Vitória FC: A “chicotada” sem sucessor à vista…

O Vitória Futebol Clube está neste momento a passar por uma fase, no mínimo, estranha. Depois de ter demitido Sandro Mendes, treinador que estava no clube desde Janeiro, a 26 de outubro, o Vitória FC ainda não anunciou quem será o substituto, estando no lugar, de modo interino, Albert Meyong.

Mas vamos por partes: a demissão de Sandro foi justa? Eu não vejo os treinos, mas o que sei, como observador, é que o Vitória FC tem, objetivamente, um dos elencos com mais vulnerabilidades da nossa Liga. É certo que era um técnico com pouca experiência ao mais alto nível, mas apesar dos seus pupilos não concretizarem as hipóteses que conseguiam criar, elas iam surgindo. Outro dos pontos positivos era que mantinha, muitas vezes, a baliza a zeros.

Porém, os treinadores vivem de resultados e estes não estavam a surgir. Infelizmente é uma decisão muito recorrente no futebol actual. Surge então Meyong, um dos ex-craques históricos do Vitória FC, antigo goleador implacável, que faz dois jogos e conquista dois pontos. O futebol é de facto imprevisível e, mesmo a equipa tendo jogado pior, em relação ao que jogava com Sandro, os resultados apareceram e, neste momento, respira-se melhor em Setúbal: ocupam o 11º lugar, com 12 pontos conquistados, sete acima da “linha de água”.

Albert Meyong, a dar o treino aos atletas setubalenses
Fonte: Vitória FC

Posto isto, dos nomes que têm sido avançados: Renato Paiva, Daniel Ramos e agora mais recentemente, Julio Velázquez, creio que o vila-condense seria o homem indicado para tentar manter este histórico clube na primeira divisão do futebol nacional. Olhando para a carreira de Daniel Ramos, constato que não é um treinador que coloca as suas equipas a jogar de forma muito exuberante, mas que consegue os pontos nas partidas do “seu campeonato”. Se olharmos para o plantel do Vitória FC, parece-me lógico que a ideia passa por manter o bom trabalho feito no processo defensivo e tentar trabalhar numa transição ofensiva mais objetiva e que… chute mais (e melhor) à baliza.

A sua passagem pelo insulares CD Santa Clara – ainda que curta – e CS Marítimo, onde ficou por três anos, demonstrou que é um treinador muito à medida da nossa Primeira Liga Portuguesa. Concentrado na defesa, construindo normalmente equipas robustas fisicamente, com jogadores rápidos na frente… No fundo, alguém que prefere ganhar por 1-0 do que 3-2. Quando lhe deram projetos mais ambiciosos, como foi o caso do CD Chaves e do Rio Ave FC, não conseguiu “durar” um longo período, acabando por rescindir sempre antes do final do contrato. Creio que isto se deve à pesada herança dos treinadores que o antecederam nesses clubes, que os colocavam a jogar um futebol apelativo, com planteis equilibrados e muito bem construídos.

Seja quem for o homem que ficará ao leme do Vitória FC, é consensual que os sadinos são uma das principais instituições futebolísticas da nossa Primeira Liga Portuguesa e o nome que tomará conta dos destinos do clube vai ter uma dura tarefa pela frente: manter o Vitória FC no convívio dos grandes.

O próximo jogo é na casa do Rio Ave FC, uma deslocação sempre difícil, e depois o campeonato para devido aos compromissos de seleções. Deverá ser aqui que será tomada uma decisão final sobre este dossier, pelo presidente do Vitória FC.

Foto de Capa: Vitória FC

 

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick Vieira renova contrato com o Genoa até 2027

Patrick Vieira prolongou a ligação ao Genoa. Técnico francês fica ligado ao emblema italiano até 2027.

GP Aragão: Passeio no parque para Marc Márquez

Depois de umas últimas corridas marcadas pela imprevisibilidade, o Grande Prémio de Aragão marcou o regresso à normalidade

João Pinheiro nomeado para o Finlândia x Polónia de qualificação para o Mundial 2026

João Pinheiro vai chefiar uma equipa de arbitragem 100% portuguesa. Em causa o Finlândia x Polónia do apuramento para o Mundial 2026.

França vence Alemanha por 2-0 e termina Liga das Nações no 3º lugar

França venceu a Alemanha por 2-0 no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar da Liga das Nações. Vitória gaulesa em Estugarda.

PUB

Mais Artigos Populares

Alejandro Garnacho tem 5 pretendentes depois de ser criticado por Ruben Amorim e de ser colocado à venda pelo Manchester United

Alejandro Garnacho vai deixar o Manchester United neste mercado. Avançado argentino tem cinco pretendentes.

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.