A procissão vai no adro mas o silêncio é ensurdecedor | Ciclismo

modalidades cabeçalho

Em abril de 2022, houve uma nova desilusão no Ciclismo nacional. A equipa W52/ FC Porto / Porto Canal foi alvo de buscas e as suspeitas de doping acabaram por tornar arguidos os principais responsáveis e a maioria dos ciclistas.

O conjunto portista tinha vencido cinco das seis últimas Voltas a Portugal e pela forma, como controlavam o desenrolar da Grandíssima, parecia ser uma equipa imbatível e com um elenco de ciclistas muito experientes.

Sem atletas para a Volta 2022, foi admitida a possibilidade da equipa participar, com atletas contratados de propósito, com a concordância claro da organização da prova. Quando há dúvida no mérito, ainda para mais numa modalidade massacrada por casos de doping, não se deveria ter alimentado a possibilidade na participação na Volta.

O desmoronamento da formação dominadora da principal prova do calendário nacional acentuou-se com a suspensão da licença da equipa por parte da União Ciclista Internacional e, com a posterior, desistência em apresentar equipa para a temporada seguinte.

No entanto, ainda foi mais chocante a admissão da culpa de alguns dos maiores nomes do pelotão em Portugal. As vitórias da equipa foram apagadas, a formação velocipédica extinta, mas as reações foram parcas.

Desde logo, não houve uma resposta firme da Federação a este caso que assombra ainda mais o Ciclismo. Por outro lado, os responsáveis da equipa admitiam mudar-se para Espanha, contratar novos atletas, mas nunca pareceu existir uma preocupação sobre o que se passou de errado ou uma aparente postura de colaboração para contribuir para a transparência da modalidade. Da organização da Volta, não houve também um discurso mais assertivo sobre este caso, apesar de o papel principal não ser aí.

Por último, como é que um clube como o FC Porto se deixa enredar nas teias da corrupção desportiva, neste caso no doping, e não houve nenhuma palavra a tentar transmitir uma mensagem de admissão de erros ou de corrigir a má imagem que traz ao clube.

O que parece é que a preocupação não abundou num caso por, se calhar, terem existido muitos mais anteriormente. Porém, o mundo do ciclismo português precisa de se mostrar assertivo, unido e mostrar que está realmente empenhado em combater estes casos e lutar pela transparência. Não falta só o dinheiro para melhorar a modalidade em Portugal e tornar as equipas e a competição mais competitivas e mais atrativas às grandes formações do pelotão internacional e do calendário World Tour.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Lino deixa recado à antiga equipa: «O Flamengo é melhor do que o Atlético de Madrid»

Samuel Lino trocou o Atlético Madrid pelo Flamengo e não teve papas na língua. O avançado brasileiro garantiu que a sua nova equipa é melhor do que a anterior.

Ferro deixa o Estrela da Amadora e vai continuar na Primeira Liga

Ferro vai continuar na Primeira Liga. O defesa-central português de 28 anos vai trocar o Estrela da Amadora pelo Estoril Praia.

Barcelona tem oferta de 60 milhões de euros por Ferran Torres

O Barcelona pode perder Ferran Torres neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pela Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Xabi Alonso fecha a porta a jogador pretendido pelo Borussia Dortmund

O Real Madrid não tem interesse em vender Diego Aguado neste mercado. O defesa está a ser pretendido pelo Borussia Dortmund.

Giannis Konstantelias foi associado ao Benfica e tem futuro definido

Giannis Konstantelias vai continuar no PAOK. O clube grego convenceu o médio a ficar e a renovar contrato.

Ruben Amorim elogia jogador do Manchester United: «Estou muito feliz com ele»

Ruben Amorim deixou elogios a Rasmus Hojlund, admitindo que as prestações do avançado têm sido muito interessantes.