O fim para uns, o início para outros | Benfica x Arouca

Benfica
Primeira Liga, 33.ª jornada: domingo, 12 de maio de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS QUEREM UMA DESPEDIDA HONROSA NA LUZ, VISITANTES ALMEJAM O ÚLTIMO OBJETIVO

Num frustrante, mas já seguro, segundo lugar da tabela classificativa, o Benfica recebe o surpreendente Arouca de Daniel Sousa, que procura apenas o prestígio do sexto lugar, uma vez que a manutenção é, há muito, um dado adquirido, e a Europa, uma miragem distante.

Por isso, tanto encarnados como arouquenses entram na Luz com a leveza de que, independentemente do resultado, as jornadas finais já pouco interessam para o balanço da época. Ainda assim, tanto este jogo, como a última jornada do campeonato, servem como cerimónias finais de ciclo que, normalmente, se querem positivas e preparatórias para um futuro risonho.

Do lado encarnado, Roger Schmidt já confirmou que a partida frente ao Arouca será a última de Rafa como jogador do Benfica no Estádio da Luz. Depois de oito anos, o avançado português prepara-se para se despedir dos adeptos em casa e, após inúmeras glórias de águia ao peito ao longo dos últimos anos, a visão encarnada não espera um cenário diferente na sua despedida.

Por outro lado, com o fim da linha de Rafa, da temporada, e, possivelmente, de outros atletas também, abre-se uma porta para novos jogadores se tornarem protagonistas e brilharem ainda na presente época. Entre jogadores menos utilizados ou até estreantes, são esperadas mudanças significativas ao longo do encontro por parte de Roger Schmidt. Se jogadores como André Gomes, Diogo Spencer, João Rego e Gianluca Prestianni não marcaram a habitual presença no jogo da equipa B, a inclusão dos mesmos no plantel da equipa principal é um cenário possível e a considerar.

Já os visitantes, que também se encontram em momentos de despedida, querem fechar a passagem de Daniel Sousa de uma forma positiva e memorável. Ainda antes do treinador, os arouquenses já viram partir o melhor marcador da equipa, Rafa Mujica, que rumou na semana passada ao Catar, deixando assim uma grande vaga no plantel por preencher. Com o mercado de verão à vista, as candidaturas para a posição de ponta de lança podem não chegar a abrir se, até lá, alguém conquistar o lugar e conseguir convencer.

10 DADOS RÁPIDOS

1.Na Luz, em jogos a contar para o campeonato, o Benfica não sofreu qualquer derrota esta temporada.

2. Os encarnados vêm de uma derrota, a segunda nos últimos cinco jogos.

3. O Arouca vem de três empates consecutivos.

4. A última vitória do Arouca fora de casa aconteceu em Braga, onde venceu por três bolas a zero.

5.No último confronto entre ambos, as águias saíram vitoriosas ao vencerem por três golos de diferença em Arouca.

6. O Benfica nunca perdeu com o Arouca na sua história.

7. O melhor resultado dos visitantes frente ao conjunto da Luz foi um empate a duas bolas em 2013.

8. Há se encontros que o Arouca não consegue marcar qualquer golo aos encarnados.

9. Nos últimos cinco confrontos entre ambos, o Benfica marcou 14 golos.

10. O árbitro da partida será Fábio Melo.

JOGADORES A TER EM CONTA

Tiago Gouveia, João Neves e David Neres celebram um golo do Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Tiago Gouveia – Após ter sido emprestado ao Estoril na temporada passada e ter servido como um jogador de rotação na atual, a evolução do extremo formado no Seixal tem sido notória. Ele que ao longo da época foi sempre correspondendo de forma positiva ao espaço concedido, é um elemento crucial para o planeamento da próxima temporada e terá certamente um papel diferente nesses moldes. Um papel de maior destaque.

Num jogo em que se acredita haver mais tempo e espaço para outros protagonistas, Tiago Gouveia assume-se como o principal candidato a brilhar frente ao Arouca, nesse contexto. Posto isso, é preciso olhar cada vez mais atentamente para as suas prestações, considerando que poderão ser cada vez mais importantes e fundamentais num futuro próximo.

Cristo González FC Arouca
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Cristo González –  17 golos e 10 assistências marcam a temporada do espanhol até ao momento. Na sua primeira passagem por Portugal, depois de várias experiências em terras vizinhas, o impacto do avançado na estrutura do Arouca é inegável. Face à partida do melhor marcador da equipa, o terceiro melhor de toda a competição, Rafa Mujica, os holofotes recaem inevitavelmente sobre Cristo que terá, no Estádio da Luz, possivelmente uma das suas últimas oportunidades para fazer uso da camisola amarela do Arouca. Como é habitual depois de uma época de grande destaque, quer individual, quer coletivo, os milhões irresistíveis batem à porta e impedem que o projeto e os indivíduos que o compõem sigam um caminho juntos de forma contínua. Assim sendo, há que aproveitar a sua presença enquanto é uma realidade a ter em conta.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino e João Neves; Di María, Rafa Silva e Tiago Gouveia; Marcos Leonardo.

Treinador: Roger Schmidt

«Queremos praticar um bom futebol e vencer, e no último jogo, no terreno do Rio Ave, também tentaremos vencer o jogo para terminar esta temporada com boas sensações. É algo que devemos a nós e aos adeptos. Foi algo que discutimos durante a semana, treinámos muito bem e agora queremos transferir isso para o nosso estádio».

Arouca: João Valido; Bogdan Milovanov, Javi Montero, Matías Rocha e Weverson; David Simão e Busquets; Jason, Cristo González e Sylla; Marozau.

Treinador: Daniel Sousa

«Sabemos da dificuldade do jogo pela qualidade do adversário, um adversário que tinha aspirações a ser campeão e que joga para ganhar todos os jogos. Essa dificuldade vai continuar a estar presente».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Arouca

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Ramon Menezes já não é selecionador Sub-20 do Brasil após ser eliminado na fase de grupos do Mundial

O Brasil não conseguiu ir além da fase de grupos no Mundial Sub-20 no Chile e decidiu terminar o contrato do selecionador Ramon Menezes.

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

Luton Town demite o treinador Matt Bloomfield após derrota frente ao Stevenage

O Luton Town acumulou a terceira derrota em cinco jogos e decidiu despedir Matt Bloomfield, que tinha chegado em janeiro deste ano.

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.