Tribuna VIP: Uma janela de novas oportunidades e de novos mercados

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

O mercado de transferências já é um ecossistema isolado no futebol. Tem ganho uma enorme dimensão nos últimos anos e em 2023, ganhou um novo jogador: a Liga da Arábia Saudita. Durante o verão, as transferências já são um dos protagonistas da agenda mediática.

De 10 em 10 minutos, é quase impossível não vermos uma confirmação ou um rumor de transferência nas redes sociais e na imprensa. Nesta altura do ano, assim que acordo e tomo o pequeno-almoço, vou logo passar rapidamente pela minha lista do Twitter chamada “Transferências” em que tenho órgãos de comunicação social e vários “fontanários” que me contam as novidades do dia. Às vezes penso: como é que há tantos jogadores e tantas transferências só num dia? Realmente, já é quase uma indústria à parte do futebol.

Este ano, acho que todos estamos surpreendidos pela abordagem fortíssima da Arábia Saudita, até porque foi um país que apostou forte num projeto na Premier League, o Newcastle, e teve os seus frutos muito rapidamente, com a qualificação para a Champions League. A chegada de Cristiano Ronaldo foi só um sinal, já que a Liga Saudita gastou mais de 400 milhões de euros este verão e eles prometem não ficar por aqui. Contudo, acho que ainda todos desconfiamos dos próximos passos desta Liga saudita.

Muitos milhões, muitas notícias, mas a verdade é que eu não consigo deixar de reparar que notícias do mercado nacional quase que aparecem por acaso. Continuamos literalmente na sombra desta indústria. Outro fator interessante é perceber que, grandes clubes como o Manchester City e o Liverpool têm contratado pouco, e outros como o PSG e o Real Madrid estão numa fase de transição. Para estes, a abordagem ao mercado mudou.

Para terminar, o futuro de certos jogadores. Dá pena ver a situação de João Félix, é angustiante o momento de Mbappé e a novela Kane e Bayern já enjoa. Claramente já se viu que o lado financeiro é sempre o mais importante, mas o lado desportivo destes jogadores pode ficar com uma marca irreparável, e a carreira de João Félix nos últimos anos é um bom exemplo. Até 31 de agosto, lá vou eu continuar com a minha rotina, sempre à espera de ser surpreendido com um negócio que nunca ninguém descobriu nem tinha ideia que pudesse acontecer. Esses são os meus preferidos.

Artigo Tribuna VIP da autoria de Pedro Afonso

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira ‘protege-se’ de Ruben Amorim: Palmeiras coloca 180 milhões de euros de cláusula em jogador

O Palmeiras decidiu colocar uma cláusula de rescisão de 180 milhões de euros no novo contrato de José Manuel López.

Alanyaspor de João Pereira sobe ao 7.º lugar: eis os resultados da Liga turca

Alanyaspor de João Pereira venceu por 1-0 Rizespor. Kacper Kozlowski brilha na vitória do Gaziantep sobre o Goztepe.

Al Hilal sofre a primeira derrota para o campeonato

Al Hilal perdeu 2-0 em casa contra o Neom SC. Rúben Neves foi titular mas não conseguiu evitar a derrota.

Elche de Martín Anselmi cai aos 90′ contra a Real Sociedad

O Elche perdeu contra a Real Sociedad por três bolas a duas durante esta segunda-feira, num encontro a contar para a quarta jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.

Matheus Nunes e o duelo com o FC Porto: «Gostam de pôr o adversário lá atrás e controlar o jogo»

Matheus Nunes marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.