Publicidade

Os números dos dispensados de Francesco Farioli no FC Porto

Ricardo João Lopes · 2 min

Fábio Cardoso FC Porto
Foto: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Francesco Farioli dispensou quatro jogadores dos trabalhos de pré-temporada do FC Porto: Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Romário Baró e André Franco.

Os trabalhos de pré-temporada do FC Porto arrancaram às ordens de Francesco Farioli, mas nem todos os jogadores foram obrigados a apresentar-se no Olival, já que não entram nas contas do italiano para a próxima época, estando autorizados a procurar um novo emblema.

Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Romário Baró e André Franco não vão continuar ao serviço do FC Porto. Eis os números de cada um relacionados com as suas passagens pelo Dragão.

Samuel Portugal FC Porto B
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Samuel Portugal- Chegou ao FC Porto em 2022, proveniente do Portimonense por quatro milhões de euros, mas nunca entrou nas contas da equipa principal dos dragões. Somente realizou 10 jogos no clube, todos pela equipa B na temporada passada.

Diogo Costa e Cláudio Ramos estiveram sempre à sua frente e o seu percurso na equipa deverá estar a chegar ao fim. O guarda-redes está perto de rumar à Arábia Saudita, mais precisamente ao Al Akhdoud, conjunto orientado por Paulo Sérgio.

Fábio Cardoso Al Ain
Fonte: Al Ain FC

Fábio Cardoso- O defesa central destacou-se no Santa Clara e foi contratado pelo FC Porto em 2021 por dois milhões e meio de euros. O jogador conseguiu por momentos um papel relevante às ordens de Sérgio Conceição, mas na última temporada acabou por ser cedido.

O Al Ain foi o seu destino, onde realizou 29 encontros, com um golo marcado. Participou inclusivamente no Mundial de Clubes 2025, mas a formação dos Emirados Árabes Unidos optou por não o comprar. O seu atual valor de mercado é de três milhões de euros, segundo o Transfermarkt.

Romário Baró
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Romário Baró- Tal como Fábio Cardoso, o médio também passou a última temporada cedido, mas ao Basileia. Pelos suíços realizou 24 jogos, com um golo marcado.

O jogador foi o único formado no FC Porto e estreou-se pelos séniores em 2019, acabando por ser mais tarde emprestado ao Estoril Praia e ao Casa Pia. Romário Baró tem 25 anos e o seu atual valor de mercado é de um milhão e duzentos mil euros, de acordo com o Transfermarkt.

André Franco Porto
Fonte: Bernardo Benjamin / Bola na Rede

André Franco- O médio ofensivo esteve na última época no conjunto principal do FC Porto, mas é o último nome que não entra nas contas de Francesc Farioli. Chegou ao Dragão em 2022 proveniente do Estoril Praia, por quatro milhões de euros.

Na última temporada realizou 23 encontros, com um golo marcado. André Franco já sabe que terá que procurar um destino e quer rumar ao estrangeiro, já que realizou toda a sua carreira em Portugal. Tem atualmente 27 anos de idade. Está avaliado em dois milhões e meio de euros.

Ricardo João Lopes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Benfica

2 anjos e 2 diabos convertidos | Benfica

O mundo não é transparente, preto e branco ou qualquer outra singularidade imutável. Como diria Bruno Nogueira no Último a Sair, "O mundo é bué cenas". E, fazendo uso da expressão, é a evolução, a mutação e o desenvolvimento dessas cenas o motor para a passagem dos dias não ser apenas isso. A sucessão de acontecimentos do Benfica funciona desta maneira. Nos últimos anos, sucederam-se treinadores, mudanças estruturais e conjunturais e mercados de transferência que, na sua sequência, levaram a que, ao dia de hoje, Andreas Schjelerup e Gianluca Prestianni sejam os grandes dínamos do futebol encarnado. Quando foram contratados, o norueguês em janeiro de 2023, o argentino um ano depois, não era propriamente surpreendente vislumbrar na dupla criativa o futuro das águias. Os meses - mesmo anos - seguintes deixaram algumas dúvidas e hesitações sobre o assunto, quase sempre mais pertinentes pela qualidade da aposta do que pela qualidade dos intérpretes, mas 2026 tem ajudado nos esclarecimentos. Já não é só o futuro que passa pela dupla criativa. O presente também o é. 

Diogo Ribeiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.