Antevisão GP EUA: Smooth operation no Texas

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: CARLOS SAINZ CONQUISTA A POLE, MAS NÃO TERÁ AJUDA IMEDIATA DE CHARLES LECLERC NA FRENTE

A qualificação do Grande Prémio dos Estados Unidos (EUA) prometia ser emocionante, apesar de o título de Fórmula 1 ter sido entregue na ronda anterior. Algumas penalizações prometiam também agitar a ordem, com Charles Leclerc e Sergio Pérez (falando dos pilotos da frente) a penalizarem por troca de componentes (dez lugares para o monegasco, cinco para o mexicano). No final, foi Carlos Sainz a alcançar a primeira pole da Ferrari no COTA (Texas).

No final das primeiras voltas, era Leclerc que ocupava a pole provisória, com 1:34.624 minutos, mas Sainz estava em segundo, a apenas um décimo e meio. Max Verstappen fez a sua primeira volta com um pneu usado, mas estava em quarto lugar (atrás de Lewis Hamilton), algo descontente com a sua primeira volta. Sainz já garantiria o primeiro lugar na grelha neste cenário, face à penalização de Leclerc, mas não deixou os créditos por mãos alheias nas segundas voltas.

O espanhol vestiu o seu fato de Smooth Operator e melhorou para 1:34.356 minutos, batendo Leclerc por 65 milésimos. Verstappen também melhorou bastante, ficando a 92 milésimos de Sainz, mas ficou ainda assim atrás dos dois carros da Ferrari. O cenário melhora para o campeão do mundo quando a penalização de Leclerc é aplicada, sendo expectável também que o Red Bull tenha melhor ritmo de corrida. O que quer dizer que se perspetiva uma corrida bastante interessante amanhã.

Sergio Pérez qualificou-se em quarto, à frente dos Mercedes, que ficam com a segunda linha da grelha só para eles, uma vez que o mexicano cai para nono. Isto faz com que Lance Stroll, uma das estrelas da qualificação (sétimo classificado), comece a corrida do quinto lugar. Lando Norris, que pode agradecer à sorte por ter passado à Q3, parte do sexto lugar, à frente de Valtteri Bottas, que também passou à Q3, e de Alex Albon, que foi 11.º, mas sobe a oitavo. Depois vem Pérez, à frente de Sebastian Vettel, com ambos os carros da Aston Martin a começarem no top-10.

Pierre Gasly sobe dois lugares em relação à posição em que se qualificou (de 13.º para 11.º), depois de se queixar de problemas de travões durante a qualificação, à frente de Leclerc, que tentará recuperar o máximo possível. Yuki Tsunoda, que foi vítima dos limites de pista, parte de 13.º, ao lado de Fernando Alonso, que passou à Q3, mas também tem uma penalização de cinco lugares. Kevin Magnussen completa o top-15, apesar de ter caído na Q1.

Seguem-se dois pilotos que desapontaram, numa das lutas (entre McLaren e Alpine) que ainda está bastante em aberto no campeonato. Daniel Ricciardo vai arrancar de 16.º, com Esteban Ocon em 17.º. Mick Schumacher estragou a passagem à Q2 com um pião na última volta, partindo à frente de Zhou Guanyu, que teve uma volta apagada na Q2, agravada pela penalização de cinco lugares que já levava. Nicholas Latifi fecha a grelha.

Foto de Capa: Scuderia Ferrari

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira responde ao Bola na Rede após jogo com o FC Porto: «A reorganização que fizemos foi no sentido de criar uma situação...

Vítor Pereira respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses ganharam aos dragões por 1-0 e avançaram na Europa League.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto: «O Pablo Rosario é um joker incrível»

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 e foram eliminados da Europa League.

Já só há 1 português na Conference League e não há mais nenhum Europa League para lá do Braga: quem são os portugueses ainda...

Três portugueses em clubes estrangeiros foram eliminados das provas europeias esta quinta-feira. Eis o update sobre os lusos na Europa.

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do Braga e da queda do FC Porto na Europa League

Portugal voltou a somar pontos no Ranking UEFA. Apesar da derrota do FC Porto, a vitória do Braga permite a equipas portuguesas continuar em prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli assume: «Não perdemos o jogo aqui, perdemos a oportunidade no Dragão pela quantidade de oportunidades perdidas»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Dragões eliminados pelos ingleses na Europa League.

Ricardo Horta: «Ao intervalo falámos e sabíamos que era uma oportunidade única para chegar às meias-finais»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.

Vítor Pereira analisa vitória sobre o FC Porto e admite: «A expulsão teve um grande impacto no jogo»

Vítor Pereira analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses eliminaram os dragões nos quartos de final da Europa League.