Paris 2024, Natação #1: Quem são os cinco destaques da natação nos primeiros quatro dias de competição?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A natação é dos desportos mais tradicionais nos Jogos Olímpicos modernos. Esta modalidade está presente desde a primeira edição além de ser a segunda que mais distribui medalhas, apenas atrás do atletismo.

Neste início de competição, já se realizaram diversas finais com vários medalhistas diferentes. Contudo, o Bola na Rede selecionou os cinco maiores destaques da natação nestes primeiros quatro dias de Jogos Olímpicos .

Mollie O’Callaghan

A atleta australiana, de apenas 20 anos, é, até ao momento, o grande destaque da modalidade, ao ser a única nadadora a ter duas medalhas de ouro conquistadas.

Depois de ter vencido também duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nas provas de 4×100 m livre e de 4×100 m estilos, Mollie O’Callaghan voltou a repetir o feito nos 4×100 livre. Contudo, a sua grande vitória foi nos 200 m livres, conquistando pela primeira vez a medalha de ouro numa prova individual.

Nestas duas vitórias, a nadadora não só bateu a concorrência como também quebrou o recorde olímpico de ambas as provas. A australiana mostrou-se superior às adversárias, principalmente nos 200 m livre, onde dominou a segunda metade da prova.

Ariarne Titmus

Mollie O’Callaghan não foi a única nadadora australiana a destacar-se nestes primeiros quatro dias, já que Ariarne Titmus voltou a conquistar a medalha de ouro nos 400 m livre, prova que já tinha vencido há três anos, em Tóquio.

Titmus bateu as suas grandes rivais McIntosh e Ledecky, permanecendo lado a lado com o tempo de recorde do mundo até aos últimos 50 metros. Excelente exibição da nadadora de 23 anos, que triunfou numa das provas mais aguardadas dos Jogos Olímpicos.

Além desta grande vitória, a australiana conseguiu a medalha de prata nos 200 m livres, perdendo justamente para a sua compatriota Mollie O’Callaghan, que quebrou o seu recorde olímpico nesta categoria.

David Popovici

O romeno, conhecido pela sua falta de emoção facial antes e depois das provas, mostrou-se em grande forma na prova de 200 m livre, onde triunfou por apenas dois centésimos.

Com 19 anos, David Popovici já um dos nadadores mais rápidos do mundo, principalmente no estilo livre.

O atleta romeno entra em ação hoje à noite, onde é um dos favoritos a conquistar uma medalha na final dos 100 m livres, tendo feito o quinto melhor tempo da meia-final.

Summer McIntosh

Summer McIntosh é um verdadeiro fenómeno nas provas de 400 metros, estreando-se nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, com apenas 14 anos. Agora com 17, a jovem nadadora canadiana já tem no seu currículo duas medalhas, uma de ouro e uma de prata.

Logo no primeiro dia, McIntosh conseguiu o segundo lugar no pódio na prova de 400 m livre, ficando atrás de Titmus. A medalha de ouro chegou dois dias depois, nos 400 m estilos.

A prova  foi totalmente dominada pela canadiana, que deixou a sua concorrente mais próxima a mais de cinco segundos de distância, liderando do início ao fim.

Leon Marchand

O nadador do país anfitrião não desapontou os adeptos franceses, ao quebrar o recorde olímpico do lendário Michael Phelps nos 400 m estilos. O atual recordista do mundo não deu hipóteses aos seus adversários na final, vencendo por uma margem mais que confortável.

O francês vai ter hoje à noite a oportunidade de conquistar mais uma medalha em casa, sendo o grande favorito da prova de 200 m bruços, após ter feito o melhor tempo da meia-final.

A natação tem sido alvo de diversas polémicas, principalmente pela queixa de vários nadadores em relação à piscina, que não cumpre os regulamentos por ter uma baixa profundidade, diminuindo a velocidade dos atletas.

As expetativas para as próximas provas estão elevadas, com ainda várias finais a serem disputadas nos próximos dias. De salientar que a natação termina no dia 4 de agosto, com as finais de 4×100 m estilos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode deixar Al Nassr e já é conhecido o valor da cláusula de rescisão do português

Cristiano Ronaldo pode deixar o Al Nassr. Avançado não está satisfeito com diferença de tratamento para com o Al Hilal.

João Henriques e o embate com o Sporting na Taça de Portugal: «Somos ‘outsiders’ e tudo pode acontecer»

João Henriques marcou presença na conferência de imprensa de antevisão aos quartos-de-final da Taça de Portugal entre o AVS SAD e o Sporting.

Álvaro Arbeloa sob fogo no balneário do Real Madrid e com problemas para ganhar o respeito de alguns jogadores

Não está a ser fácil a caminhada de Álvaro Arbeloa no Real Madrid. Balneário tem dúvidas quanto à continuidade do técnico no clube.

Adriano Firmino deixa o Santa Clara e ruma à Liga da China

O Santa Clara anunciou a saída do médio Adriano Firmino, depois de três temporadas e meia no clube. O brasileiro assinou pelo Wuhan Three Towns.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes criticado por antigo internacional norueguês: «Seleção não é para quando apetece»

Fredrik Aursnes foi criticado por Yaw Amankwah por mostrar interesse em voltar à seleção para o Mundial 2026, depois de não ter participado na qualificação.

Diretor do Al Hilal responde a Cristiano Ronaldo: «Têm de lhe perguntar o que se passa»

Esteve Calzada, diretor executivo do Al Hilal, falou da atualidade do clube. Dirigente respondeu a Cristiano Ronaldo.

Darwin Núñez pode deixar o Al Hilal depois de apenas 6 meses e tem interessado com urgência para fechar negócio

Darwin Núñez é alvo do Fenerbahçe. O avançado uruguaio chegou ao Al Hilal no verão e pode voltar a trocar de clube neste mercado.