Borussia Dortmund 1-0 Bayern Munique: Oportunismo venceu inefácia

    Cabeçalho Liga Alemã

    Encontro entre os dois principais emblemas do futebol alemão, com o Borussia Dortmund a receber e a bater a formação do Bayern Munique por uma bola a zero.

    Tuchel, que nunca tinha conseguido levar de vencida a formação bávara, apresentou se com um 5-3-2, alinhado no eixo com Ginter-Papastathopoulos-Bartra, Piszczek e Schmelzer nas alas, apostou num triângulo invertido sobre o meio-campo formado por Weigl, Gotze e Schurle, soltando Aubameyang e Adrian Ramos na frente de ataque.

    Já do lado bávaro, Ancelotti não surpreendeu e apostou num 4-3-3 típico, alinhado com Alaba, Hummels, Boateng e Lahm no quarteto defensivo, Xabi Alonso, Kimmich e Thiago Alcantara no meio campo, com Ribery, Lewandowski e Muller na frente de ataque.

    Os homens da casa, empoleirados na sempre impressionante Muralha Amarela, entraram com um ritmo de jogo frenético de passe rápido e de jogadas de entendimento, especialmente devido ao envolvimento de Piszczek no momento ofensivo, a procurar transposições no flanco direito e triangulações entre ele, Gotze e Aubameyang, e foi assim que o Dortmund chegou ao golo da vitória, logo aos 11 minutos: insistência de Schurle, que conquista a bola em duelo aéreo com Xabi Alonso, com Aubameyang a devolver a Piszczek, que tocou para a direita para Gotze, que encontrou novamente Aubameyang solto de marcação no coração da pequena-área, com o gabonês a desviar com classe para o seu 12.º golo na presente edição da Bundesliga.

    Depois do golo, o ritmo que o Borussia imprimiu no jogo desde o apito inicial foi-se desvanecendo, e a espaços, o Bayern assumiu o comando do jogo, correspondendo sempre ao estilo característico dos bávaros de posse de bola e pressão ofensiva, mas que, infelizmente para os tetracampeões alemães, se provou inócuo até ao descanso.

    Na segunda parte, logo no primeiro minuto, o Dortmund voltou a assustar, mas Aubameyang, isolado na cara de Manuel Neuer, não conseguiu transpor o guardião alemão. O domínio do Bayern continuou a mostrar-se avassalador, mas tão avassalador como inofensivo, não tendo o ataque bávaro sido capaz de por à prova os reflexos de Roman Burki, com excepção a um disparo de meia distância de Xabi Alonso, que viu as suas ambições esbarrem na trave da baliza de Burki.

    Mérito para Thomas Tuchel, respondeu à entrada do irrequieto Douglas Costa “trancando” o flanco direito (o mais perigoso do Bayern Munique, muito por conta das limitações de Bartra, amarelado desde o minuto 19) fazendo entrar Durm para o lugar de Schurle e Gonzalo Castro para o de Gotze, secando assim a criatividade e perigosidade que Ancelotti tentou imprimir com a entrada de Douglas Costa, com a deslocação de Muller para o lado de Lewandowski e com as deambulações de Ribery para a zona central.

    Surpreendentemente, ainda que tivesse sido amplamente dominado durante toda a partida, foi o Dortmund que dispôs das melhores oportunidades de golo, tendo Aubameyang disfrutado de duas situações de um para um com Manuel Neuer, mas nunca conseguiu transpor a enorme mancha do número um dos bávaros.

    Tendo concedido a primeira derrota para o campeonato, a segunda da Era Ancelotti, o Bayern Munique é relegado para o segundo posto da Bundesliga, a três do surpreendente líder RB Leipzig, e vê o Dortmund, que ocupa agora o terceiro lugar, encurtar a diferença pontual para apenas três pontos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inter Miami derrota New England com bis de Lionel Messi

    O Inter Miami venceu o New England por quatro...

    Custou 40 milhões de euros e Barcelona pode emprestá-lo em 2024/25

    O Barcelona pode emprestar Vitor Roque na próxima temporada....

    Eis os nomes da nova direção do FC Porto

    O FC Porto trocou de presidente ao fim de...

    Jorge Mendes esteve reunido com clube interessado em João Neves

    Jorge Mendes, agente de vários futebolistas, como João Neves,...
    Frederico De Távora Pedro
    Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.