Buffon, o goleiro que não envelhece

Poucos jogadores conseguem chegar ao estrelato mundial. Um número mais reduzido ainda consegue chegar a ter a admiração de todos, inclusive de torcedores rivais aos clubes que o atleta defendeu durante a sua carreira. Entre esses raros exemplos, podemos citar o goleiro italiano Gianluigi Buffon.

O arqueiro iniciou a carreira no Parma e logo na sua segunda temporada como profissional assumiu a titularidade da baliza, de onde nunca mais saiu. Nem mesmo quando se transferiu de clube. Após sete anos na equipe de Parma, Buffon foi negociado para a Juventus por 52 milhões de euros e se tornou a maior negociação de sempre de um goleiro. Esse valor apenas foi superado 17 anos depois. Na atual temporada, Alisson deixou a Roma para jogar no Liverpool por 72 milhões de euros e o arqueiro Kepa saiu do Athletic Bilbao para o atuar no Chelsea por 80 milhões de euros.

Essa semana Buffon completou 41 anos e escrever um pouco sobre ele é uma maneira de homenageá-lo. Apesar de ter completado mais um ano de vida, o jogador parece que não envelhece. Acompanho futebol desde 1993 e o considero o melhor goleiro que já vi. Buffon não é chamativo, respeita seu time e seus adversários, dentro de campo mostra muita qualidade em vários quesitos, quase não comete erros e tem um número incrível de defesas difíceis. Verdadeiros milagres que operou nos gramados.

Os números são ainda mais assustadores se considerarmos que em 890 jogos que atuou, até o momento, não sofreu gol em 402 jogos. Ou seja, o goleiro não foi vazado em 45% das partidas em que esteve em campo. Sua personalidade em conjunto com a sua qualidade técnica o fazem ser diferenciado e merecedor de tudo que conquistou no futebol. Abaixo as conquistas coletivas e individuais do italiano:

Buffon foi peça fundamental da seleção italiana na conquista do tetracampeonato mundial em 2006
Fonte: FIFA

CONQUISTAS COLETIVAS

Competições internacionais

Copa do Mundo: 01

Eurocopa Sub-21: 01

Europa League: 01

 

Competições nacionais:

Campeonato Italiano: 09

Supercopa da Itália: 06

Copa da Itália: 05

Série B italiana: 01

Troféu dos Campeões franceses: 01

 

CONQUISTAS INDIVIDUAIS

 

Seleção do ano da FIFA: 03

Melhor goleiro da UEFA: 03

Seleção da Eurocopa: 02

Melhor goleiro da Copa do Mundo: 01

Golden Foot: 01

Melhor jogador da UEFA: 01

The Best: 01

 

Talvez a única coisa que falte em seu currículo seja a conquista da UEFA Champions League. Porém, caso não a conquiste não será nenhum demérito. Do mesmo jeito que em nada diminuirá as brilhantes carreiras de Messi e de Cristiano Ronaldo caso não conquistem uma Copa do Mundo.

Atualmente, o goleiro defende o PSG-FRA e uma renovação contratual já foi oferecida ao jogador. Buffon poderia estar na China, no mundo árabe ou nos Estados Unidos, mas prefere continuar disputando as maiores competições do futebol mundial. Parece gostar dessa exigência de estar sempre no topo. Buffon sempre será uma estrela que brilhará no mundo do esporte, mesmo quando “pendurar as luvas”. Nos resta apreciarmos esse fim de carreira do italiano e nos agraciarmos com a magia que ele produz na baliza.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

PUB

Mais Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.