Braga chegou a acordo com o Málaga e vai pagar 7 milhões de euros por Ricardo Horta

O Braga chegou a acordo com o Málaga e o dossier Ricardo Horta foi, finalmente, resolvido. Arsenalistas pagarão sete milhões de euros.

Através de um comunicado, o Braga deu conta de que chegou a acordo com o Málaga para resolver a questão Ricardo Horta. Os arsenalistas vão pagar sete milhões de euros ao emblema espanhol, valor que já era expectável.

Recorde-se que o processo já se arrasta há anos. Ricardo Horta chegou ao Braga em 2016/17 por empréstimo do Málaga, tendo sido adquirido em definitivo na temporada seguinte.

Lê o comunicado do Braga:

«O SC Braga informa, para os devidos efeitos, que chegou a acordo com o Málaga FC para a resolução do processo que envolvia os dois clubes e o jogador Ricardo Horta. O SC Braga pagará 7 milhões de euros ao Málaga FC (mediante um plano de pagamento a 3 anos), passando, a partir desta data, a ser o detentor da totalidade dos direitos económicos do jogador.

Recorde-se que a transferência de Ricardo Horta do Málaga CF para o SC Braga não teve custos de transferência associados, com o emblema espanhol a manter na altura 67 por cento dos direitos económicos do jogador.

Mais se informa que este acordo só foi alcançado após sugestão do TAS-CAS, aquando do início do julgamento, a 25 de setembro de 2024. Sublinhe-se que o Málaga FC reclamava (já com base em decisão prévia da FIFA) uma compensação conexa com o jogador Ricardo Horta que ascendia, à data, a 13 milhões de euros.

No início da audiência, os árbitros que constituíam o painel do TAS-CAS, aludindo às boas relações institucionais entre clubes, convidaram os mesmos a tentar um entendimento amigável, devido à extrema complexidade do caso e ao desfasamento da posição dos clubes, as quais poderiam provocar o prolongamento da audiência e da produção e análise das provas, dificultando um possível acordo futuro.

Aceitando a sugestão do TAS-CAS, o SC Braga e o Málaga CF encetaram de imediato negociações, as quais permitiram obter um acordo e colocar termo a este processo.

Assim, e tal como referido em cima, foi acordado com o Málaga CF que o SC Braga procederá ao pagamento de cerca de metade do valor peticionado (7 milhões de euros), e que o fará mediante um plano de pagamentos a 3 anos. Além disso, o Málaga CF terá direito a 50 por cento da mais-valia de uma futura transferência do jogador, até ao máximo de 4.725 milhões de euros. Para se apurar a mais-valia, aplicar-se-á a percentagem referida sobre o valor da futura transferência, após dedução dos 7 milhões de euros referidos acima, mecanismo de solidariedade e custos com eventual agente de futebol.

Refira-se que o capitão Ricardo Horta é o melhor marcador da história do SC Braga, com 128 golos até ao momento, contabiliza 397 jogos oficiais com a nossa camisola e está a apenas 9 jogos de se tornar no jogador com mais jogos disputados ao serviço do SC Braga. Ao longo do seu percurso em Braga, cidade à qual chegou em 2016, o camisola 21 conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga. Além disso, consagrou-se como internacional português, tendo representado a Seleção Nacional no Mundial de 2022, no Qatar, e apontado um golo na prova».

Ricardo Horta Braga
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Martim Mayer explica polémica dos 4€ por mês: «Não é uma operação coração, uma intuição ou um pedido de esmola»

Martim Mayer foi entrevistado pelo Bola na Rede. Candidato à presidência do Benfica nas eleições de 25 de outubro deu a sua visão sobre o futuro dos encarnados.

Fotis Ioannidis muito feliz por estar no Sporting: «Estou a contar os dias para começar»

Fotis Ioannidis trocou o Panathinaikos pelo Sporting neste mercado de verão. Eis a nova mensagem do avançado.

Marko Grujic e o adeus ao FC Porto: «Vai estar sempre no meu coração»

Marko Grujic é oficialmente jogador do AEK Atenas. Médio sérvio deixa mensagem de despedida ao FC Porto após saída.

Miguel Reisinho atrai 3 clubes do Brasileirão: Há mais opções em cima da mesa

Miguel Reisinho continua sem clube depois da experiência no Boavista. Há várias equipas interessadas no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Por que Martín Anselmi recusou o Atlético Mineiro? Eis os motivos

Martín Anselmi não vai ser o novo treinador do Atlético Mineiro. Eis os motivos da recusa do técnico argentino.

Al Ittihad vê 60 milhões de euros por talento francês rejeitados e prepara-se para fechar Roger Fernandes depois de falhar Rodrigo Mora e Hugo...

O Al Ittihad continua a tentar fechar um reforço sub-21. Desta feita, foi Jean-Mattéo Bahoya quem ficou mais longe de se juntar ao clube saudita.

Seleção Nacional treinou esta terça-feira e houve uma ausência

Portugal vai enfrentar a Arménia nas eliminatórias para o Mundial 2026. Seleção Nacional treinou esta terça-feira na Cidade do Futebol.