Rui Costa confirma saída de Bruno Lage: «Contamos ter um novo treinador no banco no sábado nas Aves»

Rui Costa falou após a derrota do Benfica frente ao Qarabag, em casa, para a primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Rui Costa falou aos jornalistas após a derrota do Benfica frente ao Qarabag. O presidente dos encarnados explicou a saída de Bruno Lage:

«Queria comunicar que acabámos de chegar a acordo com Bruno Lage, deixa de ser treinador do Benfica. Agradecer tudo o que fez e tentou fazer pelo Benfica. Chegou o momento de alterar. Quanto ao próximo treinador, contamos ter um novo treinador no banco no sábado nas Aves», afirmou em conferência de imprensa.

O presidente do Benfica explicou o perfil do novo treinador e não confirmou José Mourinho.

«Perfil? Tem de ser um perfil ganhador. Tivemos uma semana dura para os benfiquistas, lamento pelo jogo de sexta feira e de hoje. Inesperáveis. Não hipotecamos nem perdemos nada, mas é o momento de trocar para não hipotecar a época. Tem de ser um treinador ganhador e capaz de colocar a equipa no patamar devido. Mourinho? Inútil falar de nomes, não há nenhum treinador do Benfica. Não entrou nenhum treinador e não está nenhum treinador no Benfica. A única coisa que se passou após o jogo foi a conversa com Bruno Lage. Temos as nossas preparações para que na Vila das Aves já haja um novo treinador no banco».

Rui Costa explicou o que levou à sua tomada de decisão:

«Tivemos de chegar a este momento. É uma semana pesada e dura para nós que lamento profundamente. A semana deixou marca, temos de levantar a cabeça e pensar nos objetivos do clube. É difícil explicar, de um momento para o outro… Foi público o momento após a qualificação da Champions. Não serve de desculpa, mas está é uma época atípica para o nosso clube. É ver o período que tivemos de descanso. A equipa não parou de jogar de semana a semana, só parou nas seleções. Os jogos deixaram uma marca, mas temos de mudar o rumo».

Rui Costa falou também do facto de ter voltado a despedir um treinador num início de época:

«Certo ou errado, sou apologista da continuidade dos projetos, o ano passado a uma semana do fim tínhamos tudo em aberto para ganhar tudo. Chegámos aos oitavos do Mundial de Clubes eliminados pelo campeão do mundo. Para além da confiança no Bruno Lage e na importância de dar seguimento ao trabalho, considerava uma irresponsabilidade hipotecar a época de princípio, ou seja, entrar para a Supertaça e eliminatórias da Champions com um treinador novo e sem pre temporada. Os resultados deram-me razão porque o Benfica foi vitorioso nesse período. Essa foi a minha decisão para lá da confiança no Bruno Lage e no que fizemos na ultima época. Estivemos perto de ganhar tudo, nenhuma equipa está em descalabro assim. Foi a melhor decisão naquele momento, sem tempo de repouso».

O presidente do Benfica explicou a saída no contexto de existirem eleições dentro de cerca de um mês:

«Não estou aqui para salvar cargos. Sou presidente do Benfica, nem fiz campanha porque o meu objetivo é assegurar o melhor para o Benfica. A tomada de decisão deve-se única e exclusivamente para o futuro desportivo do Benfica. Não estou a pensar no que me pode trazer nas eleições, só no futuro do Benfica. Nunca pus os meus interesses à frente do Benfica e não é agora que o vou fazer. A minha responsabilidade é fazer o melhor para o futuro do Benfica e não pode ser hipoteca-la quando não perdemos nenhum objetivo. Perdemos dois pontos no campeonato e um jogo na Champions. O melhor que posso fazer para o Benfica é não hipotecar a época».

Rui Costa voltou a reforçar que não entrou em contacto com nenhum treinador para assumir o Benfica, apesar de ter confirmado que os encarnados terão novo técnico já na próxima jornada:

«Não entrámos em contacto com nenhum treinador. Depois do jogo só tive uma conversa com o Bruno Lage e agradeço tudo o que tentou fazer pelo Benfica. A minha preocupação não é com os votos, é com o futuro do Benfica. Não é o futuro do Rui Costa, é o futuro do Benfica».

José Mourinho recusou a ideia de que Mário Branco poderá ter influência na contratação de José Mourinho:

«Mário Branco e José Mourinho? A vinda de Mário Branco é para diretor geral, não para o Mourinho, independentemente do treinador. Por essa lógica, o Bruno Lage não teria começado a época. Jogadores e responsabilidade? Ninguém fica isento de responsabilidades, a começar por mim. Temos todos de analisar o que não correu bem durante a semana. Estamos pesados, souberam a duas derrotas e não podemos esquecer que os dois objetivos que tínhamos [Supertaça e apuramento para a Champions] foram alcançados. Os pontos perdidos penalizam, mas queremos dar a volta por cima».

Rui Costa fechou a conferência de imprensa a explicar a saída de Bruno Lage e a confirmar que haverá um treinador-interino no próximo treino do Benfica:

«Expliquei porque comecei a época com Bruno Lage. Não jogo no totobola, nem tenho bola mágica. Além da confiança no Bruno Lage, tínhamos dois objetivos que implicavam conhecimento. O tempo era curto para preparar os dois objetivos. Era uma irresponsabilidade comecar esse ciclo com um treinador sem dias para preparar a equipa. Não é ser casmurro, mas ser consciente. Era necessário um treinador que conhecesse perfeitamente os jogadores que tinha. Não é ser casmurro ou não dar a mão à palmatória. Objetivos traçados naquele momento. Falei com os jogadores no final do jogo como falo sempre. Interino? O Benfica tem estrutura suficiente para dar o treino amanhã. Temos treinadores interinos. Amanhã é treino de recuperação e temos treinadores interinos preparados. Os treinadores estão sempre a prazo. Com ou sem eleições, um treinador está sempre a prazo. O mais importante é precaver a temporada desportiva do Benfica. Não pude evitar esta decisão nem posso evitar contratar um novo treinador para a temporada».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

Bruno Lage despedido do Benfica

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. O técnico deixou o clube encarnado por mútuo acordo, após a derrota frente ao Qarabag.

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage entrega chaves do futuro a Rui Costa: «Quando o presidente sentir que não tem o apoio dos adeptos, sou o responsável»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage: «Nunca serei um problema para o Benfica»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.