A nova vida de Endrick

- Advertisement -

O empréstimo de Endrick do Real Madrid ao Lyon marca um novo momento na trajetória do jovem internacional brasileiro. Aos 19 anos, o avançado chega a França com o objectivo de somar mais minutos, consolidar-se no futebol europeu e, acima de tudo, lutar por uma vaga nas convocatórias para o Mundial de 2026, ao serviço da selecção brasileira.

A presença de Paulo Fonseca foi determinante para que o jogador rumasse ao sul de França. Segundo consta, o treinador português terá abordado diretamente o antigo avançado do Real Madrid, manifestando a vontade de contar com Endrick para o que resta da temporada.

A chegada de Endrick ao Lyon, por empréstimo no mercado de Janeiro de 2026, transformou o ataque da equipa francesa. Com impacto imediato — traduzido em golos decisivos e no primeiro hat-trick da carreira — Endrick demonstrou rápida adaptação, sendo amplamente elogiado pela imprensa francesa, que o descreveu como um “talento sobrenatural” e um “fenómeno” capaz de devolver vitalidade ao clube.

Este início explosivo tem sido confirmado pelos números: cinco golos nos primeiros seis jogos, num total de 492 minutos, tornando-se rapidamente uma peça fundamental no esquema de Paulo Fonseca.

Ainda assim, apesar da evolução e do sucesso inicial, o avançado não ficou imune a críticas. Na última partida frente ao Nantes, Endrick foi alvo de alguma contestação, sublinhando-se a necessidade de maior maturidade em determinados momentos do jogo.

Apesar disso, desde a sua chegada a França, o impacto do brasileiro é inegável e o objectivo do empréstimo está a ser plenamente cumprido: ganhar os minutos que não teve em Espanha, recuperar confiança e relançar a candidatura à selecção brasileira

Inicialmente encarado como uma aposta arriscada — não só pela duração do vínculo, mas também por acontecer a meio da temporada — o empréstimo tem apresentado resultados positivos, tanto para o jogador, que voltou a assumir um papel de protagonista, como para o Lyon, que vive um momento ascendente na Ligue 1, estando a sete pontos do líder Lens.

O potencial de Endrick é indiscutível e, com continuidade, poderá alcançar grandes feitos, tanto a nível individual como coletivo. Ainda assim, à semelhança de outros casos ao longo da história do futebol, a mudança precoce para o Real Madrid acabou por se revelar um “passo maior do que a perna”. Mesmo sendo previsível a ida para Madrid, a opção mais sensata teria passado, desde logo, por uma solução de empréstimo, que lhe garantisse crescimento sustentado, minutos regulares e espaço para errar. O problema nunca foi o talento, foi o timing.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.

Sotiris Silaidopoulos reflete sobre derrota na Pedreira: «É uma nova era para nós e temos de encontrar o caminho para voltar aos triunfos»

Sotiris Silaidopoulos esteve presente na conferência de imprensa após a derrota do Rio Ave por 3-0 frente ao Braga na Primeira Liga.

Matheus Reis não vai a jogo no Sporting x FC Porto e já viajou para a Rússia para assinar pelo CSKA Moscovo

Matheus Reis não vai a jogo no Clássico. Recuperação de Nuno Santos levou Sporting a libertar defesa para assinar com o CSKA Moscovo.

Lukas Hornicek eleito melhor guarda-redes da Primeira Liga em janeiro

Lukas Hornicek foi o vencedor do prémio de melhor guarda-redes da Primeira Liga de janeiro. Guarda-redes foi destaque no Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona prepara 185 milhões de euros para atacar contratação de 3 reforços no verão

O Barcelona quer fechar três reforços no próximo verão. Emblema culé define planos para o mercado e prepara grande investimento.

Santa Clara reage em comunicado: «Não existe qualquer fusão. O Santa Clara é e será sempre dos Açores»

O Santa Clara afastou cenários de fusão ou de mudança de local. Comunicado surge depois das notícias que deram conta de interessados neste cenário.

Kylian Mbappé pede explicações ao árbitro e não recebe resposta: «Palhaços, os árbitros»

Kylian Mbappé e o quarto árbitro do Valência x Real Madrid envolveram-se numa altercação verbal. Avançado pediu explicações que não lhe foram dadas.