Muita emoção e algumas surpresas nos oitavos-de-final da Taça da Liga de Futsal

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Os oitavos-de-final da Taça da Liga de Futsal estão concluídos e contamos com grandes jogos. Nesta 1.ª fase da competição, tivemos 16 equipas a tentar alcançar a Final Eight, das quais12 são da Liga Portuguesa e as restantes são do Campeonato Nacional de Futsal 2.ª Divisão.

Foram oito jogos de muita qualidade, com os principais candidatos ao título, Benfica e Sporting, a passarem com tranquilidade. No entanto, nem todos os favoritos venceram, como é o caso do Braga. Tivemos goleadas, golos decisivos nos últimos segundos e ainda houve espaço para um desempate por grandes penalidades. Resumindo, foi um ótimo fim de semana para assistir futsal.

Braga e Elétrico foram os primeiros a subirem à quadra, com o conjunto de Ponte de Sor a causar a primeira surpresa da competição. O jogo começou muito equilibrado, com várias oportunidades de parte a parte. Adivinha-se uma grande partida, e assim aconteceu. Aos 11 minutos, grande jogada coletiva entre Simi e Telmo Sousa, que assistiu Henrique Vicente para o primeiro golo da noite.

A resposta bracarense foi imediata e chegou ao empate, por intermédio de Hugo Neves. Até ao intervalo, o marcador não se alterou. Um dos momentos chave deste encontro foi a expulsão do guardião do Braga, Leandro. Henrique Vicente, na conversão do livre, voltou a escrever o seu nome na lista de marcadores e colocou o Eléctrico novamente em vantagem. Contudo, o Braga restabeleceu a igualdade, com um remate de Vitão.

O equilíbrio manteve-se até ao final, e quando todos pensavam na disputa de grandes penalidades, a 18 segundos do fim, Telmo Sousa aproveitou uma falha de Vitão para colocar o Eléctrico na próxima fase. Grande jogo de futsal, onde a turma de Joel Rocha continua a viver num autêntico pesadelo.

No sábado, o Benfica carimbou a passagem aos quartos-de-final com uma goleada de 1-6 sobre o SC Barbarense. Apesar do resultado pesado, a equipa açoriana teve uma boa prestação perante os campeões nacionais.

Os encarnados entraram com tudo e aos cinco minutos, Arthur já tinha bisado, tal como, Pany Varela nas assistências. A equipa da casa não abalou e conseguiu reduzir, através de Alexandre Conde, num momento em que Cassiano Klein apostava no 5×4. Ainda antes do intervalo, o Benfica repôs a diferença de dois golos. Silvestre Ferreira, no flanco direito, assistiu Arthur, que fez o hat-trick. O ala brasileiro é o melhor marcador da prova.

Na segunda parte, o Barbarense ainda tentou entrar na disputa pelo resultado, mas o poderio das águias foi maior. Arthur, novamente, na jogada serviu Jacaré para fazer o 1-4. O pivot viria a marcar o último golo da partida, nos segundos finais. Pelo meio, Pany Varela também introduziu a bola na baliza açoriana.

O Sporting, atual detentor do troféu, também não vacilou e foi a Trás-os-Montes derrotar o Valpaços Futsal, por 4-11. O favoritismo verde e branco confirmou-se, e a turma de Alvalade procura o sétimo troféu da Taça da Liga de Futsal.

Aos 15 segundos, Rocha fez o primeiro da partida com um remate forte. A equipa da casa reagiu e conseguiu o empate, mas a fome do leão era enorme e os minutos seguintes foram um autêntico sufoco. À da lei bomba, Felipe Valério devolveu a vantagem leonina e, segundos depois, Bruno Pinto ampliou o marcador. Taynan, que regressou de lesão, fez o quarto para os leões.

O Valpaços reduziu, mas Merlim fez magia ao marcar do outro lado da quadra e repôs a diferença de três golos. No mesmo minuto, assistiu Diogo Santos para o 2-6. Antes da ida para os balneários, mais dois golos do Sporting, apontados por Henrique Rafagnin e Diogo Santos.

O descanso fez bem à equipa da casa, que abriu o segundo tempo com um golo, mas a resposta do Sporting não demorou. Bruno Pinto voltou a fazer o gosto ao pé e fez o 3-9. O Valpaços não baixou os braços e conseguiu marcar mais um. Contudo, os golos leoninos ainda não tinham acabado, com Allan Guilherme e Pauleta a fecharem o marcador.

O Quinta dos Lombos, finalista vencido da edição passada, não vai repetir o feito, depois da eliminação frente ao Torreense. A equipa de Torres Vedras, num jogo muito equilibrado, venceu por 2-3. Por falar em equilíbrio, o que dizer do duelo entre o Ferreira do Zêzere e     ADCR Caxinas Poça Barca. O conjunto de Vila Conde venceu por 0-1, um resultado que não é nada comum no futsal.

O jogo mais emocionante do dia foi entre o Portimonense e os Leões Porto Salvo. A equipa da primeira divisão apanhou um valente susto e só conseguiu o apuramento no desempate por grandes penalidades, por 5-6, após o empate  4-4 no tempo regulamentar.

O Famalicão foi surpreendido em casa e ficou pelo caminho, ao ser eliminado pela AD Fundão, por 3-6. Na última vaga para a Final Eight, o Rio Ave goleou o Arsenal Maia, por 1-5.

A 2.ª fase da Taça da Liga de Futsal vai ser disputada por oito equipas, entre 11 a 15 de março. As competições nacionais vão parar, devido ao Campeonato Europeu de Futsal.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus e Frederico Varandas juntos antes do Sporting x Bodo/Glimt

Jorge Jesus e Frederico Varandas almoçaram juntos durante esta terça-feira, dia marcado pelo Sporting x Bodo/Glimt.

Futsal: Benfica investiu mais de 400 mil euros no verão de 2022 e jogadores vão sair a custo zero

Higor de Souza e Diego Nunes vão deixar de ser jogadores do Benfica no próximo mercado de transferências, regressando a Espanha.

Óscar Rivas reintegrado no Vitória SC após paragem de três meses por lesão

Três meses depois da lesão sofrida frente ao AVS SAD na Taça de Portugal, Óscar Rivas abandonou o boletim clínico e foi reintegrado no plantel do Vitória SC.

Jovem espreita oportunidade para ser novamente convocado por José Mourinho no Benfica

Gonçalo Oliveira deverá figurar novamente na lista de convocados do Benfica, devido à suspensão de António Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: Hansi Flick revela que a data da sua retirada está próxima

Hansi Flick anunciou que o Barcelona vai ser o seu último clube, retirando-se em seguida dos bancos de suplentes.

Real Madrid prepara mudanças e 6 jogadores podem abandonar o Bernabéu no final da época

O Real Madrid está decidido a realizar uma série de mudanças no seu plantel no mercado de transferências de verão.

FC Porto: Francesco Farioli com grande novidade no treino desta terça-feira

Francesco Farioli liderou mais uma sessão de trabalhos no FC Porto. Thiago Silva foi a grande novidade no treino.