados, sendo Luisão o que mais sofreu com o “levezinho”. Vários foram os jogadores que decidiram os confrontos entre leões e águias ao longo do tempo, e são esses que ficam na memória dos adeptos.

Este domingo há mais um capítulo deste clássico do futebol português, resta saber quem poderá ser o novo herói de mais uma noite de glória.

6.

Nicolás Otamendi no dérbi entre Benfica vs Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nicolás Otamendi (Benfica) – Não é muito normal, mas pode acontecer. Como aconteceu na época 2004/2005, quando Luisão decidiu o dérbi no Estádio da Luz, ao marcar o único golo com que o Benfica derrotou o Sporting, e que permitiu aos encarnados darem um passo de gigante rumo à conquista do campeonato que já fugia há 10 anos. O central é, cada vez mais, uma arma importante em lances de bola parada, mas também em situações de bola corrida, quando o resultado é desfavorável e seja necessário atacar com mais unidades. Otamendi não é conhecido por ser um defesa goleador, mas a sua experiência pode ser fundamental em vários momentos do encontro. Na época passada, recorde-se, chegou mesmo a marcar aos leões na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

5.

Geny Catamo a jogar no dérbi entre Sporting e Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Geny Catamo (Sporting)Um pouco à semelhança do que escrevi sobre Otamendi, também os defesas laterais podem ter um papel decisivo no desfecho de uma partida. E que o diga Geny Catamo, o herói improvável do dérbi da temporada passada em Alvalade com dois golos, sendo que o segundo, marcado já para lá do minuto 90, garantiu um triunfo preciosíssimo para os leões e deixou escancaradas as portas do título. No sistema em que o Sporting atua, o 3-4-3, o jogador moçambicano desempenha o papel de lateral ofensivo, muitas vezes confundido por um falso extremo, e por isso a probabilidade de faturar é maior. Resta saber se o novo técnico verde e branco irá manter o sistema de três centrais com dois laterais mais subidos, ou se opta pela linha clássica de quatro defesas. Seja como for, Geny Catamo não se esqueceu da sua noite mágica do dia 6 de abril deste ano, e vai querer repetir a dose.

4.

Kerem Akturkoglu Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Kerem Akturkoglu (Benfica) – Aterrou em Lisboa no último suspiro do mercado de transferências, e não demorou em mostrar serviço. O “Harry Potter” turco estreou-se de águia ao peito com um golo, e nos encontros seguintes continuou a exibir a sua varinha imaginária, ele que festeja desta forma sempre que marca. Akturkoglu é um extremo esquerdo rápido e bom tecnicamente, mas que também pode aparecer nas costas do ponta de lança, posição que tem vindo a ocupar em algumas partidas. Mostra muita frieza na hora de atirar à baliza, e apesar do seu rendimento ter baixado nos últimos tempos, pode ser um jogador decisivo frente ao Sporting.

3.

Morten Hjulmand dérbi Sporting Benfica jogadores no jogo da Liga
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Morten Hjulmand (Sporting) – Por vezes, quase não se dá por ele em campo, e do nada, faz um remate de fora da área que só para no fundo das redes. Foi assim que Morten Hjulmand marcou ao Benfica na segunda mão da Taça de Portugal da época passada, disputada no Estádio da Luz, e vai ser também dessa maneira que vai tentar ferir novamente a águia no próximo domingo em Alvalade. Dotado de um forte pontapé de meia distância, o internacional dinamarquês é o dono do meio-campo verde e branco, e o capitão de uma equipa que está animicamente de rastos, e que tenta aos poucos se reencontrar.

2.

Ángel Di María Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Di María (Benfica) – Velhos são os trapos. Di María tem vindo a provar que essa expressão nunca irá cair em desuso, e enquanto tiver forças, vai continuar a mostrar toda a sua magia. O extremo argentino de 36 anos está a atravessar a sua melhor fase desde que regressou à Luz, e o embate com o Sporting é um motivo extra para tentar resolver uma partida com o seu cunho pessoal. Habituado a atuar mais pela direita, o perigo aumenta quando faz o seu movimento típico para esquerda à entrada da grande área, e remata em arco com o seu pé canhoto, criando quase sempre problemas aos guarda-redes. Os lances de bola parada é outra arma importante do craque encarnado, e também pode ajudar a desbloquear um resultado a favor das águias. Di María pode já não ter as pernas de um jovem de 20 anos, mas tem experiência para dar e vender e decidir um duelo desta magnitude.

1.

Viktor Gyokeres no dérbi entre Sporting Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Viktor Gyokeres (Sporting) – E claro que o primeiro desta lista só podia ser o avançado sueco que tem encantado a Europa desde que chegou ao Sporting. O atual melhor marcador do campeonato tem vindo a perder gás desde a saída de Ruben Amorim do comando técnico dos leões, mas é sempre um perigo à solta dentro da grande área, mostrando ser um verdadeiro matador quando lhe dão espaço. Usa o seu impressionante físico para ganhar os duelos no corpo a corpo, e na hora de atirar à baliza é frio e letal, característica típica dos avançados nórdicos. Gyokeres gosta dos grandes jogos e na temporada passada fez dois golos ao Benfica, um a contar para o campeonato, e outro para a Taça de Portugal, onde foi decisivo no encontro da primeira mão em Alvalade. Se há um homem que pode realmente decidir o dérbi, ele é o tal.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente vai mesmo perder Andrew neste mercado: eis quanto a equipa de Barcelos vai receber

Andrew prepara-se para trocar o Gil Vicente pelo Flamengo neste mercado. O jogador vai render um milhão e meio de euros.

Imprensa saudita aponta ex-Vitória SC ao Sporting

A imprensa saudita apontou durante esta segunda-feira o nome de Kaio César ao Sporting. O jogador representa o Al Hilal.

Aston Villa anuncia contratação de jovem avançado Brian Madjo

O Aston Villa anunciou, esta segunda-feira, a contratação do avançado Brian Madjo. O jovem de 17 anos chega por 13 milhões de euros, vindo do Metz.

Sporting: 2 jogadores fecham a porta a possíveis propostas

O Sporting pode perder no final da temporada dois jogadores que se encontram em final de contrato com os leões: Matheus Reis e Hidemasa Morita.

PUB

Mais Artigos Populares

Lucas Paquetá acerta termos pessoais com o Flamengo

O Flamengo está em negociações para a contratação de Lucas Paquetá e já tem acordo com o brasileiro, faltando agora acertar os valores da transferência.

Benfica com grande novidade no treino desta segunda-feira

Bruma foi a grande novidade do treino do Benfica esta segunda-feira. A equipa está a preparar o jogo frente ao FC Porto.

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.