Os 9 melhores laterais esquerdos do mundo

- Advertisement -

Depois do Bola na Rede ter enunciado os tipos de laterais direitos, chega agora a vez do lado oposto do terreno, onde a posição tem evoluído tanto dum flanco como do outro. Isto deve-se às mesmas razões por serem ambas do cariz defensivo e por enfrentarem maioritariamente das vezes um extremo do outro lado.

O extremo denotou uma evolução tremenda, tendo em conta a mudança técnico-tática no futebol, desde métodos de treino, desenvolvimento de rotinas e influências tecnológicas, o que resultou no aumento da velocidade do jogo e numa preparação diferente para o lateral, com uma exigência de ritmo diferente.

No virar do século houve uma alteração significativa na posição, pois o lateral tornou-se tipicamente mais ofensivo. Roberto Carlos foi um lateral que marcou o início do século XX e influenciou (e de que maneira) os defesas daí para a frente, assim como a forma de analisar esta posição.

Conheça então aqueles que, possivelmente, serão os melhores laterais esquerdos da atualidade, embora seja impossível selecionar todos os jogadores de qualidade a atuar ao mais alto nível, mesmo que a posição não seja tão vasta nesse aspeto, arrisco-me a dizer como todas as outras. De qualquer das formas, nos últimos anos, têm aparecido mais laterais esquerdos de alta qualidade.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Regresso à Pedreira confirmado: Bernardo Fontes apresentado como reforço do Braga

Esta terça-feira, o Braga anunciou a contratação de Bernardo Fontes. Guarda-redes brasileiro regressa ao clube minhoto dois anos depois.

Francesco Farioli na lista de candidatos para assumir a Seleção Italiana

Francesco Farioli surge como uma das opções para assumir o comando da Seleção Italiana, juntamente com Roberto Mancini, Antonio Conte e Stefano Pioli.

Roberto Martínez explica a escolha de João Félix para o onze titular: «Mostrou que está pronto»

João Félix é a grande surpresa no onze inicial escolhido por Roberto Martínez para o Portugal x Uzbequistão desta terça-feira.

Sandro Lima de saída do Alverca ao fim de uma temporada

O Alverca decidiu não renovar contrato com Sandro Lima, que está de saída após uma temporada no clube ribatejano.

PUB

Mais Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Portugal e Uzbequistão têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Atlético Madrid responde às declarações de Julián Álvarez: «Não há qualquer quantia pela qual o Barcelona o possa comprar»

O Atlético Madrid declarou que o Barcelona terá de pagar a cláusula de rescisão de 500 milhões de euros para adquirir Julián Álvarez.

Mundial 2026: Eis os onzes iniciais do Portugal x Uzbequistão

Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Grupo K do Mundial 2026. Já são conhecidos os onzes iniciais das duas seleções.