📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alpine: Voltar ao ‘top 5’ ou será mais uma época fracassada | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Alpine, a equipa francesa da Fórmula 1, não correspondeu às expectativas em 2023. Depois do 4.º lugar no Campeonato de Mundo de Construtores de 2022, o melhor resultado de sempre da equipa em três anos de existência, com 173 pontos, a Alpine desceu duas posições no ano seguinte, terminando a última época com 120 pontos no 6.º lugar.

Apenas a Alfa Romeo – que mudou de nome para Stake – desceu mais na classificação, durante o mesmo período, passando de 6.º lugar para o 9.º lugar. O que aconteceu para haver este retrogresso da Alpine? Quais são os motivos que levou a Alpine a ter um pior desempenho?

INSTABILIDADE ANTES DA ÉPOCA

Nas últimas semanas da época 2022 da Fórmula 1, houve o anúncio da retirada de Sebastian Vettel, e Fernando Alonso, que corria na altura pela Alpine, anunciou que a Aston Martin seria a sua próxima casa, a partir da época 2023 – acabou por ser uma boa decisão. Com isso, abriu-se uma vaga na equipa francesa, sabendo que Esteban Ocon garantiu a continuidade no monolugar.

Alpine anunciou que Oscar Piastri, piloto suplente da equipa francesa em 2022, seria o substituto. Normalmente, nesta situação, acreditamos no comunicado. Parecia estar tudo bem. No entanto, o jovem piloto australiano afirmou que não era verdade, e que não vai representar a equipa francesa na próxima época. Os adeptos ficaram confusos. Piastri, depois de ter vencido o caso na FIA, assinou contrato com a McLaren, ficando com o lugar de Daniel Ricciardo.

O lugar vago da Alpine acabou por ser preenchido pelo piloto francês Pierre Gasly, que representava a AlphaTauri. Por isso, pela primeira vez na história da equipa francesa, os dois pilotos eram da nacionalidade da marca da equipa.

RESULTADOS AQUÉM DAS EXPECTATIVAS

2023 não foi o melhor ano para aAlpine: desceu dois lugares no Campeonato de Mundo de Construtores, e ganhou menos 53 pontos em relação a 2022. A equipa francesa esteve longe do seu melhor.

Apesar dos dois pódios conquistados, um de cada piloto, em 2023, os resultados foram muito inconstantes. Tirando os dois 3.º lugar conquistados, apenas tiveram mais um resultado no ‘top 5’: o 4.º lugar de Esteban Ocon no Grande Prémio de Las Vegas – o 3.º lugar de Gasly no Sprint do GP da Bélgica não conta para esta estatística.

Os dois pilotos ficaram apenas três vezes entre os cinco melhores em 22 Grandes Prémios, ou seja, conseguiram estar no ‘top 5’ em três das 44 hipóteses possíveis – cada piloto teve 22 hipóteses para estar no ‘top5’, uma hipótese por cada Grande Prémio. Dado aos resultados abaixo das expectativas, ambos os pilotos terminaram 2023 fora do ‘top 10’, com Pierre Gasly a terminar a época em 11.º lugar, enquanto Esteban Ocon ficou logo atrás do compatriota e colega de equipa.

Os números são preocupantes para a Alpine. Quando a equipa era conhecida como a Renault, ganharam vários campeonatos – 12 Campeonatos de Mundo de Construtores e 11 Campeonatos de Mundo de Pilotos.

Os resultados aquém das expectativas teve como consequência a saída de vários elementos da equipa, que começou no verão e terminou no último mês: Phillipe Krief (CEO); Otmar Szafnauer (Chefe de equipa); Alan Permane (Diretor desportivo); Pat Fry (Diretor técnico); e Davide Brivio (Diretor de projetos de expansão de corridas).

NOVOS INVESTIDORES QUEREM MUDAR RUMO DA EQUIPA

A equipa vai ter uma nova vida em 2024. Além das várias mudanças internas, 24% das ações da equipa de F1 foram vendidas a um grupo de investidores, contando com nomes como Ryan Reynolds, Rob McElhenney e Michael B. Jordan, liderado pela Otro Capital, por 200 milhões de euros.

Alec Scheiner, co-fundador da Otro Capital, afirma que a parceria pretende “melhorar a imagem da Alpine na Fórmula 1 a nível mundial”, em vários departamentos, como venda de bilhetes, ‘merchandising’, licenciamento e patrocínios.

Matt Harman, novo diretor técnico da Alpine, revela que o monolugar de 2024, apesar de ter “alguma inspiração no RB19” (carro da Red Bull na última época), vai ter o seu próprio rumo, garantindo que a Alpine “não pretende imitar algo”.

Ocon e Gasly têm a tarefa de colocar, novamente, a Alpine entre as cinco melhores equipas da Fórmula 1. 2024 vai ser um ano importante para a equipa francesa.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez destaca jogador da Seleção Nacional: «Para mim é o melhor jogador do mundo»

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal. Selecionador Nacional respondeu depois à comunicação social.

Roberto Martínez e o anúncio de Matheus Nunes antes dos centrais: «A polivalência é importante»

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal. Selecionador Nacional respondeu depois à comunicação social.

Roberto Martínez reage à nomeação para melhor treinador do mundo: «É um sinal do que a equipa está a fazer»

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal. Selecionador Nacional respondeu depois à comunicação social.

Rui Borges e o conflito entre Ousmane Diomande e a Costa do Marfim que coloca a CAN em risco: «Se ficar triste também ficarei...

Rui Borges realizou a antevisão ao Santa Clara x Sporting. Jogo marca a 11.ª jornada da Primeira Liga e realiza-se nos Açores.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges atualiza estado clínico de Iván Fresneda e Nuno Santos: «Quero que em janeiro me dê mais dores de cabeça»

Rui Borges realizou a antevisão ao Santa Clara x Sporting. Jogo marca a 11.ª jornada da Primeira Liga e realiza-se nos Açores.

À porta da Seleção Nacional: Eis vários jogadores que Roberto Martínez mencionou

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal. Selecionador Nacional respondeu depois à comunicação social.

Rui Borges não se alonga nas polémicas de arbitragem: «Estamos em 2025, não no passado»

Rui Borges realizou a antevisão ao Santa Clara x Sporting. Jogo marca a 11.ª jornada da Primeira Liga e realiza-se nos Açores.