E agora, Barça?

E agora barça? artigo da bola na rede sobre a atualidade do barça

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
A ESTRANHA REALIDADE DO BARÇA

A análise nua e crua da realidade da equipa de futebol deste Barcelona é, no mínimo, estranha: em nove jogos, três vitórias, três empates e três derrotas. Apenas um triunfo nos últimos seis jogos, com o Levante. Duas derrotas seguidas (Benfica e Atlético), com cinco golos sofridos e nenhum marcado). Aliás, até na diferença de golos a realidade é chocante: ao fim de novo jogos, o Barça marcou onze golos e sofreu… treze!

Para quem, como eu, sempre conheceu o Barça como uma das mais poderosas equipas do mundo, entristece olhar para a classificação da LaLiga e ver os culés praticamente a meio da tabela. E agora Barça

Comecei a gostar da Liga Espanhola quando o Jorge Perestrelo nos oferecia aquelas narrações depois de almoço na SIC. O meu primeiro grande ídolo à escala mundial, Romário, brilhava intensamente naqueles 90 minutos, com um perfume ao alcance de muito poucos. Recordo a delicadeza com que tocava na bola, a leveza com que ultrapassava adversárias e a frieza com que batia os guarda-redes contrários. Foi do mais especial que vi. E agora Barça

Depois veio Ronaldo, o primeiro. O “Fenómeno”, como ficou conhecido. Ninguém esquece as mãos na cabeça de Sir Bobby Robson depois daquela arrancada em Compostela. Durou pouco essa primeira passagem do agora presidente do Valladolid pela LaLiga. Brilharia mais tarde no Real Madrid, já com os joelhos marcados pelas lesões.

Pedri, E agora Barça
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um dos livros que mais gostei de ler e reler foi A Bola Não Entra Por Acaso, de Ferran Soriano, antigo vice-presidente do Barcelona entre 2003 e 2008. Trabalhou com Joan Laporta, entretanto regressado à liderança diretiva do emblema catalão. Lançado em junho de 2010, o livro aborda um vibrante período da história futebolística do clube, em que foram tomadas decisões fundamentais para o reequilíbrio financeiro desportivo e que levaram o Barça à glória. Aconselho vivamente a leitura a todos os que gostam do fenómeno do futebol, mesmo a quem não seja simpatizante blaugrana.

Claro que a transformação ocorrida nesse período não tinha o obstáculo mais importante da atualidade: a falta de dinheiro. Mas há sinais de esperança. Um deles foi a primeira aparição pública de Ferran Reverter, o novo CEO do Barça. Teve uma primeira intervenção pública, abordou todas as situações sem cábulas e com um discurso claro, objetivo e muito elogiado. Simples e eficaz. Vestido de forma simples, com palavras a condizer.

Quem o conhece diz que é sério, trabalhador e pouco amigo de ruídos. Trabalhou numa multinacional privada e não admite que o que se trata dentro do clube apareça nas páginas dos jornais. A afición gostou do que viu e ouviu. Esperemos pelos próximos capítulos, mas fixemos o nome: Ferran Reverter. E agora Barça

E agora Barça? Ronald Koeman a aplaudir os jogadores.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Depois, a esperança dentro de campo: a qualidade dos (muitos) jovens lançados por Ronald Koeman. Estará aqui a principal virtude do antigo jogador e agora treinador blaugrana. Sobre Pedri já não é preciso escrever nada, mas nomes com Gavi (já internacional AA), Nico e Ansu Fati fazem prever um futuro bem mais animador do que o presente.

Veremos o que vai ser de um clube que, na verdade e como tantas vezes se canta em Camp Nou, é més que un club. E agora Barça

FRAN VILLALBA, UM CRAQUE ESCONDIDO NA SEGUNDA LIGA

Aproveito este espaço para destacar aqui um craque escondido na Liga Smartbank, o segundo escalão do futebol espanhol. Fran Villalba, emprestado pelo Birmingham ao Sporting de Gijón (depois de duas épocas no Almería, também cedido pelos ingleses), é pequeno em tamanho, mas enorme em qualidade. Foi formado no Valencia, mas saiu (demasiado) cedo para Inglaterra. E agora Barça

Joga com o número 21, vale a pena procurá-lo. Ou mais descaído numa linha e sempre à procura de espaços interiores, ou como um verdadeiro 10, tem sido um dos maiores destaques da equipa, já com três golos e duas assistências. E agora Barça

Mas mais do que olhar para os números, olhe-se para a classe. Porque Fran Villalba tem-na. E muita. E agora Barça

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN/ZAP


TIP BWIN – APOSTA AQUI

O FC BARCELONA ATRAVESSA UMA FASE COMPLICADA E AGORA TEM PELA FRENTE O VALENCIA DE GONÇALO GUEDES! O QUE ESPERAS DO JOGO? APOSTA JÁ NA BWIN!

E agora Barça

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Castelo
Pedro Castelohttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra de ser gente que gosta de futebol, mas sabe que se apaixonou a sério pelo jogo em 1994, com 12 anos. Romário liderava o Brasil à conquista do Mundial dos EUA e tornou-se no primeiro ídolo do Pedro Castelo. O “Baixinho” e Iniesta são os seus jogadores preferidos de sempre. Na área da comunicação social desde 1998, o Pedro Castelo é daquelas pessoas com dias que parecem ter mais de 24 horas. Na televisão, é narrador na Eleven e na ZAP (Angola e Moçambique). Na rádio, é coordenador da Rádio Voz de Alenquer e relata na TSF - Rádio Notícias. Na imprensa, também em Alenquer, coordena o jornal Nova Verdade. No online, relata em flashscore.pt.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.