📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Trabalho de casa do FC Porto anulou o AVS SAD

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se à Vila das Aves e goleou o AVS SAD por 5-0, com um hat-trick de Samu. O avançado demonstrou, novamente, o faro apurado para o golo.

O resumo do jogo podia ser este: FC Porto vence AVS por 5-0, com três golos de Samu. Os leitores perceberiam que o Porto tinha ganho, que o avançado tinha marcado três golos, mas não iam ser capazes de entender toda a análise tática, feita por Vítor Bruno e da sua equipa técnica, com o objetivo de anular o ouro do AVS (extremos).

Pormenorizadamente, o treinador portista explicou que, para controlar o AVS era preciso anular as “setas” que habitualmente têm apontadas à baliza. Dessa forma, alertar os laterais Martim Fernandes e Francisco Moura, para acautelar as subidas no terreno e não deixarem a equipa descompensada defensivamente uma vez que, dessa forma, o AVS poderia tirar partido da velocidade dos extremos e causar estragos na defensiva portista. Ainda assim, não lhes colocou um “funil” (expressão utilizada por Vítor Bruno em conferência de imprensa) e deu liberdade aos laterais para atacarem a profundidade, como já é costume na equipa azul e branca.

Nico González
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

Martim Fernandes e Francisco Moura apareceram várias vezes no ataque portista, o primeiro assistiu Samu, por duas vezes, na primeira parte. A aparição dos laterais era fruto da capacidade dos extremos, Pepê e Fábio Vieira, que, com bola, conseguiam temporizar a subida dos laterais e, no seguimento, projetá-los no terreno.

Fábio, português formado nos dragões, apareceu no onze inicial, pela primeira vez, esta época, sendo peça fundamental no desenho tático para este jogo. A sua capacidade com bola no pé permitiu esperar pela subida de Martim, lança-lo no corredor direito, e este cruzar para os golos de Samu, aos 32′ e 39′ minutos.

Nota 10 para a análise de Vítor Bruno e restante equipa técnica que, dessa forma, conseguiram anular completamente a formação de Vila das Aves, sem retirar todo o processo ofensivo caraterístico dos dragões, na presente temporada.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC x Benfica: António Miguel Cardoso apresenta providência cautelar após castigo

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, avança com providência cautelar depois da suspensão de 75 dias e multa.

Thiago Motta recusa vários clubes e continua com a mesma vontade

Thiago Motta não quer treinar de momento e recusou vários clubes nos últimos meses. Última experiência foi na Juventus.

AS Roma pode avançar com proposta por avançado do Manchester United: Há novidades

A AS Roma está interessada em contratar Joshua Zirkzee ao Manchester United e já tem proposta em mente. Eis a situação.

Frederico Varandas vai recandidatar-se no Sporting: eis as principais motivações e objetivos

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting. Já são conhecidas as principais motivações.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.