📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto quer fechar o ano em beleza | FC Porto x AVS SAD

- Advertisement -

Primeira Liga, 16.ª jornada: segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, 20h15

A ANTEVISÃO: DRAGÕES NÃO QUEREM DAR MARGEM A FACILITISMOS

O líder incontestável FC Porto recebe o lanterna vermelha AVS SAD, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O ano civil na Liga Portuguesa encerra com um encontro de sentidos opostos e de contraste de estilos no Estádio do Dragão.

O FC Porto entra em campo com a intenção de manter a distância para o Sporting, enquanto o AVS SAD chega ao Porto com o objetivo claro de resistir, somar pontos e sobreviver num campeonato cada vez mais exigente.

A equipa avense, agora sob o comando de João Henriques, ainda não somou qualquer vitória no campeonato (e inclusive cedeu um empate diante do Nacional na última jornada depois de ter estado a ganhar por 2-0 no seu reduto), e avizinha-se algo quase inimaginável que possa vir a obtê-la, na receção a um FC Porto muito sólido e consistente, que apenas cedeu dois pontos em 15 jornadas.

A equipa azul e branca tem dominado a maioria dos jogos em casa, impondo um ritmo vertiginoso de jogo, com muita intensidade e forte pressão sob o portador da bola. Frente a um adversário que privilegia organização defensiva e transições rápidas, o desafio passará por desmontar um bloco baixo sem perder equilíbrio.

Do outro lado, o AFS sabe que qualquer distração pode ser fatal. A estratégia deverá passar por fechar espaços interiores, atrasar o primeiro golo o máximo possível e explorar erros na saída de bola portista.

O FC Porto não quererá dar margem para facilitismos perante um AVS SAD sôfrego de pontos e em modo sobrevivência. No futebol, já assistimos de tudo e nada é impossível, mas se há jogo no qual existe um inegável favoritismo a favor dos dragões, é este que encerra a 16ª jornada da Liga Portuguesa.

O jogo será arbitrado por Bruno Costa, da AF Viana do Castelo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será apenas o terceiro encontro entre o FC Porto e a AVS SAD (desde a sua fusão com o antigo Vilafranquense).
  2. O FC Porto quer fechar o ano em beleza frente aos seus adeptos.
  3. Os dragões são o segundo melhor ataque do campeonato, com 33 golos marcados.
  4. O AVS SAD tem a pior defesa do campeonato, com 39 golos sofridos.
  5. O FC Porto ocupa o primeiro lugar do campeonato, com 43 pontos.
  6. O AVS SAD está no último lugar da tabela classificativa, com apenas quatro pontos. 
  7. A equipa azul e branca apenas sofreu quatro golos na liga até este momento.
  8. A equipa avense ainda não somou nenhuma vitória neste campeonato.
  9. O FC Porto apenas perdeu dois pontos nesta edição da liga portuguesa.
  10. Este será o primeiro jogo de Diogo Costa após anunciar a sua renovação até 2030.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rodrigo Mora FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Rodrigo Mora – Na ausência do extremo-espanhol Borja Sainz (suspenso por um jogo), Rodrigo Mora deverá jogar numa posição mais avançada no terreno, e quando Rodrigo Mora pisa zonas mais próximas da área, os adversários sabem que o prodígio portista pode sempre tirar um coelho da cartola. Num ano agridoce para o talentoso médio-ofensivo português, Rodrigo Mora seguramente quererá terminar o ano com uma exibição de grande nível.

Paulo Vitor no jogo com o Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Paulo Vítor – Na última jornada da Primeira Liga, Paulo Vítor deu seguimento à grande exibição que havia rubricado contra o Vitória SC nos oitavos de final da Taça de Portugal, no jogo da última jornada contra o Nacional. O seu bom momento de forma poderá ser determinante para que o AVS SAD possa dar a surpresa e conseguir sair do Dragão com um resultado positivo.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga; Rodrigo Mora, Samu Omorodion e William Gomes.

Treinador: Francesco Farioli

«Nos últimos dois jogos, a tendência foi mais positiva para o AVS. O jogo com o Vitória e o último também. Vivem momentos diferentes. E esta é uma razão extra para estarmos mais ligados ao jogo de amanhã».

AVS SAD: Simão; Aderllan Santos, Paulo Vítor e Christian Devenish; Kiki, Jaume Grau, Pedro Lima e Diogo Spencer; Oscar Perea, Tomané e Tunde Akinsola.


Treinador: João Henriques

«É um jogo que retira muito do peso da responsabilidade. 100 por cento da responsabilidade está do lado do adversário. Todos pensam que vamos perder no Dragão, menos o nosso grupo».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 4-1 AVS SAD

Tiago Campos
Tiago Campos
O Tiago Campos tem um mestrado em Comunicação Estratégica mas sempre foi um grande apaixonado pelo jornalismo desportivo, estando a perseguir agora esse sonho. Fã acérrimo do "Joga Bonito".

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Fábio Cecílio deixa o Nápoles e tem destino confirmado

Fábio Cecílio deixou de ser jogador do Nápoles. O internacional português juntou-se ao Eurobus Przemysl.

Yanis Begraoui pode deixar o Estoril Praia: há interessados em ligas de topo

Yanis Begraoui pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O jogador conta com interessados na La Liga e na Bundesliga.

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

Nuno Capucho está de volta ao Varzim

Nuno Capucho foi confirmado durante esta segunda-feira como novo treinador do Varzim, emblema que atua na Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Campos comenta a compra de João Neves ao Benfica: «Foi o preço justo e correto»

Luís Campos abordou a contratação de João Neves por parte do PSG ao Benfica. O médio foi comprado por 60 milhões de euros.

Fim da novela: Filipe Luís renova com o Flamengo até 2027

Chegou ao fim a novela em torno da renovação de Filipe Luís. O técnico brasileiro estendeu o seu vínculo e renovou com o Flamengo por duas épocas.

Benfica: o que pode trazer o mercado em relação a saídas?

O Benfica deverá realizar algumas mudanças no seu plantel durante o mercado de transferências, com saídas a poderem ocorrer.