Russell Westbrook | De MVP a ovelha negra dos Lakers

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Em 2017, Russell Westbrook, na altura basquetebolista dos Oklahoma City Thunder, foi considerado o MVP da NBA. Cinco anos depois, há muitos fãs que questionam o papel de Westbrook nos LA Lakers, uma das equipas mais conceituadas da liga norte-americana de Basquetebol. Uma mudança drástica.

Depois da saída de Kevin Durant dos OKC Thunder para os Golden State Warriors, Westbrook assumiu a liderança da equipa e chegaram aos playoffs, com o sexto melhor recorde da Conferência Oeste (47-35). Nessa temporada, Westbrook fez história, tornou-se no primeiro jogador a concretizar um triplo-duplo por jogo durante uma época regular e, graças ao papel que desempenhou nos Thunder, venceu o prémio de jogador mais valioso da Liga. Apesar de ter vencido o prémio de MVP, os Thunder não venceram o campeonato.

Os anos iam passando, e os Thunder não conseguiam regressar às finais. Chegavam vários jogadores, entre eles Paul George, e não mudou nada. Westbrook acumulava triplo-duplos, vários prémios (All-Star, entre outros) e o recorde de triplos-duplos da Liga – chegou aos 182 em 2021.

Após a troca de Paul George, Westbrook decidiu que não iria continuar e foi trocado para os Houston Rockets, onde substituiu Chris Paul e fez parceria com James Harden – ex-colega nos OKC Thunder.

Para o habitual número 0, a estadia em Houston teve vários problemas. Apesar de ter feito 27.2 pontos por jogo, 7.9 ressaltos por jogo e 7 assistências por jogo (não chegou ao triplo-duplo por jogo), o jogo de Houston piorou. Apesar de terem eliminado os OKC Thunder nos playoffs e da vitória no primeiro jogo frente aos Lakers, o small ball de Houston não resultou e foram eliminados por 4-1.

Depois da eliminação, ficou decidido que Westbrook iria ser novamente trocado e rumou até aos Washington Wizards. Na equipa sediada na capital dos Estados Unidos da América, Westbrook subiu de nível e foi importante na equipa cujo principal jogador é Bradley Beal, contribuiu com 22.2 pontos por jogo, 11.7 assistências por jogo e 11.5 ressaltos por jogo (uma média de um triplo duplo por jogo). Nos playoffs, foram eliminados na primeira ronda frente aos Philadelphia 76ers mas deixaram uma boa imagem.

Não há duas, sem três. Depois de uma boa temporada em Washington, Westbrook rumou até aos LA Lakers, para fazer parceria com LeBron James e Anthony Davis. Numa equipa que era candidata ao título, os Lakers nem chegaram ao play-in. O bode expiatório dos maus resultados era Wesbrook.

Apesar de ser o “culpado”, Westbrook prolongou a sua opção de extensão de contrato. Os Lakers reforçaram a posição e contrataram Patrick Beverley e Dennis Schroder. Depois de ter sido titular nos Lakers, há uma forte possibilidade de Westbrook perder o “lugar” no cinco inicial. A próxima época vai ser crucial na carreira do MVP de 2016-17.

Foto de Capa: NBA

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Roxo está de saída do Benfica

Paulo Roxo vai deixar o Benfica no final da época. O treinador de Futsal feminino venceu a dobradinha na época passada.

Fernando Almeida é contratado pelo AVS SAD

AVS SAD anuncia Fernando Almeida como reforço. O médio foi um dos principais destaques do Amarante na última temporada.

Belenenses contrata David Herrera

David Herrera assinou com o Belenenses. O jogador deixou o Estoril Praia para se juntar ao clube do Restelo.

Sporting assina contrato de formação com jovem promessa

O Sporting renovou com Gabriel Rato de 19 anos. O jovem central vai defender o escalão sub-15 leonino na próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: há mais um treinador das modalidades de saída

O Benfica anunciou a saída de Eugénio Rodrigues. O treinador não vai renovar contrato e deixa as águias ao fim de seis anos.

Cabo Verde é a 4ª seleção africana a passar a fase de grupos na sua estreia em Mundiais: eis a lista

Este é o primeiro Mundial de Cabo Verde e já se qualificaram para a fase a eliminar. É a quarta seleção africana a conseguir este registo.

Carole Costa sai do Benfica: eis o destino da antiga capitão das águias

Carole Costa deixou de ser jogadora do Benfica, como confirmou o clube. A defesa vai assinar por um emblema da Arábia Saudita.