Primeira Liga, 23.ª jornada: sábado, 21 de fevereiro de 2026, 18h00.
A ANTEVISÃO: SPORTING PROCURA MAIS UM TRIUNFO NA LIGA E QUER COLOCAR PRESSÃO NO FC PORTO, QUE JOGA DOMINGO
Não é muito habitual acontecer, mas nesta jornada Sporting e Benfica entram em campo ao mesmo tempo para disputarem a 23.ª jornada do campeonato. O Benfica recebe o AVS SAD às 18h no Estádio da Luz, enquanto os leões defrontam à mesma hora o Moreirense em Moreira de Cónegos. Três pontos separam o Sporting, segundo classificado, do terceiro, o Benfica, mas o emblema de Alvalade só pensa em alcançar o líder FC Porto. Esta deslocação ao Minho por parte dos leões é vista como um desafio difícil, quando estamos a entrar na fase decisiva do campeonato, e onde qualquer ponto perdido pode ser a morte do artista.
O treinador leonino, Rui Borges, tem consciência do grau de dificuldade que esta partida acarreta, e não vai querer facilitar. Até porque o Sporting tem tido alguma dificuldade em vencer os seus últimos jogos. Prova disso são os golos obtidos já para lá do tempo regulamentar, situação que já não se verificou no triunfo tangencial frente ao Famalicão, mas ainda assim não deixou de ser um tento conseguido bem perto do final da partida. O onze não deverá andar muito longe daquilo que tem sido habitual, mas há uma baixa de peso para este duelo com o Moreirense. Pedro Gonçalves está castigado por acumulação de amarelos e não vai poder ajudar os seus companheiros a ultrapassar a formação minhota. Além da ausência de Pedro Gonçalves, Rui Borges também não vai poder contar com os lesionados Geovany Quenda, Zeno Debast, Fotis Ioannidis e Salvador Blopa.
O Moreirense está na sexta posição da Primeira Liga. Os minhotos estão a realizar um campeonato interessante e sonham ainda chegar ao quinto lugar, ocupado atualmente pelo Braga. A formação de Moreira de Cónegos está a seis pontos de distância dos bracarenses, e um triunfo diante do Sporting seria uma motivação extra rumo a esse objetivo. O treinador Vasco Botelho da Costa quer dar uma melhor imagem da sua equipa do que aquela que visitou Alvalade na primeira volta, de onde saiu derrotada por 3-0. O Moreirense costuma apresentar-se em 4-1-2-3 e será com essa tática que irá enfrentar o leão. De fora desta partida estão Álvaro Martínez, castigado, e Diogo Travassos, emprestado pelo Sporting. Caio Secco, Michel e Vasco Sousa também não vão poder dar o seu contributo por se encontrarem lesionados.
Moreirense e Sporting prometem dar um bom espectáculo de futebol. Ao Sporting só a vitória interessa para manter, ou encurtar distâncias para o FC Porto, que só joga amanhã. E quando se aproxima o clássico entre Benfica e FC Porto, os leões querem somar a totalidade dos pontos até esse embate escaldante, para poderem depois sonhar com um deslize dos dragões no Estádio da Luz, e dessa forma ficarem a apenas um ponto da liderança. O árbitro do encontro será Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Moreirense e Sporting já se defrontaram 32 vezes em todas as competições. Três vitórias para os minhotos e 23 triunfos para os leões.
- Nesses 32 jogos, o Moreirense marcou 25 golos e o Sporting 63.
- A maior vitória do Moreirense no seu estádio frente ao Sporting aconteceu na época 2012-2013, em jogo a contar para a Taça de Portugal. 3-2 foi o resultado.
- Já a maior goleada do emblema de Alvalade na casa dos minhotos aconteceu na temporada 2014-2015, para o campeonato, e terminou em 1-4.
- O Moreirense tem apenas uma vitória nos últimos 23 jogos com o Sporting.
- O Sporting tem apenas uma derrota nas últimas 14 partidas esta temporada.
- A média de idades do plantel do Moreirense é de 24,6 anos.
- O conjunto orientado por Rui Borges tem uma média de 2,46 golos marcados por jogo até ao momento em todas as competições.
- A formação minhota conta no seu palmarés com uma Taça da Liga.
- O primeiro embate da história entre os dois conjuntos foi há 26 anos. Triunfo do Sporting por 1-0 nas meias-finais da Taça de Portugal.
JOGADORES A TER EM CONTA


Alan – Alan está a cumprir a sua quarta época ao serviço do Moreirense, depois de ter sido contratado em definitivo ao Palmeiras em 2023. O médio ofensivo brasileiro é o maestro da equipa, e por ele passa muito do futebol da formação minhota. Conduz a bola com muita qualidade, e na construção de jogo não deverá haver melhor que ele no plantel. Esta temporada já marcou dois golos, mas é nas assistências que mais se destaca, onde já serviu os seus companheiros para golo por cinco vezes.


Luis Suárez – Se há clube português que tem tido olho no que toca à contratação de bons avançados, esse clube é o Sporting. Depois do sucesso com Viktor Gyokeres, descoberto na segunda divisão inglesa, os leões foram também buscar Luis Suárez a uma divisão secundária do futebol europeu, mais concretamente a Espanha. O jogador colombiano de 28 anos tem impressionado pela sua veia goleadora e mostra ser um ponta-de-lança de elite, ao nível dos melhores da Europa. Leva até ao momento 26 golos marcados em 35 jogos. Registo notável.
XI´s PROVÁVEIS
Moreirense: André Ferreira; Dinis Pinto, Maracás, Gilberto Batista e Francisco Domingues; Stjepanovic, Alan e Rodrigo Alonso; Cédric Teguia, Kiko Bondoso e Lincon
Treinador: Vasco Botelho da Costa
«Vamos olhar para o jogo com o objetivo de tentar ganhar, sabendo de antemão que temos de passar por momentos a que não estamos habituados. Mais do que pensar nisso como problemas, temos de olhar para isso como oportunidades de crescimento, de mostrarmos que estamos preparados para defender mais do que gostamos. Olhamos para o jogo com máxima ambição, porque não sabemos estar de outra forma, com todo o respeito por uma equipa fortíssima. Estamos a falar do bicampeão nacional, do melhor ataque, uma equipa que amassa os adversários».
Sporting: Rui Silva; Fresneda, Gonçalo Inácio, Diomande e Maxi Araújo; Hjulmand e Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão e Luís Guilherme; Luis Suárez
Treinador: Rui Borges
«Para mim é especial voltar a Moreira de Cónegos porque é voltar a uma casa que me ajudou, ficarei sempre grato. É sempre especial. Um clube muito organizado que tem vindo a crescer nos últimos anos, atingindo um estatuto muito bom. Equipa coesa, que perde pouco a bola e que em sua casa é sempre perigosa. Tem feito um bom trabalho nesse sentido, com um crescimento e um trajeto espetacular do Vasco (Botelho da Costa). É também um campo difícil para o Sporting nos últimos anos. Espera-nos um jogo difícil, faremos tudo para ganhar».
PREVISÃO DE RESULTADO: Moreirense 0-2 Sporting

