«Renovo com o Vitória SC e saio, se calhar uma certa pessoa não foi tão correta» – Entrevista BnR com João Pedro

- Advertisement -

Professor Neca entrevista À BnR

Normalmente diz-se que filho de peixe sabe nadar e o nosso entrevistado do Bola na Rede concorda em absoluto. A bola nos pés e a arte de rematar à baliza sempre acompanharam João Pedro, avançado que esteve na época passada no Bursaspor KD e que em Portugal já passou por clubes como o Vitória SC e FC Paços de Ferreira. Aos 16 anos já jogava futebol na II Liga, tendo sempre como inspiração o pai, Gil Silva, também ele com um percurso de golos feitos no futebol português. João Pedro quer continuar o legado do pai e abraçar o que o desporto rei tem de melhor em Portugal e no estrangeiro. A pressão não é problema, aliás, como o seu próprio amigo Paulinho – ponta de lança do Sporting CP – diz: “Se tiver de ser, vai ser!”. Uma coisa é certa, a paixão pelo Vitória SC, o sotaque açoriano e as ideias bem vincadas sobre o potencial do “jogador português” vão acompanhá-lo a cada passo. E o próximo é aqui em entrevista com o BnR.

NOTA: Entrevista realizada em junho de 2022

«Aos 16 anos, já jogava Segunda Liga.
Acho que são poucos os jogadores que podem dizer isso.»

Bola na Rede: João Pedro, bem-vindo à nossa zona de entrevistas do Bola na Rede. Olhando em primeiro lugar para o início do teu percurso enquanto jogador, como é que começou o bichinho pela bola e o gosto pelo futebol?

João Pedro: O bichinho pela bola começou desde que eu nasci. O meu pai também era jogador e acho que já estava no sangue. Desde que nasci eu lembro-me sempre da bola e do futebol.

Bola na Rede: O teu pai é a tua principal inspiração?

João Pedro: A nível de tudo, é a minha principal inspiração. Ele e o Cristiano Ronaldo são os meus ídolos, mas ele está acima do Ronaldo. Foi ele que me ensinou a jogar futebol. “Direita, esquerda” acompanhava-me em todos os jogos desde os cinco anos. Está comigo sempre. Chateia-me sempre “Fica na área, não saias da área! Ali é a tua zona!”

Bola na Rede: Fizeste grande parte do teu percurso de formação no futebol açoriano e chegaste a competir lá como sénior. Quando vieste jogar para Portugal Continental sentiste algumas diferenças relativamente aos Açores?

João Pedro: O que eu posso dizer é que a nível de futebol açoriano há muitos jogadores com qualidade, e temos muitos exemplos de jogadores que saíram daqui. Para nós açorianos é mais difícil. Eu fiz a minha formação toda cá e os gastos que um clube tem para um jogador açoriano e para um clube que viva no continente é completamente diferente e isso talvez difira um bocado. Graças a Deus eu consegui chegar, mesmo não fazendo formação no Sporting CP, FC Porto ou SL Benfica. Mas sinto-me orgulhoso do percurso que fiz. Aos 16 anos, já jogava 2ª liga. Acho que são poucos os jogadores que podem dizer isso. Jogava com regularidade e fazia parte do plantel. A diferença que pode haver pode ser relativamente aos recursos que no Continente é mais fácil e a nível de ajuda. A nível de qualidade, o jogador português tem qualidade e é o jogador de Portugal continental, madeirense e açoriano.

Bola na Rede: Achas então que há muito mais qualidade de formação para além dos três grandes?

João Pedro: Claro, muito! Eu acho que a prova está dada quando, por exemplo, quando todos os jogadores portugueses têm sucesso lá fora. São poucos os que não têm, pela qualidade, pela maneira de ser, pelo valor que o futebol português tem. Se calhar cá em Portugal, não são tão valorizados, mas não me cabe a mim dizer isso.

Bola na Rede: Olhando para o CD Santa Clara, um clube que te diz muito, atualmente encontra-se na I liga. É importante haver essa representação dos açores no principal escalão do futebol português?

João Pedro: Claro, é um orgulho ver o clube da minha ilha estar na I liga e a fazer boas prestações. É um clube que eu agradeço e me diz muito. Foi um clube onde me estreei como profissional e foi lá que estava quando cheguei à seleção. Um clube também onde o meu pai jogou e ficou.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Club Brugge inicia defesa do título na Bélgica com goleada assinada por Carlos Forbs

O Club Brugge começou a campanha de defesa do título na Bélgica com uma goleada. Carlos Forbs marcou um dos golos do triunfo por 3-0.

Ousmane Diomande viaja esta noite para Inglaterra para assinar pelo Nottingham Forest, avança a imprensa internacional

Ousmane Diomandé deve viajar esta noite para Inglaterra para realizar os exames médicos no Nottingham Forest e assinar contrato até 2031.

Presidente do Marítimo satisfeito com recorda travessia do clube na Segunda Liga: «Houve meses em que não sabíamos como iríamos sobreviver ao mês seguinte»

Carlos André Gomes, presidente do Marítimo, falou à comunicação social inglesa. Madeirenses de regresso à Primeira Liga.

FC Porto: já é conhecido o tempo estimado de paragem de Oskar Pietuszewski

Oskar Pietuszewski deverá ficar três semanas afastado dos relvados devido a lesão muscular na coxa direita.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim perde com o Chelsea por 3-0 e Francisco Conceição marca na derrota da Juventus

O Chelsea de Xabi Alonso venceu o AC Milan de Ruben Amorim por 3-0, e a Juventus perdeu frente ao Inter de Milão por 2-1, em jogo particular.

Marco Silva quer reencontrar defesa e Benfica olha para central do Chelsea como o eleito para a vaga de António Silva

O Benfica está de olho na contratação de Tosin Adarabioyo. Defesa central do Chelsea trabalhou com Marco Silva no Fulham.

Bruno Guimarães deixa Newcastle e é reforço confirmado do Arsenal como a 2ª contratação mais cara da história dos gunners

Bruno Guimarães já foi oficializado como novo jogador do Arsenal. Médio deixa o Newcastle e muda de clube na Premier League.