GD Estoril Praia 0-1 FC Penafiel: Inoperância ofensiva deu três pontos ao Penafiel

Em jogo a contar para a décima quarta jornada da Segunda Liga, o Estoril Praia, terceiro classificado à partida para esta jornada, recebeu o então oitavo classificado, o Futebol Clube Penafiel.

Os canarinhos vinham de quatro vitórias consecutivas, todas pela margem mínima (1-0), e com particular destaque para a última: na última jornada do grupo D da Taça da Liga, os homens de Luís Freire venceram o CS Marítimo em pleno estádio dos Barreiros com um golo de Sandro Lima. Os homens da linha estavam, por isso, no melhor momento da temporada até então. O técnico estorilista lançou Thierry para o lugar de Igor Rodrigues, Pedro Queirós para a posição de João Góis e preferiu Gonçalo Santos a Matheus. Isto é, diga-se, em comparação com o último jogo.

Por sua vez, o Penafiel vive um momento algo irregular: em jogos sempre com muitos golos, os homens de Aramando Freitas somam três derrotas e duas vitórias nos últimos cinco jogos. Em relação àquilo que foi o último jogo da equipa nortenha, a derrota frente ao SC Farense por 3-2, o técnico penafidelense operou duas alterações: Ivo e Rafa Sousa substituíram, respetivamente, José Costa e Ronaldo.

O jogo começou e cedo se percebeu as estratégias de ambas as equipas. Os homens da casa quiseram sempre assumir as rédeas da partida, dando primazia à posse de bola e ao jogo ofensivo. Por outro lado, os homens de vermelho mantiveram sempre as linhas defensivas bastante recuadas, ajustando o respetivo jogo ofensivo ao erro do adversário. Por isso, não é de estranhar que a primeira oportunidade de golo tenha sido do Estoril: aos 12 minutos da partida, após um lance ofensivo, Furlan rematou de fora da área e a bola passou pouco ao lado do poste da baliza defendida por Ivo Rodrigues.

Ao contrário do que seria de esperar, o jogo foi sempre pautado por um ritmo bastante reduzido e as oportunidades de golo foram escassas. Os canarinhos foram donos e senhores da bola durante toda a primeira parte, mas nunca criaram lances dignos de registo. Aos 23 minutos, Aylton foi lançando na velocidade pelo lado direito, entrou na grande área e cruzou rasteiro para uma zona onde não apareceu ninguém para a emenda. Sete minutos depois, foi a vez de João Patrão tentar o golo: o médio bateu um livre no lado direito de forma larga e a bola quase traiu o guardião do Penafiel; atento, Ivo Rodrigues sacudiu para canto.

O jogo terminou mesmo com uma enorme confusão após a expulsão de um homem da equipa do Penafiel
Fonte: Bola na Rede

Quando já tudo apontava para o nulo na primeira parte, os forasteiros chegaram ao golo, na única oportunidade de golo que tiveram. À passagem do minuto 43, num livre batido em zona frontal de forma rasteira, a bola bateu na barreira e acabou por ir ao encontro de Fábio Abreu, que apareceu num local oportuno e fez o primeiro golo da partida. Sem muito fazer e aproveitando a inoperância ofensiva dos homens da casa, o Penafiel estava na frente da partida.

João Pinto, árbitro da partida, apitou para intervalo e terminou assim uma primeira parte em que as oportunidades de golo foram escassas e que o futebol praticado deixou muito a desejar.

Se a primeira parte foi fraca, a segunda foi ainda pior. Numa segunda parte em que o ritmo baixou ainda mais, a qualidade de jogo roçou os limites mínimos.

O Penafiel, confortável no marcador, limitou-se a continuar com a estratégia defensiva já aplicada na primeira parte. A equipa nortenha manteve-se sempre coesa defensivamente e com princípios de jogo concretos e claros.

Se, por um lado, a equipa do Penafiel foi competente, o mesmo não pode ser dito em relação à equipa do Estoril. Os canarinhos demonstraram sempre uma tremenda incapacidade ofensiva e pouco fizeram para chegar ao golo do empate. Ao minuto 74, Sandro Lima rematou do meio da rua, mas muito por cima, e já quase nos noventa, a equipa da linha viu um golo ser anulado por uma alegada falta sofrida pelo guarda-redes contrário.

Para uma equipa que luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, mais propriamente pela subida de divisão, o Estoril Praia pouco fez para conquistar os três pontos e ficou sempre à mercê dos ataques da equipa do Penafiel.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Estoril: Thierry, João Góis (Dadashov ,63), Diakhité, João Pedro, Rafael Furlan, Aylton, Gonçalo (Matheus, 46), João Patrão, Filipe (Jonata, 74), Sandro Lima e Roberto.

Penafiel: Ivo, Pedro Lemos, João Paulo, Luís Pedro, Daniel Martins, Vasco Braga (Vini, 90+3), Fábio Abreu, Romeu Ribeiro, Rafa Sousa (Tiago, 78), Pires (José Gomes, 75) e Ludovic.

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa em contacto oficial com o presidente do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu

Kerem Akturkoglu está mais perto de trocar o Benfica pelo Fenerbahçe de José Mourinho. Rui Costa e Ali Koç sentam-se à mesa.

Lincoln Red Imps conquistam Supertaça de Gibraltar antes do jogo com o Braga

O Lincoln Red Imps conquista a Supertaça de Gibraltar antes do jogo com o Braga para a Europa League. Vitória sobre o Magpies.

Bayern Munique já tem acordo total com avançado do Chelsea

O Bayern Munique está mais perto de contratar Christopher Nkunku. Já há acordo entre as partes para uma transferência.

Kokçu gostava de ter Akturkoglu no Besiktas: «Ficaremos felizes se ele vier»

Orkun Kokçu trocou o Benfica pelo Besiktas neste mercado de verão. Médio turco comenta futuro de Kerem Akturkoglu.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu força saída do Benfica por motivos familiares

Kerem Akturkoglu pode deixar Benfica e reforçar o Fenerbahçe. Extremo turco a forçar saída da Luz por motivos familiares.

Gil Vicente x FC Porto: Eis os onzes prováveis do duelo da Primeira Liga

O FC Porto e o Gil Vicente medem forças esta noite na segunda jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges regista maior vitória pelo Sporting com a goleada ao Arouca

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na segunda jornada da Primeira Liga. É a maior vitória da era Rui Borges no Leão.