Os 3 pontos antes do FC Porto x Braga | Ressacas europeias

FC Porto Cabeçalho

É o jogo grande da oitava jornada da Liga Betclic. Depois de uma jornada menos sorridente na Europa League, tanto FC Porto como Braga querem uma vitória para balizar a pausa para os compromissos das seleções. Vítor Bruno e Carlos Carvalhal ainda são novidade, ao contrário dos problemas defensivos das duas equipas, que explicam as dúvidas que vão pairando pelos dois conjuntos.

A transição defensiva do FC Porto aliada a algumas falhas dos elementos da linha mais recuada tem dado pano para mangas e deve ser a principal dor de cabeça de Vítor Bruno neste momento. No lado do Braga, além das lacunas coletivas, a preocupação estende-se ao nível individual dos elementos mais recuados. Por estas razões, esperam-se golos no Dragão no jogo que, arrancando às 20:30 de domingo, dia 6 de outubro, fecha a oitava jornada do campeonato.

3 odds para apostar no FC Porto x Braga na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Braga

Construção do FC Porto: Danny Namaso, com quem o FC Porto começou a época, oferecia-se em apoio à construção dos dragões, permitindo uma saída mais apoiada que, com Samu Aghehowa, modificou. O perfil do avançado espanhol permite saídas mais diretas e rápidas, atacando a profundidade ou recebendo bolas longas, mas os dragões têm de continuar a desenvolver o modelo de jogo para não ficarem viciados nesta procura de um jogo mais direto. Encontrar o balanço entre uma saída mais direta e posses mais longas é o caminho para o FC Porto continuar a crescer.

Samu FC Porto
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Soluções nos corredores: A tendência de Carlos Carvalhal colocar um médio a partir de fora, para reforçar a capacidade combativa nos jogos grandes, será afetada pela ausência de Rodrigo Zalazar. Sem o uruguaio, o treinador arsenalista deverá continuar a lançar dois extremos puros por fora. A escolha dos perfis, muito variados e em abundância no Braga, determinará a maneira predileta dos minhotos atacarem cada um dos corredores do FC Porto.

Bruma
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Transições defensivas falíveis: Nem dragões nem arsenalistas dão totais garantias no momento defensivo, principalmente na transição, deixando espaços nas costas dos médios e pelos corredores que podem ser aproveitados. A presença de Alan Varela do lado do FC Porto – não havendo um equilibrador puro de nível semelhante no Braga – deixa antecipar maiores dificuldades a Carlos Carvalhal, mas a verdade é que ambas as equipas terão espaço e oportunidades para ferir o adversário. E, no que toca a atacar, tanto o FC Porto, com Samu Aghehowa a grande nível e a vertigem de Galeno e Pepê, como o Braga, com os perfis mais desconcertantes a partir de fora e Amine El Ouazzani a tentar vencer duelos, têm armas.

3 registos que a história nos dá

  1. O FC Porto vem de três vitórias consecutivas no confronto direto diante do Braga.
  2. A última vitória do Braga no Dragão data de 2020 (2-1).
  3. O Braga não marcou qualquer golo ao FC Porto nos últimos quatro jogos entre as duas equipas.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Braga

Samu Omorodion FC Porto Samu Aghehowa
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Samu Aghehowa: Tirando o jogo em Alvalade, em que entrou em campo numa fase mais adiantada da partida, Samu marcou em todos os jogos do FC Porto. O bis contra o Manchester United seria facilmente um hat-trick, não fosse a extraordinária defesa de André Onana ao remate do espanhol que deu origem golo de Pepê e mostrou todos os argumentos do avançado internacional sub-21 por Espanha no posicionamento na área e no ataque a cruzamentos.

Nico González FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Nico González: Pensa o jogo do FC Porto como poucos. Quer adiantando-se no triângulo do meio-campo, quer funcionando como interior esquerdo, mais baixo na saída de bola, o médio espanhol dá constantemente soluções aos dragões ao nível do passe e da gestão dos ritmos do jogo. Vítor Bruno deu o relógio ao médio espanhol que faz o jogo dos dragões acelerar ou pausar com grande competência.

Ismael Gharbi
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Ismael Gharbi: Não é uma volta à Espanha, mas poderia sê-lo facilmente. O médio espanhol chegou a Braga proveniente do PSG como um dos melhores produtos dos últimos anos da formação parisiense e, em poucos jogos, mostrou argumentos para ser elevado desde já a um dos mais entusiasmantes jogadores em Portugal. Pelo corredor central, aproxima a equipa do último terço, definindo já no meio-campo adversário, e faz maravilhas com o passe. Provavelmente partirá do banco, mas tem magia para mudar o jogo.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Francisco Moura; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González; Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Braga: Matheus Magalhães; Victor Gómez, Sikou Niakaté, Bright Arrey-Mbi, Adrián Marín; Vítor Carvalho, André Horta, Ricardo Horta; Bruma, Roger Fernandes, Amine El Ouazzani.

João Pinheiro árbitro
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: João Pinheiro
  • Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia
  • 4.º árbitro: José Bessa
  • VAR: André Narciso
  • AVAR: Vasco Marques

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Bruno Lage vai ser obrigado a mexer e há 2 candidatos ao lugar

O Benfica não vai poder contar com Amar Dedic na próxima jornada da Primeira Liga, já que o bósnio foi expulso frente ao Alverca.

Francesco Farioli tem muito para pensar: as 3 alternativas do FC Porto para a lateral direita depois da lesão de Alberto Costa

O FC Porto anunciou recentemente a lesão de Alberto Costa, que deve falhar a partida frente ao Nacional da Madeira.

Giorgi Kochorashvili comenta regresso ao Sporting: «É importante jogar bem no clube»

Giorgi Kochorashvili terminou a sua participação pela seleção da Geórgia e vai regressar em breve aos treinos pelo Sporting.

Sporting já tem sucessor para Morten Hjulmand no posto de capitão

O Sporting pode ver Morten Hjulmand deixar o emblema de Alvalade no próximo verão e Francisco Trincão é visto como o sucessor no posto de capitão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivan Baptista: «É a beleza do futebol esta imprevisibilidade e capacidade de equipas que não são favoritas conquistarem troféus»

Ivan Baptista analisou o desfecho do Benfica x Torreense. Supertaça Feminina jogou-se no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Mudanças praticamente confirmadas: os 3 jogadores no último ano de contrato com o Sporting

O Sporting tem três jogadores que estão no último ano de contrato com os leões: Jeremiah St. Juste, Matheus Reis e Hidemasa Morita.

Benfica: há 2 jogadores a finalizar contrato no final da época e situações são totalmente distintas

O Benfica tem apenas dois jogadores em final de contrato esta temporada: Nicolás Otamendi e Enzo Barrenechea finalizam o vínculo em junho.