O retorno das seis horas do WEC aos Estados Unidos da América ficou marcado pela emocionante corrida que 34 carros nos proporcionaram. O vencedor à geral foi nada mais, nada menos, que o AF Corse Ferrari #83, conquistando assim a sua primeira vitória. Nos GTs, ganhou o Hearts of Racing #27, vencendo em casa perante todos os norte-americanos.
Escolhemos os melhores momentos de seis horas do World Endurance Championship que valeram por muitas mais. Foram vários os toques e peças que voaram nesta corrida.
O início de seis horas dramáticas
Depois de um mês e uma pausa de verão, o regresso do WEC não podia ter sido planeado de forma mais fantástica. Logo desde o início da corrida que tivemos incidentes que já mostravam o que COTA nos iria dar.
BMW apareceu, mas por pouco tempo
É uma imagem rara neste campeonato WEC, mas o BMW #20 ultrapassou o Ferrari #50 que estava em segundo lugar na corrida e o #83 que estava na boxs, e tornou-se ele o líder. Com a fraca prestação que temos sido habituados, foi uma surpresa ver o carro da marca alemã andar pelos lugares de topo. Infelizmente, terminou na 13.ª posição.
#85 desejou demais
A lutar pela segunda posição na altura, as Iron Dames tiveram um toque com o Corvette #81 e tiveram mesmo um furo no pneu traseiro direito, enquanto o TF Sport continuou na sua corrida. Perderam algum tempo e, acima de tudo, posições.
Peugeot fica pelo caminho
Não foi uma corrida fácil para o Peugeot #94 que foi cometendo alguns erros ao longo das cinco horas em que participou. Para além de não ter acabado a corrida, serviu ainda de amortecedor para o Ferrari #51 no início da corrida.
Buemi com erro de rookie
Foi este o toque que penalizou Sebastien Buemi e deixou o #8 para trás na classificação. O suíço encostou-se ao Porsche #6 quando saiu das boxs para o conseguir ultrapassar, mas acabou por se dar mal com esse movimento. Um verdadeiro “chega para lá” ao adversário que não favoreceu em nada os ex-campeões.
Terceiro carro da Ferrari na conquista do lugar mais alto
Provavelmente a vitória mais esperada desde que o carro #83 entrou em competição este ano: Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye vencem uma corrida à geral, depois do Ferrari #51 ter tido problema no início da corrida e um toque entre o Toyota #8 e o Porsche #6 os ter tirado da luta pela liderança.
Ainda assim, o #83 venceu apenas com um segundo de diferença para o Toyota #7, que terminou na segunda posição depois de partir de nono.
A próxima corrida WEC será no dia 15 de setembro, para 6h de Fuji, no Japão.