Devorar Belgas para ultrapassar Madrid | FC Porto x Club Brugge KV

Liga dos Campeões, 2.ª jornada, terça-feira, 20:00h, 13 de setembro de 2022

A ANTEVISÃO: HORA DE CONQUISTAR TRÊS PONTOS

BetclicAposta agora até 50€ através deste link no FC Porto x Club Brugge sem risco!

Após a derrota de difícil digestão na capital espanhola, o FC Porto recebe agora o Club Brugge e quer conquistar os primeiros pontos na Champions.

Os campeões belgas – venceram no sprint final o RU Saint-Gilloise, adversário do SC Braga na Liga Europa – bateram por 1-0 o Bayer 04 Leverkusen na primeira jornada e partilham a liderança do grupo B com o Club Atlético de Madrid.

A vitória frente aos alemães poderá parecer uma das surpresas da jornada, mas, apesar de o Bayer ter tido mais posse de bola e oportunidades de golo, o Club Brugge já é uma equipa madura e habituada à competição mais difícil do mundo.

Esta é a quinta participação consecutiva dos belgas na fase de grupo da Champions, e a equipa da belíssima cidade do norte da Bélgica tem jogadores capazes de fazer estragos na defesa do FC Porto.

Após a saída de Charles de Ketelaere para o AC Milan, a equipa ficou por pouco tempo sem uma referência ofensiva, contratando uma nova estrela na Catalunha. Ferran Jutglà foi contratado por cinco milhões de euros ao FC Barcelona e teve impacto imediato.

Em dez jogos com a camisola do Brugge, o avançado de 23 anos já leva cinco golos e três assistências e assume-se como o maior destaque do campeão belga.

Para além do catalão, também o canadiano Cyle Larin, que jogou o ano passado no Besiktas JK frente ao Sporting CP, e Roman Yaremchuk são reforços para o ataque.

O internacional ucraniano, contratado em Portugal ao SL Benfica, também tem tido um início auspicioso neste regresso à Bélgica, apontando um golo e criando duas assistências em apenas três jogos.

A estrela maior dos tricampeões belgas é Hans Vanaken. O trintão, internacional belga por 21 vezes, esteve perto do West Ham FC, mas acabou por renovar com o Club Brugge e é a face do elenco de Carl Hoefkens.

Por fim, há que ressalvar a qualidade de Raphael Onyedika. O nigeriano de 21 anos, também ele cara nova em Brugge, é um médio com muita qualidade e pode ser um das jovens caras a despontar nesta edição da Liga dos Campeões.

Do lado do FC Porto, o destaque negativo vai para a ausência de Mehdi Taremi. O iraniano foi expulso no jogo do Metropolitano e deverá ser Toni Martínez a ocupar o lugar ao lado de Evanilson. Na conferência de antevisão, Sérgio Conceição não esclareceu se será esta a dupla ou se, porventura, irá mexer na estrutura táctica da equipa.

Outra das ausências e, a meu ver, ainda mais importante, será a de Otávio Monteiro. O internacional português deverá ser substituído por Pepê, que sobe no lado direito e deixa a vaga de lateral direito para João Mário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As duas equipas já se encontraram quatro vezes na Europa e o FC Porto venceu por três vezes;
  2. A única vitória belga foi em 1972 (3-2), na segunda mão de uma eliminatória da Taça UEFA, os dragões tinham vencido por 3-0 nas Antas e seguiram em frente;
  3. Os dois clubes estiveram juntos no grupo G da Champions em 16/17 e o FC Porto venceu ambos os jogos (1-2) e (1-0);
  4. Este ano, em jogos para o campeonato, ambos os clubes apenas têm uma derrota;
  5. O avançado do FC Porto, Abel Miglietti, é o jogador com mais golos em jogos entre os dois clubes, com três tentos;
  6. André Silva é o jogador ainda no ativo com mais golos (dois) nos jogos entre FC Porto e Club Brugge;
  7. Em 16/17, o FC Porto seguiu em frente no grupo G, com 11 pontos. Já o Clube Brugge fez zero pontos em seis jogos.
  8. O FC Porto é uma das equipas com mais amarelos nesta edição da Liga dos Campeões, com quatro cartões;
  9. Também nas expulsões o FC Porto está no topo, com um cartão vermelho mostrado;
  10. Já o Clube Brugge está nos mais “bem-comportados”, com apenas um cartão amarelo mostrado.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepê FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Pepê – O extremo brasileiro está cada vez mais um jogador completo e versátil. Apesar de ser, aparentemente, a primeira opção de Conceição para a lateral direita, Pepê deverá ocupar o lugar do lesionado Otávio no corredor direito do ataque dos dragões. Esta poderá ser a temporada de verdadeira afirmação de Pepê e, em oito jogos, já leva duas assistências.

Ferran Jutglà – Num ataque que conta com Yaremchuk ou Cyle Larin, o jovem catalão tem sido a garantia de golos por parte do Brugge e merece o destaque. Com cinco golos apontados, Jutglà poderá ser uma ameaça à baliza de Diogo Costa.

 

XI´S PROVÁVEIS

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; Diogo Costa, Pepe, David Carmo e Zaidu; Pepê, Eustáquio, Uribe e Galeno; Evanilson e Toni Martínez

Sérgio Conceição: «Vamos defrontar o tricampeão belga, uma equipa habituada a ganhar o campeonato. Sabemos daquilo que o Brugge pode fazer em função do que analisámos. Tem sido um campeonato muito bom da parte deles, tal como este jogo da Champions que já fez».

 

Club Brugge KV (4-3-3): Mignolet; Odoi, Mechele, Abakar Sylla e Bjorn Meijer; Onyedika, Casper Nielsen e Vanaken; Skov Olsen, Cyle Larin e Jutglà

Carl Hoefkens: «O FC Porto é uma equipa muito portuguesa, com a sua qualidade e imensa técnica. Sei que está pressionado para obter um bom resultado e tentará condicionar-nos. Temos de trabalhar de forma muito profissional, mostrar uma mentalidade vencedora, ter posse de bola e agressividade».

 

PREVISÃO DO RESULTADO: FC Porto 2-1 Club Brugge KV
Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage orientou um treino diferente do Benfica durante este domingo

Bruno Lage orientou mais um treino do Benfica durante este domingo, depois da vitória dos encarnados contra o Estrela da Amadora. O jogo terminou 1-0 para o emblema da Luz, apesar da exibição abaixo do esperado.

Ruben Amorim explica as 2 ausências de peso no Manchester United x Arsenal: «É uma opção…»

Ruben Amorim riscou André Onana e Rasmus Hojlund das opções do Manchester United para o jogo frente ao Arsenal, na primeira jornada da Premier League.

FC Porto confirma empréstimo de Danny Namaso ao Auxerre e divulga pormenores da cedência

O FC Porto confirmou o empréstimo de Danny Namaso. O avançado camaronês foi cedido ao Auxerre com opção de compra.

Os (baixos) valores da transferência de André Silva para a La Liga

André Silva vai mesmo ser jogador do Elche. O avançado internacional português vai deixar o RB Leipzig por cerca de 1,5 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim explica onze inicial do Manchester United contra o Arsenal: «Precisamos de imaginar como vamos terminar o jogo e ganhar o jogo»

Ruben Amorim falou antes da partida entre o Manchester United e o Arsenal, relativo à primeira jornada da Premier League. O técnico voltará a encontrar Viktor Gyokeres em campo.

Miguel Reisinho destacou-se no Boavista e tem 2 interessados

Miguel Reisinho está livre no mercado depois de ter terminado o seu contrato com o Boavista no final da última época. O médio português conta com dois emblemas interessados nos seus serviços e podem surgir propostas em breve.

Manchester United x Arsenal: eis os onzes iniciais para o reencontro entre Ruben Amorim e Viktor Gyokeres

O Manchester United e o Arsenal enfrentam-se durante a tarde deste domingo, em jogo da primeira jornada da Premier League. A partida terá o seu apito inicial a partir das 16 horas, no Old Trafford.