A terceira tentativa de estabilização | Sporting CP x Portimonense SC

Primeira Liga Portuguesa, 6.ª jornada, sábado, 18h, 10 de setembro de 2022

ANTEVISÃO: SERÁ A DISTÂNCIA (MENTAL) DE FRANKFURT A LISBOA NULA?

É tempo do Sporting ultrapassar – sem esquecer – a glória proveniente dos pés de fada de Marcus Edwards, do espírito guerreiro de Manuel Ugarte, da liderança do capitão Coates e da destreza e agilidade de Adán no inferno branco de Frankfurt.

A mudança de chip ocorreu (esperam os adeptos) aquando da aterragem, em Lisboa. O regresso a território luso sinalizará o embate ante o bem classificado Portimonense SC e terá como palco o Estádio José Alvalade XXI.

Se Paulinho integrou a comitiva leonina no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões e abandonou o boletim clínico, Jeremiah St. Juste realizou o percurso inverso e juntou-se a Daniel Bragança e Jovane Cabral.

Os algarvios colocam mais dois homens neste biombo, comparativamente ao Sporting CP: Carlinhos, Sapara, Anderson Oliveira, Gustavo Klismahn e Diaby.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Portimonense SC nunca venceu em Alvalade, em jogos a contar para o campeonato.
  2. O Sporting CP não perde defronte do Portimonense desde sete de outubro de 2018.
  3. No Estádio José Alvalade XXI, o 2-0 favorável é o resultado mais comum entre os dois emblemas.
  4. Rui Jordão é o artilheiro do confronto, com sete tentos apontados. Do lado dos algarvios, Jaílson disparou três tiros certeiros.
  5. A turma de Paulo Sérgio apresenta quatro triunfos consecutivos.
  6. O Portimonense SC é a segunda melhor defesa do campeonato, registando apenas dois golos sofridos em cinco jogos.
  7. O Sporting CP só possui apenas mais um golo marcado que os algarvios.
  8. Manuel Ugarte é o jogador com mais amarelos exibidos: quatro.
  9. Sebastián Coates e Fahdi Moufi são os totalistas das duas formações, com 450 minutos jogados.
  10. Jeremiah St. Juste e Rui Gomes são os suplentes mais utilizados, com quatro presenças em campo.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Pré-época
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Marcus Edwards (Sporting CP) – o extremo inglês tem assolado o país e o mundo. Chegou como extremo, Rúben Amorim colocou-o no olho do furacão para interpretar o papel de nove móvel e ele não é nem uma coisa, nem outra. Para além de desobediente, Edwards é um vagabundo solto na quadra. Se a posse do esférico tiver do lado verde e a bola lhe for dada, sai providenciada dos seus pés: drible curto, centro de gravidade baixo, inventário de fintas pouco extenso e imensamente frutífero, elevados índices de velocidade e agilidade e… Sentido de oportunidade de golo.

Wellinton Júnior (Portimonense SC) – já fez o gosto ao pé em duas ocasiões, contribuindo diretamente para, pelo menos, dois triunfos. À exceção da última partida (1-0 vs. FC Famalicão), tem sido preponderante na manobra ofensiva desenhada por Paulo Sérgio neste início de campeonato. A rapidez e a capacidade técnica juntam-se à maturidade tida durante qualquer partida e fazem dele uma referência para qualquer adversário.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3): Adán; Sebástian Coates, Luís Neto e G. Inácio; M. Reis, P. Porro, M. Ugarte e H. Morita; F. Trincão, P. Gonçalves e M. Edwards.

Treinador: Rúben Amorim

“Sabendo das competições, temos de rodar a equipa, e o rodar a equipa é para vencer o Portimonense, não para deixar jogadores para o próximo jogo. Há jogadores que estão muito cansados e outros estão com a energia no máximo. Caso contrário é impossível vencer, pela forma como eles defendem, pelos problemas que criam na nossa defesa, e vão fazê-lo nas transições… Temos de manter a calma para, assim que essas jogadas passarem, ter posses longas e não voltarmos a cometer os erros que cometemos com o Chaves, sabendo que depois temos 90 minutos para vencer o jogo. Temos de estar preparados para vencer o Portimonense”.

 

Portimonense SC (4-4-2): K. Nakamura; F. Moufi, F. Relvas, Pedrão e Moustapha Sack; H. Jocú, Pedro Sá, Ewerton e Luquinha; Bryan Róchez e Wellinton Júnior.

Treinador: Paulo Sérgio

“Amanhã teremos foco total. Aquilo que nós podemos tirar partido enquanto equipa é sabermos fazer aquilo que é a nossa parte, aquilo que nos comprometemos diariamente, sermos dignos e sérios e termos a determinação e a coragem que temos tido para irmos a Alvalade lutar pelo resultado”.

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 Portimonense SC

Artigo revisto por Joana Mendes

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.