Os 5 jogos mais difíceis do Sporting até ao fim do campeonato

- Advertisement -

A 10 jornadas do fim da Primeira Liga, continua a ser de quatro pontos a distância entre FC Porto e Sporting no topo da tabela classificativa. Os leões chegam a esta fase da temporada num excelente momento de forma, com um registo de nove vitórias e um empate nos últimos 10 encontros para todas as competições (incluindo duas vitórias na Champions League, que garantiram a passagem direta aos oitavos).

Neste artigo, analisamos o restante calendário da turma de Alvalade e elegemos os cinco encontros do campeonato que terão, em teoria, um maior grau de dificuldade.

5.

Fonte: Rui Pereira/Bola na Rede

Rio Ave x Sporting (33.ª jornada) – Não é pela análise direta do adversário que este confronto entra no top, mas mais por uma questão de contexto. A visita a Vila do Conde na penúltima jornada poderá acontecer com as contas do campeonato e da manutenção por esclarecer, tornando fundamental a conquista de pontos para ambos os lados.

Com muito menos argumentos que o emblema da capital, o Rio Ave terá como principal objetivo manter o foco e a organização defensiva, esperando que em algum momento o Sporting acuse a pressão. Uma vitória vilacondense poderia tornar-se uma das maneiras mais surpreendentes de garantir a manutenção na Primeira Liga.

4.

Fotis Ioannidis e Rodrigo Abascal no Vitória SC x Sporting
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Sporting x Vitória SC (32.ª jornada) – Após a admirável conquista da Taça da Liga, os conquistadores somaram quatro derrotas em seis jogos para o campeonato. Os dez golos sofridos em três jogos evidenciam a instabilidade defensiva dos vimaranenses e geram preocupação entre os adeptos da cidade berço. O ataque, por sua vez, parece continuar afinado e é um alicerce importante para o que resta da época.

Com o perene objetivo de se qualificar para as competições europeias, o Vitória SC precisa de escalar a tabela classificativa. Na deslocação à capital, a equipa orientada por Luís Pinto vai tentar surpreender o campeão nacional, tal como fez em Leiria, e complicar as contas da revalidação do título.

3.

César Peixoto num jogo do Gil Vicente.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sporting x Gil Vicente (34.ª jornada) – Os galos de Barcelos estão a fazer uma temporada notável e fazem mira ao quarto lugar, que seria a sua melhor classificação da história (superando a quinta posição alcançada em 99/00 e 21/22). Os 34 pontos amealhados na edição passada da Liga foram na corrente temporada alcançados em apenas 20 jornadas, denotando a evolução notável da formação orientada por César Peixoto.

Os minhotos já demonstraram uma boa organização defensiva e um “saber sofrer” que será certamente fulcral na deslocação a Alvalade. Espera-se dos gilistas a mesma atitude que resgatou um ponto na receção ao Sporting em janeiro, numa última jornada que se adivinha eletrizante.

2.

Geovany Quenda e Leonardo Lelo no Sporting x Braga
Fonte: Luís Ferreira/Bola na Rede

Braga x Sporting (25.ª jornada) -Depois do empate a um golo na primeira volta, em outubro, o Sporting deslocar-se-á à cidade dos arcebispos para um dos encontros mais exigentes da segunda volta. A luta pela quarta posição está acesa e, não conseguindo alcançar o top-3, o Braga não vai querer deixar fugir o lugar de “primeiro dos restantes”.

A ideia de jogo de Carlos Vicens é ambiciosa e começa a espelhar-se em campo, com circulação curta e dinamismo nos posicionamentos. O Braga continua, no entanto, a pecar por falta de segurança no momento defensivo, algo que deverá ser aproveitada pelos leões. No meio da eliminatória europeia, este é um encontro que poderá ser decidido pela eficiência na gestão dos plantéis.

1.

Luis Suárez e Nicolás Otamendi no dérbi entre Benfica e Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Sporting x Benfica (30.ª jornada) – A quatro jornadas do fim do campeonato, teremos mais um derby da segunda circular que promete parar o país e ser decisivo para as contas finais da Liga. Apesar das duas derrotas consecutivas frente ao gigante Real Madrid, o Benfica está no melhor momento de forma no que diz respeito ao campeonato, com 19 pontos conquistados dos possíveis 21, em 2026.

A evolução dos encarnados deve-se muito ao trabalho de José Mourinho, que se revela acima de tudo na disciplina posicional e no controlo dos momentos críticos do jogo, com gestão das vantagens sem correr riscos desnecessários. Com o panorama complicado para chegar ao título, o Benfica quererá ainda assim roubar os três pontos em Alvalade e tem faculdades para o conseguir.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Primeira Liga: AVS SAD trava Estrela da Amadora

O AVS SAD e o Estrela da Amadora empataram a zero durante a tarde deste sábado, em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Lamine Yamal dá espetáculo e Barcelona derrota Villarreal

O Barcelona recebeu e venceu o Villarreal por quatro bolas a uma, num encontro a contar para a 26.ª jornada da La Liga.

Liverpool derrota West Ham de Nuno Espírito Santo em jogo de 7 golos: Eis os resultados do dia da Premier League

O Liverpool derrotou o West Ham de Nuno Espírito Santo, por 5-2, no encontro referente à 28.ª jornada da Premier League.

Bayer Leverkusen empata na receção ao Mainz e volta a perder pontos na Bundesliga: Eis os resultados do dia

O Bayer Leverkusen não foi além de um empate diante do Mainz (1-1). Confere os resultados do dia da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador adjunto de Ruben Amorim confessa: «As nossas ideias não eram aplicadas na totalidade no Manchester United»

Adélio Cândido, treinador-adjunto de Ruben Amorim, falou sobre a experiência no Manchester United e revelou um objetivo para a sua carreira profissional.

IFAB divulga alterações às Leis do Jogo que entram em vigor nos próximos meses

O International Football Association Board (IFAB) anunciou um conjunto de alterações às leis do jogo que entrarão em vigor nos próximos meses.

Imprensa internacional aponta internacional português ao Liverpool

O Liverpool pondera avançar com uma proposta por João Neves, médio do PSG e internacional português.