Portugal 1–0 Argentina: Um resultado enganador e um “herói improvável”

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Os mais ingénuos poderiam achar que teríamos um jogo animado e com um ritmo elevado; pois bem, como esperado, não foi nada disto que se passou. Aliás, na minha opinião, o único fator de interesse desta partida era mesmo a presença de Ronaldo e Messi, e até esse se perdeu ao intervalo. Mesmo ao cair do pano surgiu um “herói improvável” – Raphael Guerreiro.

Portugal entrou desconcentrado, tal como foi assumido pelo próprio selecionador nacional, e rapidamente a Argentina tomou conta do encontro. O suspeito do costume, Lionel Messi, não tardou a dar sinal de vida aparecendo na cara do guardião português, mas não foi capaz de acertar com o alvo. Os comandados de Fernando Santos tardavam em reagir e só à meia hora de jogo é que Portugal criou a primeira oportunidade de golo, se assim se pode chamar, por intermédio de Cristiano Ronaldo e após cruzamento de Bosingwa. Nesta primeira parte gostaria de destacar Roncaglia e Tiago Gomes. O argentino foi um dos mais ativos, tirou sucessivos cruzamentos com bastante perigo e foi mesmo um dos melhores elementos do conjunto de Tata Martino. Por outro lado, Tiago Gomes esteve catastrófico. O português pareceu nunca acertar com a marcação a Lionel Messi e só não teve consequências de maior devido ao desacerto do craque do Barcelona. Apesar do maior domínio argentino, o jogo chegava ao intervalo empatado.

Como é habitual neste tipo de partidas, os treinadores fizeram algumas mexidas. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi acabaram por não sair dos balneários, como aliás seria de esperar. Destaque ainda para a estreia de José Fonte, mais do que justificada. Logo após o reatar da partida, Tiago Gomes lesionou-se e deu lugar à entrada daquele que viria a ser o herói de Old Trafford – Raphael Guerreiro.

Raphael Guerreiro, o herói da noite Fonte: Federação Portuguesa de Futebol
Raphael Guerreiro, o herói da noite
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Numa segunda parte em que o jogo foi perdendo cada vez mais o seu interesse, o público chegou mesmo a demonstrar a sua insatisfação e Nico Gaitán foi dos poucos que tentaram mexer com o encontro. De realçar apenas que Adrien Silva fez (finalmente!) a sua estreia pela seleção nacional.

Apesar da elevada coesão defensiva, algo que é característico nas equipas de Fernando Santos (recorde-se que Portugal, na era Fernando Santos, só sofreu golos no particular com a França), Portugal apresentou um futebol medíocre. A falta de capacidade de sair em ataque e os problemas de finalização demonstram, sem dúvida, que ainda há um longo caminho a percorrer, mas os resultados não deixam de ser positivos.

A Figura

Raphael Guerreiro – entrou já no decorrer da segunda parte, mas o tempo que esteve em campo bastou para fazer a diferença. Um jovem com muita qualidade e de apenas 20 anos.

O Fora-de-Jogo

Tiago Gomes – acusou sem dúvida a pressão de se estrear pela seleção nacional. Uma noite menos bem conseguida do jogador do Braga.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi celebra 39 anos e agradece carinho dos adeptos: «Vocês superam-se a cada ano e emocionam-me ainda mais»

Messi celebrou os seus 39 anos e agradeceu nas redes sociais, mostrando-se emocionado com o carinho recebido.

Jogadores do Uruguai revoltam-se contra Marcelo Bielsa e reina o caos antes das decisões do Mundial 2026

Marcelo Bielsa terá sido contestado por um grupo de jogadores liderado por Federico Valverde e Rochet, antes do jogo decisivo do Uruguai.

Gonzalo Plata deixa dedicatória após ter sido herói contra a Alemanha: «Vamos para a próxima fase ainda mais sedentos de sucesso»

Gonzalo Plata marcou o golo da vitória do Equador sobre a Alemanha, garantindo a qualificação dos sul-americanos.

Jogador do Catar castigado por 5 jogos pela FIFA após lesionar gravemente Ismael Koné

Assim Madibo foi castigado por cinco jogos pela FIFA. O jogador fraturou a perna de Ismael Koné após entrada dura.

PUB

Mais Artigos Populares

Colômbia x Portugal grátis e em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 neste sábado, 27 de junho?

Finalizam-se os dias da decisão no Mundial 2026 com seis embates diários. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) deste sábado, 27 de junho.

Nuno Borges eliminado do ATP de Maiorca

Nuno Borges perdeu com Ethan Quinn no ATP de Maiorca. O americano de 22 anos apurou-se para a sua primeira final na carreira.

Portugal sem baixas no último treino de preparação para o jogo contra a Colômbia

Portugal realizou o último treino antes do jogo diante da Colômbia. Não há baixas a registar na seleção nacional às ordens de Roberto Martínez.