NASCAR para aprendizes: O que saber mais sobre o campeonato das «ovais»?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing, em inglês) é uma competição de desporto motorizado que corre maioritariamente em pistas em formato de oval. Uma competição com raízes no tempo da ‘Lei Seca’ nos Estados Unidos da América, onde os denominados contrabandistas para transportar bebida e fugir à polícia modificavam os seus automóveis. Em março de 1933 a Lei Seca foi abolida pelo presidente Franklin D. Roosevelt, mas os contrabandistas continuaram a divertir-se com os seus carros, sempre prontos a demonstrarem uns aos outros quem seria o mais rápido.

Em 1935, na Flórida, mais propriamente em Daytona Beach, Bill France Sr. começou a organizar corridas para as pessoas assistirem, dando também prémios para os vencedores. A série acabou por ser um sucesso, dando aso para a fundação da National Championship Stock Car Circuit, conhecida como NCSCC e mais tarde dando origem à NASCAR. Hoje em dia, a NASCAR sanciona mais de 1500 corridas anuais, em mais de cem pistas pelos EUA, mas também Canadá, México, Brasil e até na Europa. Em vez de um total de pontos por toda a temporada, em 2004 a NASCAR decidiu dividir a temporada numa fase regular e numa fase de playoffs. Num total de 36 corridas, a segunda parte da temporada é composta por dez corridas, onde a cada três caem X pilotos. Na final, apenas quatro disputam o título, mas o pelotão continua a correr todas as corridas.

Os carros

Em 2022 a NASCAR introduziu uma nova geração de carros na CUP Series, denominados de NEXT GEN.

Esta é a geração com mais mudanças. Os novos carros da CUP Series quebraram com muito do tradicional nas corridas americanas.

De modo a baixar custos, o que acabou por não acontecer, a NASCAR fez com várias peças fossem iguais para todas as equipas, o que torna esta sétima geração de carro numa espécie de carro spec, parecido ao que acontece na IndyCar.

Uma das mudanças mas faladas foi a troca de uma caixa, em H, de quatro velocidades, para uma caixa sequencial, de cinco velocidades. Juntamente com esta mudança, os NEXT GEN têm um eixo ode transmissão.

Hoje em dia, estes carros estão muito parecidos com os Supercars, que correm na Austrália, do que com os originais Stock Cars.

As pistas

A NASCAR corre maioritariamente em pistas ovais, com o calendário de 2024 da CUP Series a conter 31 corridas deste tipo. Mas, nem todas as ovais são iguais.

Existem as denominadas superspeedway: Daytona e Talladega, pista de mais de duas milhas onde o pelotão corre junto, a mais de 300km/h, e onde a probabilidade dos Big One (grandes acidentes) sejam maiores.

Depois, existe pista mais tradicionais, sendo estas de 1.5 milhas ou de apenas uma milha. As ovais com menos de uma milha são denominadas de pistas curtas e trazem sempre outro tipo de espetáculo às corridas. Para além das ovais, onde só se vira para a esquerda, a NASCAR também passa por circuitos convencionais, como o COTA, Watkins Glen ou Sonoma Racway. Em 2023, estrearam-se em circuitos citadinos, com a corrida na baixa de Chicago.

David Pacheco
David Pachecohttp://www.bolanarede.pt
Foi a ver o SATA Rally Açores que começou a paixão. A partir daí, tudo o que tenha rodas e um motor, o David é adepto! Da terra ao alcatrão, quase nada escapa.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid goleado pelo Rayo Vallecano e mantém registo miserável

O Atlético Madrid foi ao Butarque perder contra o Rayo Vallecano por três bolas a zero, num encontro da 24.ª jornada da La Liga.

Jan Bednarek inaugura o marcador na Choupana de cabeça

O CD Nacional recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Jan Bednarek abriu as contas da partida com cabeceamento forte.

Anísio Cabral perto de renovar com o Benfica: eis o tempo de contrato e a (elevada) cláusula de rescisão

Anísio Cabral está perto de renovar contrato com o Benfica. O jogador vai assinar um vínculo até 2031, com uma cláusula de 80 milhões de euros.

Endrick eleito o jogador do mês de janeiro na Ligue 1 pelo sindicato de jogadores

O sindicato de jogadores do futebol francês elegeu Endrick como o jogador do mês de janeiro na Ligue 1. O avançado apontou 3 golos e 1 assistência em 3 jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Caos no Sevilha: Matías Almeyda pode sofrer suspensão histórica

Matías Almeyda foi expulso durante o jogo entre o Sevilha e o Deportivo Alavés, mas recusou-se a sair de campo.

Jesé Rodríguez foi flop no Sporting mas em 2025/26 ainda faz a diferença

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último verão e este domingo garantiu o empate dos insulares frente ao Mirandés.

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.