Tribuna VIP: Uma janela de novas oportunidades e de novos mercados

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

O mercado de transferências já é um ecossistema isolado no futebol. Tem ganho uma enorme dimensão nos últimos anos e em 2023, ganhou um novo jogador: a Liga da Arábia Saudita. Durante o verão, as transferências já são um dos protagonistas da agenda mediática.

De 10 em 10 minutos, é quase impossível não vermos uma confirmação ou um rumor de transferência nas redes sociais e na imprensa. Nesta altura do ano, assim que acordo e tomo o pequeno-almoço, vou logo passar rapidamente pela minha lista do Twitter chamada “Transferências” em que tenho órgãos de comunicação social e vários “fontanários” que me contam as novidades do dia. Às vezes penso: como é que há tantos jogadores e tantas transferências só num dia? Realmente, já é quase uma indústria à parte do futebol.

Este ano, acho que todos estamos surpreendidos pela abordagem fortíssima da Arábia Saudita, até porque foi um país que apostou forte num projeto na Premier League, o Newcastle, e teve os seus frutos muito rapidamente, com a qualificação para a Champions League. A chegada de Cristiano Ronaldo foi só um sinal, já que a Liga Saudita gastou mais de 400 milhões de euros este verão e eles prometem não ficar por aqui. Contudo, acho que ainda todos desconfiamos dos próximos passos desta Liga saudita.

Muitos milhões, muitas notícias, mas a verdade é que eu não consigo deixar de reparar que notícias do mercado nacional quase que aparecem por acaso. Continuamos literalmente na sombra desta indústria. Outro fator interessante é perceber que, grandes clubes como o Manchester City e o Liverpool têm contratado pouco, e outros como o PSG e o Real Madrid estão numa fase de transição. Para estes, a abordagem ao mercado mudou.

Para terminar, o futuro de certos jogadores. Dá pena ver a situação de João Félix, é angustiante o momento de Mbappé e a novela Kane e Bayern já enjoa. Claramente já se viu que o lado financeiro é sempre o mais importante, mas o lado desportivo destes jogadores pode ficar com uma marca irreparável, e a carreira de João Félix nos últimos anos é um bom exemplo. Até 31 de agosto, lá vou eu continuar com a minha rotina, sempre à espera de ser surpreendido com um negócio que nunca ninguém descobriu nem tinha ideia que pudesse acontecer. Esses são os meus preferidos.

Artigo Tribuna VIP da autoria de Pedro Afonso

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage explica Florentino Luís na equipa B: «Foi para treinar melhor»

O Benfica vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho no playoff da Champions League. Bruno Lage já fez a antevisão à partida.

Bruno Lage fala de Kerem Akturkoglu: «Ainda não o conhecem como homem, apenas como jogador»

O Benfica vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho no playoff da Champions League. Bruno Lage já fez a antevisão à partida.

Enzo Barrenechea: «Acho que vai ser um jogo muito complicado»

O Benfica vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho no playoff da Champions League. Enzo Barrenechea fez a antevisão à partida.

Bruno Lage: «A linha defensiva vai ser a habitual»

O Benfica vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho no playoff da Champions League. Bruno Lage já fez a antevisão à partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Jaime Faria eliminado na ronda inaugural do US Open

Jaime Faria perdeu diante de Jaume Munar e foi eliminado na ronda inaugural do US Open pelos parciais de 6-0, 6-3, 5-7 e 6-2.

Victor Froholdt e Morten Hjulmand nos convocados da Dinamarca

O Selecionador da Dinamarca divulgou a convocatória para os jogos frente à Escócia e Grécia, referentes à Qualificação para o Mundial 2026.

Ex-FC Porto já tem exames médicos agendados com o Besiktas

O Besiktas está muito perto de garantir a contratação de Tiago Djaló. O defesa português representou o FC Porto na última temporada.