Mais um Dakar, mais um ano de esperança

- Advertisement -

cab desportos motorizadosO novo ano está quase a começar, e como é hábito a prova a que chamam Dakar vai para a estrada logo no seu início (dia 2) com os portugueses mais uma vez a sonharem com uma possível vitória nas motos e com bons resultados dos sete (mais dois navegadores nos carros) pilotos lusos.

Nas motos é onde temos mais pilotos – cinco -, e três deles com aspirações à vitória à geral. Paulo Gonçalves continua com a Honda e parte para a estrada com o número 2; apesar disto será o número mais baixo em prova, uma vez que este ano não vai haver número 1. Marc Coma, que o deveria ter na sua mota por ter vencido o ano passado, reformou-se, o que só pode ser uma boa notícia para a armada lusa. Gostava ainda de relembrar que o “Speedy” o ano passado esteve sempre no pódio à geral e venceu uma etapa.

Com o número 7 temos Hélder Rodrigues, terceiro em 2011 e 2012. Regressou à Yamaha, depois da passagem pela Honda, após um decepcionante 12.º lugar à geral do ano passado devido a problemas numa etapa, mesmo assim conseguiu vencer duas etapas. Já Ruben Faria, segundo classificado de 2013, trocou a KTM pela Husqvarna. O número 8 quer melhorar o seu sexto lugar de 2015 numa luta que se espera muito animada e onde se terá de juntar mais alguns nomes como Toby Price, Joan Barreda ou Pablo Quintanilla.

Fora este trio luso temos ainda Mário Patrão (número 44) em KTM e Pedro Bianchi Prata (número 70) em Honda. Patrão quer tentar melhorar o 30.º lugar obtido em 2013, depois de ter desistido em 2015, e Bianchi Prata quer tentar melhorar o 29.º lugar de 2014, depois de não ter participado o ano passado.

Paulo Gonçalves quer melhorar o seu segundo lugar de 2015 Fonte: Facebook Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves quer melhorar o seu segundo lugar de 2015
Fonte: Facebook Paulo Gonçalves

Nos carros Carlos Sousa (número 309) é o único nome português como piloto, ele que é navegado por Paulo Fiuza. O piloto de Lisboa continua com a Mitshubishi depois de ter conseguido o oitavo lugar o ano passado e tenta manter-se no top10 este ano. Carlos Sousa é um dos pilotos mais consagrados da prova: mesmo nunca tendo conseguido ir ao pódio, a sua consistência torna-o num dos mais respeitados entre os pilotos. Com o número 313 na porta vai Filipe Palmeiro, continuando ao lado de Boris Garafulic. Palmeiro continua assim aos serviços da X-Raid, que faz correr os Mini.

Nesta vertente da prova sul americana os nomes de Sébastien Loeb e de Mikko Hirvonen saltam à vista de uma lista muito bem composta e que tal como nas motos promete muita emoção. A Peugeot depois de um ano de estreia muito negativo quer dar uma outra imagem e intensificar a luta com os Mini e a Toyota.

O último português em prova é José Martins, nos camiões. O piloto da Covilhã vai ter na porta do seu Renault o número 551 e vai tentar chegar ao fim depois de no ano anterior não ter conseguido tal feito.

A prova começa então dia 2, e vai decorrer até dia 16 na Argentina e na Bolívia. A Eurosport terá resumos diários da prova, mas a melhor forma de acompanhar a prova ao minuto é através do site da competição.

Imagem de capa: Facebook Carlos Sousa

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.