Foram anunciadas na sexta-feira, dia nove de junho, algumas das mudanças que vão entrar em vigor no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para o ano de 2024.
Começando pelo calendário, a FIA (Federacion Internationale de l’Automobile) e a ACO (Automobile Club de l’Ouest) alargaram o mesmo para oito corridas. Portimão e Sebring ficaram de fora e entram Qatar, Brasil e COTA. Para Itália, muda-se de terra, deixando Monza para trás e abraçando Imola, para uma corrida de seis horas. A temporada começa e termina no Médio Oriente.
Como já tinha sido falado em dezembro de 2022, a categoria de LMP2 e GTE AM vão desaparecer; contudo, a ACO afirmou que serão deixadas pelo menos “15 vagas” para os carros da categoria que queiram participar nas 24h de Le Mans. De resto, serão os protagonistas das competições European e Asian Le Mans Series. Olhando para o grid atual, serão menos 24 carros a participar nas oito corridas do calendário da temporada 12. A United Autosport já assumiu que irá migrar para IMSA (Internacional Motor Sports Association).
Sobre o GTE AM, também vão desaparecer, para dar entrada aos LMGT3. Categoria essa que foi muito contestada, principalmente pelo kit premium que os fabricantes poderiam adicionar aos seus carros. Agora, com a confirmação oficial da entrada destes novos carros, serão os fabricantes que se encontram nos Hypercar que terão prioridade de entrada nos GT3, podendo ter dois carros por equipa.
O primeiro carro da nova geração de GT3 para 2024 a ser revelado foi o Ford Mustang. Ainda assim, terá de esperar a decisão da FIA para saber se realmente poderá participar na competição de GT3s.
A realidade é que o Campeonato Mundial de Resistência ficará mais pobre em termos de diversidade de carros para o ano. Terá todo o hype do mundo com a chegada de mais marcas aos Hypercar (BMW, Lamborghini, Alpine, Isotta?), mas irá bastante ação sem ter por perto os LMP2. E não esquecer que, apesar de tudo, a WEC ficou reconhecida por ter tantas categorias a correr ao mesmo tempo, dando ação em todas as partes da pista onde estavam. A chegadas dos GT3 promete ação nessa categoria, pelo que esperamos algo positivo.