Marcano: O exorcista do fantasma de Alex Telles? | FC Porto

- Advertisement -

Zaidu meteu água, Wendell foi contratado mas, surpreendentemente, é Iván Marcano quem está na pole position para a titularidade em Alvalade, no próximo sábado, dia 11 de setembro.

Ainda o campeonato está no início e já aí está a primeira “crise de identidade tática” do FC Porto. É caso para dizer que o fantasma de Alex Telles demorou a chegar, mas chegou.

Ao longo da primeira metade da época passada, Zaidu assumiu-se como um titular: a velocidade do nigeriano e a sua noção de posicionamento faziam com que, ao mesmo tempo, conseguisse estar no sítio certo a atacar e a defender, mas o problema da definição técnica sempre causou alguma dúvida nos adeptos.

Acho Zaidu um bom jogador, que está a atravessar um mau momento. O nigeriano tem características que se adaptam ao jogo de Conceição e arrisco-me a dizer que Wendell, mesmo que tenha valências técnicas mais perfumadas, terá alguma dificuldade em impor-se de vez no FC Porto.

Zaidu Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ainda assim, é possível que a época chegue para ambos serem úteis… Se ultrapassarem Marcano na “hierarquia dos defesas-esquerdos”.

A adaptação do espanhol a lateral tem sido uma agradável surpresa. O experiente defesa-central tem a confiança do treinador e justifica-a em campo.

Não conseguindo imprimir a intensidade rotativa que Zaidu ou Wendell conseguirão dar àquele flanco, Marcano define muito bem mentalmente os momentos em que pode aparecer no último terço.

E a verdade é que, não tirando muitos cruzamentos, raramente toma uma má decisão.

Marcano
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É um perfil de lateral que não é muito visto, mas que faz sentido no FC Porto, tendo até em conta que à sua frente joga Luis Díaz e que o lateral do flanco oposto é João Mário.

Marcano, sendo defesa-esquerdo, é um pensador do momento defensivo da equipa que ataca quando pode. João Mário dá muita profundidade e Marcano equilibra…

Luis Díaz arrisca no um para um e Marcano equilibra. Quem melhor do que um defesa-central rápido para cumprir este papel?

Acredito que Marcano não venha a ser o lateral do FC Porto durante toda a época (mas também não ficava surpreendido se fosse), contudo, para já, é a melhor opção de Conceição.

Artigo revisto por Joana Mendes

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Eu não me esqueço da maioria dos jogos que temos feito fora de casa»

José Mourinho analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Sotiris Sylaidopoulos: «Perdemos contra uma boa equipa»

Sotiris Sylaidopoulos analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Leandro Barreiro: «Hoje foi o primeiro passo e agora é seguir em frente. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos»

Leandro Barreiro analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

João Tomé: «Por um bocadinho, não conseguimos marcar o 2-1»

João Tomé analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica derrota Rio Ave no Estádio dos Arcos e reduz distâncias para o Sporting na Primeira Liga

O Benfica derrotou o Rio Ave por 2-0, em jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Marselha aplica nova goleada: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Marselha goleou fora o Angers por 5-2 na jornada 18 da Ligue 1. Fica com todos os resultados do dia da Liga Francesa.

A última final da CAN bienal | Senegal x Marrocos

Este sábado, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, joga-se a final da CAN 2025, entre Senegal e Marrocos.