As 4 piores épocas da história do SL Benfica

Recorda quatro das piores épocas do SL Benfica. Acrescentarias alguma?

O SL Benfica vive mais uma de muitas épocas conturbadas. As permanentes questões judiciais deixam cheiro nauseabundo na vivência encarnada e incomodam quem ainda tenta impor o mínimo de rigor competitivo.

Nos últimos cinco anos, um título de campeão nacional, e a certeza de que a espera continuará por mais uma temporada, já que 2021-22 não transparece grandes ambições de sucesso final.

A escapatória Champions parece esvanecer-se, apesar da boa réplica ao AFC Ajax – o resultado é curto para sonhar com a passagem aos quartos de final, se quisermos ser realistas. No ar pairam já novas sensações de fracasso, de inaptidão e de um distanciamento brutal para os rivais diretos.

O tetra alcançado a meio da década passada permitiu sonhar com outro SL Benfica. Muito mais próximo do dominador das décadas de 60, 70 ou 80, que do moribundo dos anos 90.

épocas SL Benfica SC Covilhã
Darwin tem sido a figura de maior destaque das águias esta temporada
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Apesar da discrepância de qualidade individual em relação a esse período de seca, o SL Benfica de 2022 está muito próximo a nível de resultados e do profissionalismo a nível diretivo.

Se quisermos eleger algumas das piores épocas de sempre do clube, vemo-nos confrontados por uma limitação cronológica que tira logo muita da piada intrínseca às aventuras de pesquisa histórica: das 15 piores épocas de sempre em termos de aproveitamento de pontos, 12 contam-se desde 1988. Mais: nove delas são desde 1995-96.

Desse período do ’Vietname’ são quase todas – 1996/97, 98/99, 99/00, 00/01, 01/02, 04/05, 05/06, 07/08. Todas com menos de 60% de vitórias. Claro que 2004-05 estará fora desta questão pela importância do título conquistado, 2005-06 idem pela caminhada europeia.

Outras, com aproveitamento pontual acima do estipulado, também foram ponderadas – 2010-11, pelos momentos de fraqueza perante o maior rival, ou 2020-21, pela dualidade entre maior investimento de sempre e resultados desportivos. Estão mencionadas mas não entram.

O objetivo foi perceber em qual das outras se atingiu o verdadeiro abismo. Tivemos em conta o contexto de cada uma, todos os desenvolvimentos, como foram planeadas e processadas as piores das piores. Aqui vão as nossas quatro épocas eleitas.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Torrense bate Farense e Sporting B volta a ganhar na Segunda Liga

O Sporting B venceu esta manhã o União de Leira por 1-0 na segunda jornada da Segunda Liga. Torreense também ganhou.

André Silva vai deixar Leipzig e já tem destino confirmado na La Liga

André Silva vai regressar à La Liga na presente temporada. Avançado português prepara-se para trocar Leipzig pelo Elche.

FC Porto interessado em lateral do Manchester United de Ruben Amorim

O FC Porto está interessado em Tyrell Malacia. Há mais clubes de olho no lateral do Manchester United de Ruben Amorim.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo oferece contrato de 5 épocas a lateral do Manchester City

O Nottingham Forest quer contratar Rico Lewis ao Manchester City. Ingleses avançam pelo jovem lateral de 20 anos neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Farioli garante: «Rodrigo Mora é um jogador importante para o FC Porto. O que está a acontecer não é saudável»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Francesco Farioli e o Gil Vicente x FC Porto: «Será sem dúvidas um desafio»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Bruno Fernandes fiel ao Manchester United: «Ficarei até que me digam “está na hora de ires embora”»

Bruno Fernandes decidiu continuar no Manchester United de Ruben Amorim. Médio português volta a abordar nega ao Al Hilal.