Olheiro BnR: Fábio Abreu

- Advertisement -

Quem é Fábio Abreu? Posso começar por dizer-vos que vão 10. 10 golos na Primeira Liga, além de dois golos na Taça de Portugal. O Moreirense FC tem 34 golos marcados no campeonato, o que significa que o seu artilheiro vale cerca de 30% dos golos da equipa. Isto são estatísticas, meros números. Mas quem é, verdadeiramente, o homem que tem feito a diferença nos de Moreira de Cónegos? Tem 27 anos, é internacional angolano e a freguesia do concelho de Guimarães parece estar a tornar-se demasiado pequena para a qualidade deste ponta-de-lança.

É verdade que um avançado vive de golos e Fábio Abreu não é exceção: com 10 golos apontados, só está atrás de jogadores dos “grandes”, na lista dos melhores marcadores do campeonato português. Mas a verdade é que o avançado angolano não se limita a marcar golos. Joga bem de costas para a baliza, vem atrás buscar jogo e tem um sentido posicional quase perfeito.

Neste momento, todas as equipas do campeonato precisam de um Fábio Abreu, que tanto participa em goleadas, como o histórico jogo com o Gil Vicente FC, em Barcelos, em que os visitantes golearam por 5-1, naquele que foi o jogo em que o Moreirense mais faturou em toda a sua história, como decide jogos, como o empate na Luz frente ao SL Benfica, que roubou a liderança aos actuais campeões nacionais.

Creio que o factor de destaque deste avançado angolano é a sua capacidade de antecipação, quer literal quer metafórica, isto é, o facto de ler o jogo como poucos, percebendo o que vai acontecer e onde vai cair a bola, o que lhe permite depois antecipar-se aos defesas de forma a originar situações de golo. Nesse aspecto, consegue ser substancialmente melhor que a maioria dos avançados das equipas “grandes”.

Fábio Abreu esteve no Penafiel FC duas épocas antes de rumar ao Moreirense FC
Fonte: Penafiel FC

Fábio Abreu era um nome desconhecido até esta época. Por onde andou este talentoso jogador? O seu nome apareceu no futebol português em 2012/2013, no modesto Ribeira Grande da Madeira. Nas épocas seguintes, actuou pelo Marítimo B com ocasionais chamadas à equipa principal dos Madeirenses, até em 2017/2018 ter sido contratado pelo FC Penafiel, onde se destacou, tendo-se feito jogador na nossa competitiva Segunda Liga, marcando 20 golos em 69 jogos (nas duas épocas).

É certo que isto chamou a atenção dos responsáveis do Moreirense, que o trouxeram para os palcos da Primeira Liga, onde tem brilhado e aproveitado a oportunidade e que lhe valeu a chamada à Seleção de Angola. É dos avançados mais completos da Liga, faturando contra qualquer equipa, desde Benfica e Porto até Gil Vicente e Marítimo.

O jogador finaliza bem com ambos os pés, como se pede a um avançado, e desmarca-se com um timing excelente. Tem tudo para dar o próximo salto. Quem me dera que houvesse mais jogadores como ele na Primeira Liga: é dos que traz competitividade ao nosso campeonato. Está talhado para outros voos. Voa, Fábio!

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente fecha contratação de guarda-redes do Brasileirão para colmatar saída de Andrew

O Gil Vicente já encontrou um sucessor para Andrew na baliza. O guardião do RB Bragantino, Lucão, está perto de assinar em definitivo com os gilistas.

Ex-Sporting oferecido ao West Ham United de Nuno Espírito Santo

O West Ham United pode vir a ser o novo clube de Eric Dier. O defesa central foi oferecido ao emblema de Londres.

Pedro Soares Gonçalves conquista o seu primeiro troféu no Young Africans

Pedro Soares Gonçalves guiou o Young Africans à conquista do seu primeiro troféu, ao vencer a Mapinduzi Cup, numa final frente ao seu rival Azam.

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com noite complicada antes de enfrentar o FC Porto

O Benfica passou a última noite numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia. Os jogadores foram incomodados de fogo de artifício.

Leicester City empresta Wout Faes ao AS Mónaco até ao final da temporada

Wout Faes é reforço confirmado para o AS Mónaco. O defesa-central belga de 27 anos foi cedido pelo Leicester City até ao final da época.

Manchester United fecha a porta de saída a 3 jogadores: um deles já passou pela Primeira Liga

O Manchester United não espera realizar saídas neste mercado de transferências. Manuel Ugarte vai manter-se no plantel.