📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O 11 ideal do clássico | SL Benfica x FC Porto

- Advertisement -

Com o maior clássico do futebol português à porta, é altura de analisar e eleger, com base na minha opinião, um 11 ideal entre SL Benfica e FC Porto, as duas equipas mais vencedoras de Portugal.

De relembrar que o duelo está marcado para esta sexta-feira, dia 29 de setembro, às 20:45 no Estádio da Luz, local onde o Benfica apenas venceu o FC Porto por uma vez, em jogos a contar para a Liga Portuguesa, desde a época 2013/14.

Um grande confronto em perspetiva dado a qualidade ser evidente de ambos os lados e, apesar do momento de forma das equipas ser diferente, este género de jogos são à parte de qualquer outro.

Estes 11 foram escolhidos tendo em conta os jogadores que estarão disponíveis para ir a jogo e o momento de forma de cada um.

Guarda-redes

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Diogo Costa: O melhor guarda-redes português da atualidade e um dos melhores do mundo, joga no FC Porto e representa a seleção das quinas. Com apenas 24 anos, Diogo Costa é dos jogadores mais importantes dos dragões e da seleção, algo conquistado pelo próprio, com várias exibições memoráveis, em competições de alto nível. O “99” do FC Porto é imprescindível no 11 dos azuis e brancos.

Defesa

João Mário FC Porto Gil Vicente
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

João Mário: O lateral direito do FC Porto é um dos atletas do plantel de Sérgio Conceição que mais sofre de lesões, principalmente nas fases em que está a jogar bem. Sem elas é, sem dúvida, o melhor lateral direito da Liga Portuguesa.

Forte no cruzamento, no 1vs1 e defensivamente tem melhorado bastante nos últimos anos. Sem lesões, o potencial do lateral dos dragões é elevadíssimo.

Danny Namaso Porto Nicolás Otamendi Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Otamendi: O campeão do mundo pela seleção argentina e capitão das águias é uma máquina. A idade não lhe faz mossa e parece que apenas o deixa melhor. Sem dúvida um dos melhores defesas centrais do campeonato português e do mundo.

Pepe
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pepe: Apesar de estar – quase de certeza – fora do clássico (Nota de editor – este texto foi escrito antes da confirmação da ausência de Pepe) , Pepe é uma das peças fulcrais na muralha defensiva de Sérgio Conceição e, caso não esteja presente, fará uma falta inimaginável ao plantel azul e branco. Num jogo onde as emoções estão à flor da pele, a experiência pode ser muito importante, além da qualidade individual do internacional português.

Pepe, apesar de não ter um histórico recente com SL Benfica muito favorável, de relembrar a expulsão na Supertaça, é um dos melhores jogadores dos dragões e isso é inegável, principalmente se olharmos para individualidades nesse setor.

Fredrik Aursnes SL Benfica FC Porto
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Aursnes: O polivalente Aursnes tem sido uma agradável surpresa como lateral esquerdo e compõe este 11 ideal do clássico nessa mesma posição. O norueguês que chegou às águias como médio defensivo tem sido um autêntico todo o terreno.

Tendo completado em Portimão 50 jogos com as cores do SL Benfica, Aursnes jogou 21 vezes como extremo esquerdo, dez vezes como médio defensivo, seis vezes como lateral esquerdo, cinco vezes como lateral direito, seis como médio centro, uma como segundo avançado e por fim, uma como avançado centro. Dados que demonstram bem a sua capacidade de ler o jogo e a importância que tem para os encarnados.

Meio-campo

Nico González Alan Varela são dois dos reforços do FC Porto
Fonte: Bernardo Benjamim/Bola na Rede

Alan Varela: Chegou, viu e jogou. O médio argentino tem sido uma agradável surpresa neste arranque de temporada para os dragões.

Veio para “substituir” o sul-americano Uribe e está a fazer muito bem o seu papel, apesar de não ser, comparando com o colombiano, um mestre na ocupação de espaço, acrescenta bastante com a bola no pé e, à semelhança de Matheus, também é um médio muito combativo, algo que Sérgio Conceição admira para esta posição.

Roger Schmidt tem apostado sempre em Kokçu. Benfica x Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Kokçu: O “10” das águias valeu totalmente o investimento. O jogador da Liga com mais passes progressivas é imparável e apesar de às vezes parecer um pouco apagado no jogo, o norueguês está sempre com as “antenas ligadas”. Sempre muito criterioso na forma como faz a equipa do SL Benfica jogar, sendo ele quem decide quando acelerar e quando abrandar.

Aconselho, a quem esteja a ler este artigo, a assistir ao passe que Kokçu fez, na passada jornada, para Neves assistir Musa no segundo golo do SL Benfica, em Portimão.

João Neves SL Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

João Neves: O ritmo elétrico, a capacidade de descobrir grandes passes e a sua leitura de espaço, caracterizam o jovem mais promissor na Liga Portuguesa. João Neves é um dos jogadores mais importante da estrutura de Roger Schmidt, desde o fim da época passada. Num jogo tão acesso como será este com o FC Porto é necessário que jogadores como estes estejam em campo, pois são importantíssimos na face defensiva e para sair de situações de pressão alta, seja em progressão com bola ou com um passe para descongestionar.

Extremos

Di María e Musa estiveram em destaque na Supertaça entre SL Benfica e FC Porto.
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Di Maria: Já são cinco golos e uma assistência em seis jogos, o que traduz bem o impacto que o internacional argentino tem tido nos encarnados. Apesar da idade e de já não ter a energia de outros tempos, principalmente para ajudar em zonas defensivas, ofensivamente é diferenciado dos demais, não só dentro do plantel encarnado como do campeonato português. Sem dúvida a melhor contratação do mercado português e com um campeonato ainda em fase embrionária, o melhor ainda está por vir.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Rafa: Um dos jogadores mais desequilibrados do campeonato português, começou a época a “voar” e, assim como no ano transato, tem sido imperial na manobra ofensiva do SL Benfica. Tem liberdade para acelerar, chegar a zonas de finalização e transcender na fórmula de Schmidt.

Na atual temporada disputou oito jogos, onde fez três golos e as impressionantes cinco assistências, sem esquecer que em duelos com o FC Porto (25 jogos) fez cinco golos, alguns deles importantes nos resultados finais.

Avançado

Mehdi Taremi é um dos jogadores decisivos do FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Taremi: À semelhança do que aconteceu com Galeno, o início de época de Mehdi Taremi não foi o melhor, mas claro, os grandes jogadores sabem superar estes maus momentos. Na Amadora foi onde o “9” deu a volta por cima com um golaço que viria a dar uma vitória importante para os dragões (0-1), sendo que em Hamburgo também teve um papel importante nas dinâmicas ofensivas do FC Porto, acabando por também fazer o “gosto ao pé”.

Contra o SL Benfica, Taremi, por norma, exibe-se muito bem e com um impacto direto nos resultados positivos para o FC Porto, seja em assistências, mas principalmente em golos.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.