SC Braga 0-4 ACF Fiorentina: La Viola certeira fecha praticamente a eliminatória

A CRÓNICA: AVANÇADOS DA FIORENTINA NÃO VACILARAM E O APURAMENTO É UMA MIRAGEM PARA ARSENALISTAS

O caminho até à final em Praga recomeçava aqui, no play-off da Liga Conferência. O SC Braga vinha rebaixado da Liga Europa, mas nesta competição apresenta-se como uma das equipas a ter em conta. Pela frente, em sua casa, o adversário era nada mais nada menos que a ACF Fiorentina, que tem nesta prova a ‘salvação’ duma época agridoce e uma hipótese de glória. Primeiro jogo da eliminatória, com o jogo de hoje a ser importante para encaminhar bem as coisas para a próxima fase.

Começo relativamente morno, mas com a equipa viola a dispor da primeira bola na baliza, com Matheus logo aos três minutos a ser chamado a intervir para parar o remate acrobático de Jovic. Jogo seguro, tranquilo, com os italianos bem compactos em missão defensiva e pacientes em missão ofensiva. Destaque para o público da equipa de Florença, que apareceu em massa em Braga.

Como era esperado, o Braga jogou de forma pausada e a trocar muito a bola a tentar romper a defesa visitante. As duas equipas em modo de estudo, a inspecionarem-se mutuamente nesta primeira parte. A equipa da pedreira não conseguia criar chances de golo e viu mesmo a Fiorentina adiantar-se no marcador nos minutos de compensação. Lance à esquerda, bola de Biraghi direitinha para a cabeça de Jovic, que fez então o primeiro da partida. Assim, os comandados de Vincenzo Italiano iam para os balneários a vencer.

Já no segundo tempo, num momento de jogo em que as coisas estavam ‘em águas de bacalhau’, Tormena colocou mais uma contrariedade para a sua equipa, ao ser expulso depois duma entrada impetuosa sobre Jovic, por trás. O lance teve crivo do VAR.

Pouco depois, aos 61 minutos, bola no fundo das redes bracarenses e de novo da autoria de Jovic. Passe soberbo de Amrabat a descobrir Saponara, que assiste – possivelmente de forma involuntária – para o segundo do avançado sérvio ex-Benfica.

O SC Braga nunca mais se conseguiu encontrar depois desse momento e acabou mesmo por sofrer o terceiro, desta vez por Arthur, que pouco antes dos últimos dez minutos, recebeu a bola de costas e mesmo sem espaço inventou um remate que não deu hipóteses a Matheus.

Nos minutos de compensação, o que estava mau tornou-se ainda pior. Perda de bola de Niakaté em zona proibida e Ikoné só teve de servir numa bandeja para Arthur também bisar. O resultado fixou-se nos 0-4 e com este êxito, a Fiorentina conquistou uma vitória fundamental numa eliminatória que fica praticamente fechada com este resultado. Para os arsenalistas cabe ainda a visita a Florença na próxima semana, mas com aspirações praticamente impossíveis.

A FIGURA

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Luka Jovic – O avançado sérvio é muitas vezes acusado de ser irregular, mas hoje apareceu na altura certa. Bisou na partida e foi extremamente eficaz. Se a Fiorentina está praticamente nos oitavos de final, muito deve à frieza finalizadora do atacante.

O FORA DE JOGO

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Tormena – Culpar um só jogador numa derrota pesada é um exercício rudimentar – o que não é pretendido aqui -, mas o defesa do SC Braga não esteve nos seus melhores dias e a sua expulsão ajudou a que a equipa caísse a pique no jogo. Antes disso, não foi muito desafiado, porém na construção foi um elemento pouco esclarecido.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC Braga

Bola na Rede: Tocou em alguns pontos, como a expulsão e o primeiro golo mesmo antes do intervalo. Acaba por ser esse momento que é a chave do jogo?

Artur Jorge: Não creio que tenha sido apenas e só a chave do jogo esse momento. Creio que nos condiciona, vamos para o intervalo a perder e temos que ter naturalmente capacidade na segunda parte de fazer melhor e creio que o fizemos enquanto equipa. Na segunda parte viu-se um Braga à procura de recuperar a desvantagem, sendo que dez minutos de jogo houve a expulsão em si que é um momento que marca determinantemente a nossa capacidade de podermos discutir o resultado até ao fim. Insatisfeitos com o resultado, mas sei que os meus jogadores procuraram fazer aquilo que lhes foi possível.

AFC Fiorentina

Bola na Rede: Na época passada, a Fiorentina fez um bom campeonato, mas neste campeonato está um pouco aquém. Com a vitória de hoje, reforça a importância de salvar a época com esta competição?

Vincenzo Italiano: Temos que conseguir diminuir o atraso que temos dos jogos anteriores e ficar bem, vamos ter um melhoramento depois desta tarde.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho continua a acreditar na contratação de Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe está a tentar contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica. Turcos têm otimismo no avanço do negócio.

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.