Última horaLuta pela Final-Four da Taça da Liga: Onde ver o Braga x Famalicão e o Benfica x Gil Vicente?
Publicidade

João Noronha Lopes ataca Rui Costa pelo projeto do Benfica District: «Uma direção a brincar com o nome do Benfica»

Diogo Ribeiro · 3 min

João Noronha Lopes Benfica
Foto: Candidatura João Noronha Lopes

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

João Noronha Lopes também já se manifestou face ao projeto do Benfica District. Candidato às eleições com críticas a Rui Costa e à direção.

Menos de 48 horas depois da apresentação do projeto do Benfica District, uma obra de grandes dimensões que pretende requalificar o Estádio da Luz e o espaço envolvente, João Noronha Lopes contestou o projeto.

Numa longa mensagem que podes ler abaixo, o candidato à presidência do Benfica deixa críticas à forma como o projeto foi apresentado, sem antes passar pela consulta dos sócios, e pelo timing eleitoralista. O empresário contesta ainda a forma como o projeto é, na realidade, «uma noção, uma ideia sem estudo, planeamento ou compromisso real», alegando as informações provenientes da Câmara Municipal de Lisboa.

Rui Costa apresentou o Benfica District. O presidente das águias confirmou a criação da Cidade Benfica e o aumento da lotação Estádio da Luz. Podes ver várias declarações do líder das águias relativamente ao projeto.

Entre os críticos ao Benfica District encontram-se ainda João Diogo Manteigas e Cristóvão Carvalho. Os dois candidatos à presidência do Benfica também já se pronunciaram sobre o assunto.

Eis a mensagem de João Noronha Lopes na íntegra:

«Anteontem, perante a apresentação com pompa e circunstância de um projeto de revitalização da zona envolvente e de expansão do próprio Estádio da Luz, afirmei, entre outras coisas, que todos os projetos que procurem valorizar o Benfica merecem ser conhecidos e discutidos. Mas uma apresentação destas não deveria ser preparada nas costas dos Sócios, em plena campanha eleitoral. Por isso, com prudência e seriedade, alertei que ficavam muitas questões por responder. Foi por isso com estupefação que, passadas apenas 24 horas, ficámos a saber, conforme notícia do Público, pela voz do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em reunião do executivo municipal, que o Benfica District não se trata de um projeto, mas “de uma vaga noção de um conceito do que um dia será um projeto”, tendo a Vereadora com o pelouro do Urbanismo confirmado que “não entrou nenhum processo para o Benfica District no urbanismo na Câmara Municipal”. Este reconhecimento pela Câmara Municipal de Lisboa é gravíssimo. Revela que Rui Costa, como muitos já suspeitavam, limitou-se a apresentar uma noção, uma ideia sem estudo, planeamento ou compromisso real. Um ato de puro eleitoralismo, que desrespeita os Sócios e compromete a credibilidade do Clube. Fica assim explicada, uma vez mais, a incapacidade desta Direção para concretizar as ideias que apresenta. Fica também demonstrada a incompetência com que o Clube tem sido gerido. Não se trata de um caso isolado. Uma vez mais, tivemos uma apresentação feita em cima do joelho. O até há meses Vice-Presidente responsável pelo património, Jaime Antunes, já tinha alertado que nunca tinha ouvido falar de um projeto que, segundo Rui Costa, teve início há 18 meses. Isso diz tudo sobre a desorientação e o planeamento que caracterizam a atual liderança. Este padrão repete-se em todas as áreas: no futebol; nas modalidades; no património; no associativismo e nas finanças. Há cerca de 3 anos, o mesmo Presidente também prometeu uma Cidade Benfica, mais um projeto de projeto que não avançou para lá do anúncio em entrevista. Ao longo de quatro anos, tem sido sempre assim: uma sucessão de anúncios, seguidos de silêncio e incapacidade de concretização, aos quais se seguem novos anúncios, sempre feitos com o propósito fundamental de servir o interesse da atual Direção. É por isso que continuamos a falhar. Aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma direção a brincar com o nome do Benfica. O Clube e os seus Sócios merecem respeito. Merecem, desde logo, que um projeto com esta envergadura seja apresentado de forma séria e rigorosa. Rui Costa e a sua Direção são bons a prometer, mas não sabem fazer. É tempo de dizer basta. De virar a página. De colocar o Benfica acima de tudo».

Diogo Ribeiro

Redação Bola na Rede · ver artigos