SE Palmeiras 1-1 CR Flamengo: Verdão empata Mengão e mantém liderança isolada

- Advertisement -

A CRÓNICA: UM RESULTADO QUE NÃO DESAGRADA A ABEL FERREIRA

A ronda 23 do campeonato brasileiro brindou-nos com um duelo de titãs, num confronto em que o SE Palmeiras, do técnico luso Abel Ferreira, recebeu no Allianz Parque o CR Flamengo, duelo esse importantíssimo para as contas do pódio na tabela classificativa do Brasileirão.

O equilíbrio foi-se notando entre as equipas ao longo da primeira parte, até que, à passagem do minuto 30, o Flamengo abriu as hostilidades, depois de uma cabeçada certeira de Victor Hugo bater o guardião Weverton. O Palmeiras tentou uma reação rápida à desvantagem no marcador, mas os comandados de Dorival Júnior mostraram-se exímios na organização defensiva e concederam poucos espaços para o verdão explorar.

Já no segundo tempo, o Palmeiras entrou ao ataque, tentando anular a desvantagem com consecutivos ataques nos minutos iniciais. Ambas as formações foram procurando a baliza adversária e, ao minuto 66, Raphael Veiga apontou um golaço para restaurar a igualdade no marcador. Os caseiros foram crescendo na partida e conseguiram superiorizar-se em relação ao Flamengo, criando várias oportunidades para marcar, mas, ainda assim, o resultado não mais se alterou até final.

Assim, com esta igualdade a uma bola, o Palmeiras mantém a liderança isolada na tabela classificativa com 49 pontos, enquanto o Flamengo segue no terceiro posto, com 40 pontos.

 

A FIGURA

Gustavo Scarpa – O médio brasileiro foi, a meu ver, um dos melhores em campo e merece destaque pelo facto de ser um dos que mais desequilibrou o adversário ao longo do jogo, tendo marcado presença na maior parte das manobras ofensivas do SE Palmeiras.

 

O FORA DE JOGO

Marcos Rocha – Batido constantemente em lances de um contra um, principalmente frente a Everton Cebolinha, o lateral direito do SE Palmeiras foi, na minha opinião, o elemento mais fraco em campo, tendo comprometido, por diversas vezes, os momentos defensivos do verdão.

 

ANÁLISE TÁTICA – SE PALMEIRAS

Os pupilos de Abel Ferreira dispuseram-se em campo num sistema tático base em 4-2-3-1. A formação anfitriã procurou muito a largura dos seus alas para tentar desmontar a organização defensiva adversária, bem como transições ofensivas rápidas, mas sentiu dificuldades em encontrar espaços em zonas ofensivas, especialmente no primeiro tempo. Na segunda parte conseguiram encostar o Flamengo às cordas, e resgataram um ponto na partida.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Weverton (7)

Rocha (5)

Gómez (7)

Murilo (6)

Piquerez (6)

Danilo (6)

Zé Rafael (7)

Scarpa (7)

Veiga (7)

Dudu (7)

Roni (6)

SUBS UTILIZADOS

Mayke (6)

Menino (6)

 López (6)

Wesley (-)

Tabata (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CR FLAMENGO

Os comandados de Dorival Júnior alinharam num dispositivo tático base em 4-3-3, com Lazaro a ser o escolhido como referência atacante em zona central, em detrimento de Gabriel Barbosa e Pedro, com ambos a iniciar a partida no banco de suplentes. O mengão mostrou-se bem organizado defensivamente, algo que causou bastantes constrangimentos à linha ofensiva adversária. Ainda assim, principalmente no segundo tempo, o momento ofensivo não foi tão eficaz.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Santos (6)

Matheus (6)

Pablo (6)

Luiz (6)

Ayrton (7)

Hugo (7)

Maia (6)

Gomes (7)

Marinho (6)

Everton (6)

Lazaro (6)

SUBS UTILIZADOS

Ribeiro (6)

Pedro (6)

Arrascaeta (6)

Vidal (6)

Barbosa (6)

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Fiorentina perde com Torino em dia de estreia de Pedro Gonçalves e Daniel Bragança

A Fiorentina perdeu com o Torino por 2-1 para a terceira jornada da Serie A. Pedro Gonçalves e Daniel Bragança estrearam-se.

Paços de Ferreira continua sem saber o que é vencer para a Liga 3

O Paços de Ferreira foi ao terreno do Vianense empatar a duas bolas, num encontro da quarta jornada da Liga 3.

Penafiel goleia Académica na Segunda Liga 2026/27

O Penafiel goleou em casa a Académica por 4-1 para a quinta jornada da Segunda Liga e chega assim aos 10 pontos.

Ruben Amorim responde a Cristian Chivu: «Estou concentrado no nosso jogo»

Ruben Amorim respondeu às palavras de Cristian Chivu, que afirmou que o AC Milan ficou muito atrás do Inter Milão na última Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Esteve no FC Porto em 2025/26 e já tem acordo com clube de Itália

Yann Karamoh está sem clube desde a saída do FC Porto. Extremo de 28 anos chega a acordo com o Sampdoria (Itália).

Croácia confirma que Luka Modric continuará a jogar pela seleção: «Todos sabemos o que ele representa para a Croácia»

Luka Modric vai continuar a jogar pela seleção da Croácia. Treinador Slaven Bilic deu conta da decisão do médio.

Tiago Margarido antevê Vitória SC x Casa Pia e aborda plantel: «Tenho a filosofia de que mais vale a mais do que a menos»

O Vitória SC vai receber este domingo o Casa Pia para a quinta jornada da Primeira Liga. Fica com declarações de Tiago Margarido.