Cães de fila? Há muitos…

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Para quem não me conhece, anuncio que não vejo os programas de debate desportivo de domingo e de segunda-feira. É o pasto de gentinha com pouquíssima coluna vertebral e sem a dignidade necessária para defender instituições tão grandes como a História de cada clube. Não gosto de nenhum, nem dos do Benfica. Acho-os apenas escravos do status quo de cada clube, não servindo a verdade e a correcção. E só em Portugal é que os ex-futebolistas têm um papel tão irrelevante no “comentarismo”… Por aqui se vê o que somos.

Mas essa falta de coluna vertebral estende-se ao dirigismo. Onde não falta gente que apenas existe. Gente que está ali para ser e estar. Para se servir da sua posição. Que vive para espalhar ódio e pouco mais. Gente que acha muita piada ao “Milhafre não sei das quantas” e que aparece na TV a levantar suspeição sobre os demais, não se interessando pela verdade. Gente desprovida de qualidade desportiva, sem a dimensão humana para ocupar os cargos actuais e que é espelho de gente doente que de há um ano para cá aprendeu a usar o Facebook, nomeadamente o botão de “Partilhar”.

Mas o intróito serve um propósito: irei escrever sobre cães de fila, esse termo “inaciano”. Em particular de um. Falo de Octávio Machado. Octávio foi contratado para o SCP, lá está, para o lugar de Inácio, o tal que acusa outros de encostarem jogadores, para lançar poeira e ódio. Em particular sobre o Benfica, numa táctica mais que conhecida e experimentada noutros lados. E o ex-agricultor sabe perfeitamente o que é isso, que modo de vida é esse, desde os seus tempos de FCP, onde fazia o mesmo e bebia desse veneno que lhe davam. E ele, que pouco mais é que um capacho, com a mesma capacidade de pensar que as máquinas que usava nas cooperativas de Palmela, toma isso como verdades. E reproduze-as. E, como um burro que é colocado na nora pelo dono, continuando numa linguagem mais campestre, Machado anda a volta a reproduzir enquanto mandarem. Depois de a nora já não servir para a quantidade, abate-se o burro. E ele já foi abatido uma ou duas vezes. E é por isso que de vez em quando ataca o antigo dono. E já tinha atacado o futuro dono, na CM TV…

O papel a que o Palmelão se presta no Sporting equivale à sua dimensão física: pequeno, rasteiro. E, depois de ouvir ontem o seu regresso à ribalta da desinformação, ficamos todos com a certeza de que ele não serve o futebol, pois na sua primeira intervenção falou do Benfica, de Renato Sanches, mas de Slimani 0… Não serve o futebol mas antes serve-se dele e de gente que anda no desporto para espalhar o ódio. Serve a pior faceta do futebol: a ignorância e o facciosismo. Vive para alimentar imbecis que criam memes no Facebook a falar em foras-de-jogo e em pontapés de baliza, ou a falar de Renato Sanches… Está cá para criar comentadores de TV que se espumam pela boca quando o tema é Benfica, mas que são incapazes de admitir seja o que for… Quando contra o SCP.

Será recordado como um homem que pautou a sua passagem pelo futebol vestindo, no FCP e SCP, o papel de cão de fila. O tal papel de que Inácio gosta de falar… De moço de recados, de bombista ou sniper de ocasião. Servindo quem lhe paga e não convicções, deixando a dignidade para trás… Quando se fala da dimensão desportiva de Otávio, este não será recordado por ser um homem recto, leal e competente. Que fez avançar o belo jogo, que engrandeceu os seus clubes. Não! Será mais um que contribuiu para a treta chamada futebol português… Um Ministro da Informação à moda iraquiana em Alvalade, mas que fez o mesmo noutras paragens. Sendo só para isto que ele serve… Para alimentar ódio, alimentar suspeita. Fazer guerra de facção. É a sua utilidade. Meramente essa. Um bastardo enjeitado que é usado e rejeitado quando a guerrilha não serve a ninguém já. E esse dia chegará… Já aconteceu, irá acontecer de novo.

Foto de capa: Rodrigo Bertolino

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas soma nova vitória para a Taça da Turquia

O Besiktas recebeu e venceu o Keciorengucu por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Taça da Turquia.

Benfica: Já é conhecida a lesão de Richard Ríos

O Benfica anunciou durante esta quinta-feira que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito

Benfica confirma que João Veloso foi operado

O Benfica informou através de uma nota que João Veloso foi alvo de uma cirurgia durante a última quarta-feira.

Ainda te lembras de Luciano Vietto? Pode juntar-se a Enzo Pérez em novo desafio

Luciano Vietto prepara-se para um novo desafio na sua carreira, já que se encontra livre no mercado desde o final de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa continua em grande na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli recebeu e venceu o Ajman por três bolas a uma, em jogo da 10.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.