A ascensão de Fredrik Aursnes

Benfica

Aursnes, que foi recentemente eleito o melhor jogador da semana da Champions League, passa agora provavelmente pelo melhor momento da sua carreira, aos 27 anos, e está num dos mais altos patamares não só do futebol nacional, como também do futebol europeu, mas nem sempre foi assim.

Formado no IL Hødd, do seu país natal, a Noruega, Fredrik começou a trabalhar com a equipa principal do seu clube de formação com apenas 16 anos de idade, em 2012. Nesse mesmo ano o norueguês realizou uns incríveis 27 jogos pelo clube, que na altura atuava na segunda divisão norueguesa.

Aursnes permaneceu no Hødd até 2015, tendo realizado 114 jogos pela equipa nos três anos em que a representou, o que já mostrava claros indícios da qualidade e consistência que apresenta hoje em dia. Com 19 anos, o médio mudou-se para o Molde FK, da primeira divisão norueguesa, tendo assim a oportunidade de subir um patamar e continuar o processo de evolução na sua carreira, que até ao momento se previa prometedora.

A verdade é que Aursnes, apesar de ser um dos jogadores mais consistentes e regulares a atuar pela equipa, nunca se conseguiu revelar como uma verdadeira estrela da mesma, tendo jogado ao lado de nomes como Erling Haaland, Moha Elyounoussi, ou até mesmo Datro Fofana, que se mudou recentemente para o Chelsea FC. Jogadores como esses conseguiram destacar-se mais rapidamente e chamar a atenção de grandes europeus quase de forma imediata, enquanto Fredrik, apesar de toda a sua qualidade, não era reconhecido dessa forma.

Até que aos 25 anos de idade, após 186 jogos a atuar na primeira divisão norueguesa, Aursnes chamou à atenção de um clube com maior dimensão a nível europeu, o histórico holandês Feyenoord Rotterdam, que acabou mesmo por contratar a nova joia norueguesa pela incrível verba de 450 mil euros.

É nesse momento que existe a oportunidade de mostrar toda a sua peculiaridade perante um público europeu mais atento, e foi exatamente o que aconteceu. Em apenas uma temporada, Fredrik assumiu-se como um titular absoluto, realizou 47 jogos onde somou um golo e quatro assistências que ajudaram a equipa a chegar à final da UEFA Conference League e ao terceiro lugar no campeonato. Aursnes, que até ao momento era praticamente desconhecido, fez-se notar perante os olhares de grandes entendedores, nomeadamente Roger Schmidt.

Fredrik Aursnes SL Benfica
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

Com a vinda do alemão para o SL Benfica, chegou também o norueguês, que era um pedido expresso do técnico, que na época anterior à presente temporada, era rival daquele que viria a ser o seu novo jogador. O negócio acabou por ser feito numa verba a rondar os 13 milhões de euros, o que demonstrou verdadeiramente a valorização de Fredrik em apenas uma temporada.

Em apenas dois anos, passou da mediocridade do futebol norueguês para um dos maiores palcos do futebol europeu, onde agora é uma das principais estrelas das águias, se não mesmo a maior.

Aursnes tem-se mostrado um autentico “faz tudo” na equipa encarnada, podendo jogar em qualquer posição no meio campo, desde médio defensivo, a médio centro, a médio ofensivo ou até mesmo médio ala. Onde quer que o norueguês jogue, é sempre uma peça fulcral da equipa. Aquilo que o numero oito das águias oferece ao jogo é encantador para todos aqueles que o assistem. Presente, consistente, trabalhador, regular, com uma grande visão de jogo e uma qualidade de passe notável. Aursnes é um médio que roça a perfeição. É neste momento alguém imprescindível no conjunto encarnado.

Uma verdadeira ascensão desportiva que Fredrik Aursnes tornou possível, e que demonstra ser incrivelmente merecedora. Aos 27 anos, o norueguês ainda tem uma grande carreira de sucesso pela frente.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.