George Russell, o “príncipe” da Fórmula 1

modalidades cabeçalho

George Russell é, neste momento, o herdeiro ao trono da Mercedes, equipa que dominou a F1 entre 2014 e 2020, e um dos pilotos que vai estar no topo da Fórmula 1 nos próximos anos. Apesar de ser um piloto para o futuro, Russell também é um piloto do presente.

O piloto britânico, de 25 anos, conhece o sabor da vitória desde cedo. Ele conquistou o campeonato mundial de pilotos da Fórmula 2 de 2018, ao serviço da ART Grand Prix, com 287 pontos e sete Grandes Prémios conquistados. Nessa altura, George era visto, por muitos, como um dos grandes líderes da nova geração de pilotos da Fórmula 1.

Em 2019 e após apenas uma época na Fórmula 2, George Russell assinou contrato com a Williams Racing e, com isso, entrou na Fórmula 1, aos 21 anos. Depois de uma época de sucesso, o britânico foi para uma equipa que está numa seca de títulos desde 1997, quando a Williams Racing conquistou tanto o campeonato de construtores (Jacques Villeneuve e Heinz-Harald Frentzen) como o de pilotos (Jacques Villeneuve).

A primeira época de George é de péssima memória para o jovem piloto britânico. Em 21 corridas, Russell não conquistou qualquer ponto e foi o único piloto que ficou em branco, mas esteve muito perto de conseguir no GP da Alemanha, quando terminou na 11.ª posição, onde terminou atrás de Robert Kubica, seu colega de equipa, que conquistou o seu único ponto do campeonato.

Em 2020, Russell conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1, mas isto não aconteceu ao serviço da Williams Racing, apesar de ter corrido durante quase toda a época ao serviço da equipa britânica. Uns dias antes do GP de Sakhir, Lewis Hamilton, um dos dois pilotos da Mercedes, testou positivo à Covid-19 e, por isso, ficou impedido de participar na corrida no Bahrein. Com uma vaga por preencher, a Mercedes convidou o seu antigo piloto da Academia a correr pela equipa alemã e a Williams Racing, equipa do piloto britânico, acabou por aceitar a proposta.

Após ter sido o segundo melhor (P2) na qualificação da corrida, esperava-se que o piloto britânico fosse pontuar, pela primeira vez, e acabou por conseguir. Russell acabou por terminar na 9.ª posição, devido a uma falha da equipa perto do final da corrida e saiu prejudicado. Ainda assim, ele conquistou a fastest lap (a volta mais rápida) da corrida e, por isso, teve os seus primeiros três pontos na principal prova de corridas de carros motorizados.

Em 2021, o jovem britânico fez a sua última época na Williams Racing e conquistou 16 pontos. O maior destaque foi o seu segundo lugar no GP da Bélgica, onde conquistou apenas metade dos pontos, pois os pilotos apenas “correram” uma volta no GP, por causa da chuva intensa que houve nesse dia. Ainda assim, é um feito impressionante conseguir terminar quase no topo com a Williams Racing em 2021.

Em 2022, George Russell juntou-se à Mercedes e foi para o lugar de Valtteri Bottas, que foi depois para a Alfa Romeo. A entrada na equipa alemã foi o melhor que podia acontecer ao jovem piloto britânico. Na poderosa Mercedes, o número 63 da F1 terminou o campeonato de pilotos na quarta posição e ficou à frente do seu colega Lewis Hamilton, que terminou na sexta posição. Esta foi a primeira vez desde 2016 que um colega de equipa fica à frente do sete vezes campeão do mundo na F1. Contudo, o maior feito de George foi quando venceu o GP do Brasil, sendo que foi a primeira vez que ele conquistou um Grande Prémio da F1.

Este ano, o piloto britânico, de 25 anos, teve alguns azares nas primeiras corridas da época, como quando o carro teve problemas e começou a sair fogo no GP da Austrália. Todavia, ainda faltam 20 corridas para terminar a época e, por isso, George poderá conseguir igualar ou melhorar os 275 pontos que conquistou em 2022. O “príncipe” da Mercedes vai ser, novamente, um problema para os outros pilotos.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.